Janelas   por Alberto Zavala Arquitectos

9 ideias com madeira para mudar a entrada da sua casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Todos os ambientes da casa precisam e merecer ter, de vez em quando, uma repaginada. Com a entrada da casa não é diferente. Portas novas, revestimentos diferentes, pisos tinindo fazem uma bela diferença. Não menos importante é o portão, como também a garagem.

Essencial para manter protegidos o carro, a motocicleta e a bicicleta, a garagem tem demandado ultimamente materiais resistentes e seguros como a ampla gama de metais. Mas a madeira também é uma opção viável e bonita, que vale também para outras partes da entrada.

Que tal dar uma olhadinha nas nossas 9 sugestões com madeira para renovar a entrada da sua casa?

1. A beleza do bambu

Bambu Carbono Zero e Arq. Isay Weinfeld: Janelas   por BAMBU CARBONO ZERO
BAMBU CARBONO ZERO

Bambu Carbono Zero e Arq. Isay Weinfeld

BAMBU CARBONO ZERO

Quem poderia imaginar que a frente da casa, incluindo a entrada da garagem, poderia ser revestida com troncos de bambu? A ideia, simplesmente original, deixa toda a entrada da casa com um toque natural e até rústico. O resultado desta parede é uma fachada linda e não menos resistente do que as mais tradicionais.

2. Dobras práticas

O portão da imagem acima dá acesso a uma grande garagem, bastante comprida. A solução encontrada para abri-la foi instalar um portão de madeira cujas folhas se dobram e deslizam nos encaixes. Com isso, não é preciso abrir inteiramente o portão se só um carro for entrar. E, sendo de madeira de qualidade e maciça, como esta em tom avermelhado, o aspecto estético já está garantido.

3. Design leve

É bem verdade que, quanto mais maciço for o seu portão de madeira, mais pesado ele será na hora de abrir ou fechar. Uma ideia que pode reduzir esse peso é apostar em estruturas mais leves, tipo treliças. A parede de madeira da imagem acima – que poderia ser a porta de uma garagem – tem essas aberturas que proporcionam leveza. Nesse caso especificamente, ela lembra mesmo uma colmeia, tanto pelos vãos quanto pela cor de mel da madeira.

4. Encaixe perfeito

A madeira é tão versátil que pode-se construir tudo com ela – e do jeitinho que você quer. Na imagem acima, a área disponível para a garagem é na medida, portanto a estrutura da porta tem que ser enxuta e precisa. Um portão liso vai muito bem aí, ainda mais se tiver uma tonalidade clara, que não pesa visualmente.

5. Opção levadiça

Muitas vezes, teme-se que, ao se fazer mudanças, acabe-se com mais problemas, ainda mais quando as mudanças atrapalham o funcionamento anterior do que se tinha. Nesses casos, pode-se procurar fazer um portão com exatamente o mesmo desenho do anterior, de modo que se assegure o seu funcionamento. Ou pode-se ser mais original e criativo e optar por um modelo levadiço, que não interfira em nada no resto da estrutura.  

6. Porta deslizante

Janelas   por homify

A porta deslizante da imagem acima é a que dá acesso à casa, mas a porta da garagem é exatamente igual. O trunfo dela é justamente ganhar espaço para a circulação, evitando as complicações de uma porta que abre e fecha. A estrutura é em metal, mas o corpo da porta é em madeira não tratada e deixada com as suas manchas naturais. É uma escolha estética que vai bem com residências mais rústicas. 

7. Duas folhas

Portas de madeira  por Conely
Conely

Puerta de madera

Conely

A porta em duas folhas pode ser imponente como a da imagem acima. Em madeira trabalhada, ela cria uma atmosfera elegante e requintada. Essa porta tem também um detalhe especial: ela pode ser aberta totalmente para deixar passar volumes grandes ou pode ser aberta apenas parcialmente, ou seja, apenas uma folha, para a entrada rotineira e cotidiana das pessoas. 

8. Porta automática

Hoje em dia, há cada vez mais opções no mercado de portas automáticas que podem ser abertas e fechadas sem mesmo se precisar sair do carro. A porta da imagem acima tem estrutura em madeira escura, que confere uma elegância sóbria à fachada, onde também há a presença de vidro e metal.

9. Ar clássico

Janelas   por Conely
Conely

Portón rústico mecanizado

Conely

Esse portão de madeira maciça e escura, com rebites de metal, combina perfeitamente com os muros em pedra, lembrando a entrada de um castelo. É um modelo clássico e que nunca sai de moda, tanto pelo estilo forte e natural quanto pela solidez. 

Para outras dicas sobre portas e portões, leia este artigo.

Qual é a ideia de que você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!