Corredores e halls de entrada  por Design Rules

22 escadas cheias de estilo

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

As escadas são elementos importantíssimos na arquitetura de uma casa porque permitem o acesso de um piso a outro. Mas elas também são muito decorativas, contribuindo para o estilo e a originalidade dos ambientes por elas conectados.

Algumas escadas são bastante simples, mas ganham destaque pelo material que usam. Outras são deslumbrantes e servem para marcar a imponência de uma residência. Também existem escadas multifuncionais, que abrigam jardins, armários ou estantes, entre outras possibilidades. Não importa qual seja o tipo de escada, o que importa é que ela sempre fala da personalidade do morador.

Conheça 22 escadas maravilhosas que vão inspirar você a transformar a sua casa!

1. Alvenaria e metal com estante

Comecemos pelas escadas multifuncionais. Linear, a escada da imagem acima é em alvenaria com degraus em madeira clara. O guarda-corpo em metal pintado de branco é vazado e dá leveza ao conjunto. Instalada em uma parede lateral, a escada apresenta um vão que foi aproveitado como estante para livros e objetos decorativos. Tudo em branco, o conjunto se harmoniza perfeitamente com o resto do ambiente. 

2. Madeira com jardim

Esta escada linear em madeira, cujos degraus flutuantes são embutidos nas paredes, proporciona aconchego e leveza na medida certa. O vão dela também é especial, pois abriga um jardim de pedras e plantas que deixa a passagem super agradável. O amarelo forte das paredes destaca ainda mais o conjunto, que é perfeito para casas não muito grandes.

3. Alvenaria, madeira e armários

Um modelo mais clássico com um toque rústico, esta escada linear é também em alvenaria com degraus em madeira e guarda-corpo em metal com corrimão arredondado. A surpresa fica por conta dos armários instalados no vão da escada, com portas espelhadas. Com eles, ganha-se espaço para armazenar uma grande quantidade de coisas. 

4. Madeira e vidro

Com estrutura toda em madeira, esta escada tem design moderno e conta com guarda-corpo em vidro, o que torna o conjunto bem leve. O tom da madeira contrasta agradavelmente com a parede em pedra cor de grafite. 

5. Degraus flutuantes

Um estilo de escada bem moderno é aquele com degraus flutuantes. O modelo da imagem acima, linear, tem degraus desse tipo, feitos em madeira. O contraste deles com a parede branca cria um desenho peculiar, como dentes ou escamas de peixe. Aqui o corrimão na parede lateral é absolutamente necessário para prevenir acidentes.

6. Em caracol

A escada em caracol já é um clássico, mas um clássico supermoderno. Perfeita para salas espaçosas, ela tem um charme muito especial. Na imagem acima, a escada deste tipo ganhou leveza por causa da combinação entre a madeira clara dos degraus e o branco da estrutura sólida formada pelo guarda-corpo. Na parte interna, o corrimão, também branco, é em metal e lembra a estrutura do DNA. Criativo!

7. Esconde-esconde

Um design totalmente inovador é o desta escada sinuosa, cuja estrutura arredondada em madeira vazada oculta quem passa por ela. A cor clara e o vazio entre as lâminas de madeira deixam a estrutura leve, sem, no entanto, afetar a sua imponência.

8. Rústica

Para compor um estilo rústico, a escada da imagem acima, em alvenaria, ganhou um guarda-corpo em ferro batido, que, combinado com as paredes em pedra, cria toda uma atmosfera. A simplicidade também está nas linhas retas do guarda-corpo, que pode ser pintado em cores escuras ou vivas. 

9. Linhas sinuosas

Escadas em espiral ficam lindas em salas de grandes dimensões. Na imagem acima, a estrutura curva da escada parece continuar nas linhas sinuosas do vestíbulo do piso superior. Tanto no guarda -corpo da escada quanto no do vestíbulo, o metal prateado é o metal utilizado, conferindo modernidade e brilho ao conjunto. 

