por 커먼그라운드

50m2 de transformação total

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Imagine só o seguinte cenário: você acaba de se casar com o amor da sua vida e os dois estão à procura de um lar onde viver grandes momentos e começar uma vida em parceria. Mas a realidade é que o seu salário só lhe permite comprar um apartamento de 50m2 bem castigado por outros moradores. O que você pensa disso? Simples: que é a oportunidade certa para decorá-lo do jeitinho que vocês querem.

Bem, pelo menos foi isso que aconteceu com um jovem casal da Coreia do Sul, que resolveu arriscar na transformação de um pequeno apartamento de modo que ele pudesse ser o centro de suas vidas a dois. A ideia era fazer do imóvel um lugar moderno, funcional e aconchegante, com o máximo de conforto e de funcionalidade. Para tanto, o casal contou com o projeto de decoração e design da Common Ground.

Venha conhecer esta transformação incrível. Ela pode inspirá-lo a transformar totalmente o seu apartamento pequeno e surrado!

Antes: Um apê meio caído

Comecemos com a visão do que era este lugar. A verdade é que o apartamento era triste e sombrio demais, graças ao péssimo estado em que se encontrava. A iluminação deixava a desejar, prejudicando as tarefas próprias da cozinha. As portas dos armários inferiores e superiores estavam muito desgastadas, com um aspecto bastante desolador. Por sua vez, a cor do revestimento da parede de fundo da bancada da pia não se harmonizava de jeito nenhum com o piso em madeira, a única coisa em boas condições. 

Depois: Cozinha aberta com sala de estar

Como é de se supor, os apartamentos pequenos ganham muito quando são eliminadas paredes que obstruem a vista e atrapalham a circulação. No nosso exemplo, foi isso que foi feito com a parede divisória da cozinha, o que ampliou o espaço para a sala de estar. Já o tom azul suave da bancada de refeições ficou perfeito com o branco das paredes e com a madeira do piso que foi mantido após uma boa limpeza. Por sua vez, o revestimento lilás da área da cozinha foi substituído por uma imitação de tijolo, que, pintada de branco, deixou o ambiente leve e elegante.

Uma cozinha com vista

A instalação de uma grande bancada em madeira na área da cozinha não só permite um excelente espaço para a preparação de alimentos, como também proporciona uma mesa para as refeições. O ideal é que se procure dar à cozinha toda a funcionalidade disponível. Além disso, ela ganha muitos pontos ao ter uma visão ampla da sala de estar, de modo que se possa cozinhar e, ao mesmo tempo, confraternizar e conversar com as pessoas. 

Antes: Um balcão sem sentido

Uma coisa curiosa sobre este apartamento é que ele tinha um diminuto balcão, no qual só se podia entrar de lado e segurando a respiração. O mínimo que se pode dizer do arquiteto dessa preciosidade é que não devia estar nos seus melhores dias… O desafio era, pois, o que fazer com essa área absolutamente inútil e esteticamente nula. 

Depois: Área de trabalho

As portas de correr se foram e deram lugar a um perfeito escritório, onde predominam o branco, o cinza e o preto. As velhas janelas deram lugar a novas, que contam com persianas claras. O espaço recebeu iluminação planejada que favorece as atividades a qualquer hora do dia ou da noite. 

Quarto simples e confortável

O quarto, bastante pequeno, pede uma decoração mais simples e minimalista. As paredes receberam as cores cinza e branco, que criam um contraste suave. A madeira da cama dá um toque de aconchego. Para decorar de maneira prática e sempre variada, a solução é investir nas roupas de cama, que ora podem ser lisas e claras, ora coloridas e estampadas.

Um banheiro bem pensado

O banheiro, também de pequenas dimensões, aposta no contraste de diferentes texturas, como a madeira e o tijolo pintado de branco. Esta cor, aliás, aparece tanto nas louças sanitárias quanto nas paredes, a fim de dar a sensação de amplitude ao espaço. O espelho também ajuda nesse sentido. 

Para outras dicas sobre banheiros pequenos, leia este artigo.

Que aspecto do projeto chamou mais sua atenção?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!