A praticidade das portas de correr

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Casa BE, spaceworkers® spaceworkers® Portas e janelas modernas
Loading admin actions …

Antigamente, as portas de praticamente todas as casas eram tão grandes que a própria estrutura do imóvel parecia girar em torno delas. As grandes residências possuíam portas pesadas de madeira, sempre duplas, com fechaduras rebuscadas e uma infinidade de detalhes, ladrilhos, texturas e cores. 

Hoje em dia, se pararmos para pensar, quanto mais discreta e invisível for uma porta, melhor e mais acoplado aos designs contemporâneos. As portas de correr começaram a surgir há algumas décadas atrás, e chegaram para resolver um dos grandes conflitos da modernidade: falta de espaço. Se antes as residências giravam em torno das grandes portas, era porque os metros quadrados eram abundantes e as entradas não precisavam ser reinventadas. Hoje em dia, com apartamentos cada vez menores, é preciso aproveitar cada centímetro de um cômodo, a fim de conseguir adequar ali tudo o que precisamos para a vivência no ambiente. 

As portas de correr estão cada vez mais presentes em construções de todos os tipos. Justamente por isso, estão disponíveis no mercado em uma variedade enorme de estilos, cores, materiais e tamanhos. Basta uma pequena pesquisa, e pronto! Você encontrará facilmente a porta de correr que te salvará, literalmente, do aperto! Sendo assim, nós resolvemos fazer, pela primeira vez, um artigo que abordasse alguns exemplos de portas de correr que estão sendo utilizadas por designers e arquitetos de todo o mundo! Confira!

Dividor de ambientes

Para abrir este Livro de Ideias, um dos recursos mais bem resolvidos pelas portas de correr: divisórias internas! Neste caso, as portas de vidro funcionam super bem, pois os dois ambientes ficam ainda mais iluminados, e dão todo um tom de transparência para a residência. Com apenas um deslizar de portas e pronto: o som entre os dois ambientes fica completamente isolado!

Guarda roupas

Este é um exemplo super moderno e cada vez mais recorrente: portas de correr em armários e guarda roupas acabaram se tornando super comuns, pelo fato já mencionado da economia de espaço e praticidade na hora de transitar pelos diferentes compartimentos. Uma porta como essa, revestida de espelhos, é uma ótima maneira de trazer uma sensação de expansão para todo o espaço, além de deixá-lo super elegante e moderno.

Jardim

Outro local em que portas de correr funcionam muito bem: saída da sala de estar principal para a varanda, jardim, ou espaço com piscina. Portas amplas de vidro ajudam a mesclar os ambientes internos e externos, como nesse caso, em que diversos tons de verde, naturais ou não, se comunicam entre si, causando uma harmonia muito maior. Deixar a natureza penetrar um pouco para dentro de nossas casas é uma grande tendência dos dias atuais!

Invisível

Para locais que possuem uma estética mais minimalista, as portas de correr podem exercer a função de portas invisíveis, já que, quando fechadas, vão passar muitas vezes despercebidas por aqueles que transitarem por ali.

Jardim de inverno

Esse belíssimo jardim de inverno possui essas portas de correr especiais para que funcionem como isolantes térmicos dos dias mais frios. Quando a primavera e o verão estão ao redor, as barreiras são facilmente quebradas com um simples deslizar para o lado!

Espelho

Para finalizar, este exemplo nos mostra que utilizar vidros espelhados ao ar livre é uma escolha que sempre traz ótimos resultados! As portas de correr aqui também acabam ficando invisíveis, o que é ideal para locais com trânsito de pessoas mais exclusivo.

Sacadas

Hoje em dia, é até difícil de imaginar sacadas de apartamentos que não possuam portas de correr! Essa foi a melhor solução encontrada até hoje para aliar design moderno com ampla economia de espaço. Cortinas pode ser adicionadas às portas de vidro, para reforçar um pouco a privacidade dos moradores, como na foto ao lado. projeto da Zaav Arquitetura, escritório localizado em Joinville, Santa Catarina.

Onde mais você acha que portas de correr podem ser utilizadas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista