Dicas incríveis para instalar o seu home theater

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Há pouco mais de 10 anos, os aparelhos de televisão e os projetores existentes no Brasil possuíam uma tecnologia que hoje é completamente obsoleta. Os canais de televisão não transmitiam em alta definição – as pessoas sequer sabiam o que era isso. O máximo de imagem e som que se poderia obter de um filme era o de um DVD. O 3D, quanto existia, era ainda baseado nos antigos óculos de lentes vermelha e azul. 

Felizmente, tudo mudou. Com o avanço da tecnologia, a qualidade de som e imagem dos filmes e dos aparelhos de televisão melhoraram de forma surpreendente. Além disso, com essa tecnologia tornando-se algo quase rotineiro, o custo dos aparelhos de televisão caiu por mais da metade. Com a chegada da TV Digital, boa parte dos brasileiros já tem em casa o seu aparelho de televisão com tecnologia LED ou LCD. A entrada no mercado dos discos Blu-ray impulsionou um nicho sempre sedento por novidades: o dos cinéfilos e dos colecionadores. Sem amarras técnicas, agora é possível ter em casa uma experiência quase similar à do cinema – com o diferencial da tranquilidade, do conforto e da segurança. 

A partir dessas mudanças, ter um home theater em casa deixou de ser um luxo para poucos e tornou-se uma realidade a cada dia mais próxima. Ainda assim, sempre há dúvidas que se proliferam na cabeça das pessoas na hora de escolher o aparelho – se vale a pena investir em uma televisão ou em um projetor – e outros gadgets relacionados à esta experiência de cinema. Neste artigo do homify, vamos ajudar você a montar o seu home theater, de acordo com itens como custo, tamanho e localização.

Tamanho

Uma das principais dúvidas que afligem aqueles que desejam instalar um home theater em casa é em relação ao tamanho da tela. Especialistas afirmam que, quanto maior o espaço entre a televisão e o sofá, maior pode ser a tela, sem prejuízo de qualidade de imagem e de som. Ou seja, se a sua sala é espaçosa, está na hora de você pensar em um aparelho de televisão com medidas acima de 50 polegadas. Os modelos no mercado já estão vindo com acesso à Internet e óculos 3D, o que torna sua experiência ainda mais intensa. Neste projeto da arquiteta Patrícia Azoni, temos uma sala ampla e espaçosa na qual o aparelho de televisão está localizado em um painel de madeira no meio da sala. Percebam que, como o espaço entre a televisão e o sofá é superior a três metros, fica completamente viável um aparelho de grandes dimensões e com uma qualidade de som excelente – tão boa que nem é necessária a adição de caixas de som complementares.

Custos

Home-theater: Salas multimídia modernas por dsgnduo
dsgnduo

Home-theater

dsgnduo

Já se foi o tempo em que a imagem vinda de um projetor multimídia era inferior à de um aparelho de televisão. Com o crescente avanço da tecnologia, os projetores conseguem, hoje, apresentar uma imagem em alta definição que não perde em nada para as os aparelhos tradicionais. Para quem tem uma sala espaçosa e deseja realmente investir em um home theater profissional, o projetor e a tela fazem um conjunto dos mais chamativos. Ao contrário das televisões normais, há todo um custo adicional embutido na instalação e na manutenção deste cenário de cinema, mas o resultado compensa qualquer esforço. Aqui, por exemplo, temos uma sala de televisão incrível projetada para uma experiência real de cinema. Percebam como é realizado o trabalho de iluminação da sala – um item fundamental para quem deseja ter um projetor em casa – que deixa o espaço em uma escuridão planejada e perfeita para a qualidade de imagem que se busca com essa tecnologia.

No rack

Peça quase rotineira em qualquer projeto de design, o rack para televisão é mais do que um espaço para se colocar a TV e seus aparelhos adjacentes. Como ocupa um espaço central dos mais importantes dentro da dinâmica da casa, o rack precisa ser uma peça charmosa, elegante, capaz de se alinhar com o design geral da residência, mas – ao mesmo tempo – não deve chamar tanta atenção sobre seu design, já que a estrela da sala é o aparelho de televisão. Aqui, por exemplo, temos um rack projetado para uma cobertura na cidade de São Paulo. Em um ambiente absolutamente moderno, o rack de cor cinza se estabelece como um complemento perfeito aos diversos elementos estéticos e de design da sala, como o gigantesco espelho encostado em uma parede e o adesivo que traz ilustrações sobre a rotina da cidade na parede oposta. Como é comum em um ambiente de sala de cinema, o tapete felpudo faz a sua parte, reforçando a atmosfera de aconchego e conforto.

Na parede

Sítio em Itaúna - MG: Salas multimídia rústicas por Beth Nejm
Beth Nejm

Sítio em Itaúna – MG

Beth Nejm

Uma outra ideia que pode ser aproveitada na hora de montar o seu home theater é colocar o aparelho de televisão diretamente na parede. Há várias opções. Muitos simplesmente aparafusam o aparelho na parede e embutem os fios. Uma outra proposta é colocar o aparelho de televisão em um painel desenhado especificamente para isso, como podemos ver na foto que acompanha este parágrafo. Aqui temos, novamente, uma sala espaçosa que permite um aparelho de grandes dimensões. Toda trabalhada em madeira, esta sala de TV é ampla, espaçosa e arejada, oferecendo ainda um imenso e confortável sofá para que moradores e convidados possam passar algumas boas horas de lazer. Como de costume, não falta o tapete felpudo como complemento a este ambiente.

Na estante

Sempre dizemos aqui no homify que a decoração é um reflexo da personalidade do morador. Enquanto há pessoas que preferem ter sua sessão de cinema em uma tela isolada e sem desvios eventuais de atenção, muitos preferem aproveitar outras peças do mobiliário para montar o seu espaço de lazer. Neste quesito, as estantes são imbatíveis. Elementos do mobiliário dos mais pessoais, as estantes também podem servir como base e painel para o seu home theater.  

Aqui, por exemplo, nesta sala de TV charmosa e elegante, temos uma estante de tom azul escuro com prateleiras que guardam itens pessoais e na qual os nichos internos do armário são cobertos por telas, que trazem uma certa sensação de despojamento ao projeto. A estrutura bem equilibrada do design, aliado a uma distribuição harmoniosa dos livros e outros elementos de decoração transformam este espaço em uma experiência mais do que prazerosa. Reparem como a televisão, de certa forma, ganha uma importância das mais interessantes na dinâmica deste móvel fascinante.

Dividindo espaço

Cobertura Duplex Edificio Mandarim - Condomínio Peninsula: Salas multimídia modernas por Cadore Arquitetura
Cadore Arquitetura

Cobertura Duplex Edificio Mandarim – Condomínio Peninsula

Cadore Arquitetura

A modernidade tem trazido cada vez mais profissionais para a plataforma de trabalho conhecida como home office. Em muitos casos, é preciso adaptar as instalações da residência para que o home office possa funcionar de forma eficiente sem atrapalhar a dinâmica do ambiente. Aqui vemos um típico exemplo de um espaço multimídia, no qual o home office divide espaço com o home theater e com uma pequena biblioteca. Como o espaço da sala é amplo, optou-se por uma solução de projetor multimídia com telão, o que deixa este ambiente com uma vibe tecnológica invejável. Com um décor baseado em contrastes específicos de branco e preto, a sala conta com elementos dissonantes dos mais inusitados, como o balcão amarelo acima dos computadores, que dá um charme ainda mais especial a este espaço.

Então, o que achou de nossas dicas para montar o seu home theater?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!