10. Encaixe

Nesta escada moderna, o grande destaque é o encaixe dos degraus em uma barra em diagonal. Os degraus têm a face externa em madeira e o resto da estrutura é em branco. A composição da estrutura da escada – que é leve graças aos degraus flutuantes – com a parede de azulejos coloridos cria um efeito vibrante e informal. 

11. Minimalista

Em espiral, esta escada se destaca pelos degraus brancos, que ganham ainda mais leveza com o guarda-corpo em vidro. A estrutura se funde em um fundo claro, dando um ar minimalista ao conjunto.

12. Balanço

Esta escada branca, de degraus suspensos, lembra uma série de balanços por conta das barras de metal roliças e finas que adornam a lateral externa. Um detalhe bonito é a iluminação branca que se espaça a cada degrau. 

13. Escada rolante

O modelo da imagem acima remete a uma escada rolante. Os degraus são baixos e a extensão da estrutura é maior do que o normal, facilitando a subida e a descida das pessoas. O design é sóbrio e, ao mesmo tempo, moderno. 

14. Concreto

O concreto pode resultar em escadas muito bonitas e modernas. Na imagem acima, a escada de concreto tem degraus de largura irregular, o que cria um efeito dinâmico. O guarda-corpo em vidro é o complemento perfeito para o concreto, pois confere a ele a leveza que ele não tem. Por fim, o cinza do concreto combina com qualquer decoração. 

15. Ferro trabalhado

Um clássico no que diz respeito a escadas, o ferro trabalhado proporciona uma atmosfera delicada e romântica. Basta ver esta escada em alvenaria com degraus em mármore. Os guarda-corpos em ferro trabalhado transformam completamente o ambiente, que tem um eterno ar clássico.

16. Em caracol e moderna

O formato em caracol vai bem tanto em ambientes mais clássicos e grandiosos quanto naqueles mais modernos e ousados. A escada da imagem acima é em caracol, mas sua estrutura em metal é leve e arejada. A cor branca, que acompanha o resto da decoração, a torna ainda mais invisível, no bom sentido. 

17. Alumínio

O alumínio é outro material que pode ser usado na criação de escadas. Com um brilho prateado muito moderno, a escada de alumínio da imagem acima tem um design arrojado e único. O alumínio é extremamente resistente ao peso, portanto é perfeito para escadas em que há muita movimentação de pessoas e coisas. 

18. Vidro pintado

Agora, vamos falar das escadas em vidro. Elas são feitas para sonhar. A escada da imagem acima, por exemplo, tem um diferencial: o guarda-corpo tem uma paisagem de inverno pintada no vidro. Combinado com os degraus em madeira clara, esse guarda-corpo resulta em uma escada totalmente original.

19. Vidro total

Esta escada em espiral cria um efeito lindo em uma sala ampla. O destaque fica por conta do material, o vidro temperado, que é utilizado em toda a estrutura, ou seja, nos degraus e no guarda-corpo. O tom levemente azulado dá um toque elegante e sereno.

20. Mica cintilante

Os degraus flutuantes desta escada de design supermoderno são, na verdade, placas de mica cintilante, que produzem um lindo efeito azul, iluminando a subida e a descida das pessoas. O guarda-corpo de vidro é praticamente invisível, dando leveza inacreditável ao conjunto.

21. Vidro e luz

Já esta escada maravilhosa, totalmente em vidro temperado, tem sua transparência e suas formas realçadas pelo perfeito projeto de iluminação, que se alicerça nas cores azul e branca. As luzes preenchem completamente a área da escada, transformando-a em uma bela escultura. 

21. Vidro e aço

Falando em escultura, a escada que liga o piso superior ao piso da piscina desta casa tem linhas sinuosas que a tornam quase uma obra de arte. A estrutura em aço inoxidável com corrimão roliço e ondulado sustenta degraus em vidro temperado de tonalidade azulada intensa. O conjunto é leve, moderno e altamente decorativo. 

Para outras dicas sobre escadas, leia este artigo.

Qual é a sua escada favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!