SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Decoração em Tapeçaria

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

A tecelagem de tapetes é uma arte milenar proveniente do Irã que passou de geração em geração desde 500 a.C.. Comumente feitos de algodão e lã eram usados para acolher as pessoas do frio ou proteger casas de mofo e do tempo gélido. Por fim, era um item essencial de sobrevivência ao inverno. Entretanto, pessoas de poder aquisitivo elevado também exibiam exemplares feito de seda, material nobre e mais raro, inclusive para expor e decorar paredes.

Disseminados pelos Persas, são associados ao luxo até os dias de hoje. Tratou-se também de um grande manifesto da cultura pérsia, devido os materiais, monogramas e cores empregados para a fabricação dos tapetes pelos artesãos desse povo. Na Europa, chegou somente no século XIII e era usado como item de decoração de mesas e paredes. Somente a partir do século XVI, a tecelagem de tapetes se desenvolveu até converter-se em arte. Principalmente, a tapeçaria foi responsável por tornar imortais as sagas históricas de batalhas e romances – como pinturas em quadros.

Nos dias atuais, escolher o tipo de tapete que complemente o décor da sua casa também não deixa de ser uma arte. Siga as nossas dicas para não errar na hora de selecionar um item que tenha ótimo apelo visual e se enquadre na configuração do seu lar.

Carpetes

Parede e pavimento  por Flock Living
Flock Living

Flock carpets made in 100% Laneve, a premium wool sourced from Wools of New Zealand

Flock Living

Um carpete é uma espécie de tapete que reveste por completo o soalho. Pregados rente ao piso e ao rodapé dos espaços ao qual revestem, limitando sua função para decorar ou cobrir somente o cômodo que decoram. Enquanto os tapetes, por serem solto, tem o fator mobilidade como vantagem, podendo ser removidos, facilmente transportados e por fim, decorar lugares diferentes. Embora os dois possam ser manufaturados em diversos tecidos, incluindo lã, seda e sintéticos como nylon ou polyester, os carpetes são normalmente associados com materiais sintéticos produzidos em grande quantidade e repetição. Enquanto os tapetes são sinônimo de requinte e geralmente de melhor qualidade. 

Ideais para decorar dormitórios, salas de estar, jantar ou TV, são mais usados em países com inverno rigoroso, para manter o ambiente aquecido. Para lugares tropicais como o Brasil a alternativa seria carpete de madeira ou porcelanato.

Complemento

Parede e pavimento  por Dash & Albert
Dash & Albert

Indoor / Outdoor Rugs

Dash & Albert

O tapete ideal acrescenta o ambiente ao invés de ser o item primordial do mesmo. Como na foto, a vista acaba por ser o carro-chefe desse cômodo e os acessórios apenas acabamento. Cores neutras e monograma simples dá um toque suave ao mesmo tempo que tem estilo. 

Dormitórios

​Projeto arquitetônico do apartamento decorado do Porto Atlantico.: Quartos  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​Projeto arquitetônico do apartamento decorado do Porto Atlantico.

ArchDesign STUDIO

A tapeçaria é à prova de barulhos e contém o impacto com o pés ou sapatos, absorvendo o ruído da casa. Ideal para colocar no quarto e evitar incômodos na hora do sono. Escolha modelos grandes que que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: cama e mesa de cabeceira. 

Para crianças

Quarto de crianças  por The Baby Cot Shop
The Baby Cot Shop

Sailboat Rug

The Baby Cot Shop

Com desenhos e motivos desenvolvido especialmente para os pequenos, acaba por ser um bom suporte para a hora da brincadeira, alem de decorar e complementar o décor do quartinho da sua criança ou do seu bebê. 

Lúdico

Tapetes de atividades contêm peças avulsas e soltas para serem 'montadas e desmontadas'. Muito interessante para acrescentar um aspecto moderno à sua casa alem de servir como brinquedo para toda a família. 

Moderno

Parede e pavimento  por JOANNA RUSIN

Outra sugestão é escolher um tapete funcional, minimalista e arrojado como o da foto. As diferentes texturas faz com que parte dos encaixes acomodem apenas alguns móveis da sua sala e, o desenho do tapete, acabe por ser um item de decoração em si. 

Escada

Parede e pavimento  por Flock Living
Flock Living

Flock carpets made in 100% Laneve, a premium wool sourced from Wools of New Zealand

Flock Living

Antiderrapante, o tapete também evita acidentes e que a superfície seja escorregadia. Prefira os materiais lisos e finos para áreas como escadarias, no qual ha muita movimentação e consequentemente um desgaste maior. Para áreas de lazer, opte material de textura mais fofa e confortável. 

Vertical

Parede e pavimento  por Wendy Morrison
Wendy Morrison

Mandela Moon

Wendy Morrison

Os painéis para decoração de parede são uma ótima dica para ousar e fugir do senso comum. Afinal, quando surgiram, era essa a sua função inicial. As tapeçarias nas paredes podem ser uma verdadeira arte e permitem uma gama infinita de possibilidades para inovar e deixar a sua casa cheia de estilo e charme. 

Que tal conferir dicas de como decorar usando tapetes de forma inesperada e criativa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!