Como escolher o sofá ideal para a sala

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Peça fundamental no design de qualquer sala, o sofá é um dos móveis a que mais se deve prestar atenção na hora da escolha. Há vários motivos para isso. O sofá, depois da cama, é o móvel que tem o tráfego mais intenso ao longo do tempo, por isso, além de oferecer conforto, deve ser resistente o suficiente para garantir sua funcionalidade por vários anos. O estilo do sofá que se busca deve ser escolhido a partir de uma série de fatores. Por exemplo: para uma sala de televisão, o ideal é um sofá macio, no qual o espectador eventual possa se jogar e escolher a melhor posição para ficar ali por um bom par de horas. Já para a sala de visitas, um sofá feito com espuma mais resistente é o ideal para este espaço de relacionamento e interação. 

Para quem tem crianças pequenas ou animais em casa, uma das dicas é ter um sofá de tecido mais escuro, que disfarça as sujeiras. O tamanho do sofá deve, obrigatoriamente, estar alinhado com o tamanho da sala: salas grandes pedem sofás grandes, assim como salas pequenas pedem móveis mais reduzidos, muitas vezes duas ou três peças diferentes. Prefira sofás de estampas lisas, pois é mais fácil trabalhar com elementos coloridos e estampas diversificadas do que ter um sofá destes, que pode cansar o morador em pouco tempo.

Em resumo: são várias as questões que devem ser pensadas na hora de escolher o sofá perfeito para sua sala. Neste livro de ideias, vamos dar uma olhada em algumas sugestões, de acordo com o tamanho da sala, a funcionalidade e o estilo que se busca para esta peça. Depois, é só se recostar no sofá e aproveitar este momento de descanso!

Tecidos

Fechamos nosso artigo falando agora sobre tecidos, outro ponto fundamental que deve ser pesquisado a fundo antes de fazer a escolha correta para o sofá de sua sala. Mais do que agradável aos olhos, é preciso sentir e conhecer os tecidos que podem ser aplicados nestes móvel tão importante. É preciso, além da beleza e do design, pensar em termos de limpeza, conservação e toque. Especialistas afirma que o tecido chamado de aquablock e o couro sintético – impermeáveis – são boas escolhas quando é preciso pensar em termos de limpeza.

Outros tecidos, como chenille, veludo e poliéster precisam ser higienizados com produtos específicos para estofados, mas, em essência, são tecidos de fácil limpeza. Em termos de conservação, sarja e linho são os que mais pedem cuidados, pois podem se desgastar facilmente pela simples movimentação de pessoas no sofá ao longo do tempo. Aqui, na foto, temos um sofá revestido com uma capa de sarja azul, uma opção interessante que, além de combinar com o design do ambiente, pode ser facilmente trocada em caso de desgaste. 

Pensar antes de decidir é tudo!

Conforto

Como dissemos, a escolha do sofá ideal obedece a uma série de fatores importantes. Um deles é o conforto. Vamos pensar: poucos momentos são tão reconfortantes como poder se esticar em um sofá confortável após um dia de trabalho. Se este é o seu objetivo principal, pense em um sofá mais informal, feito com espuma macia, daqueles que não dá vontade de sair depois de sentar! Neste projeto da Casa 2 Arquitetos, de São Paulo, temos uma sala na qual não temos apenas um, mas dois sofás absolutamente confortáveis e convidativos. A sala é naturalmente dividida em dois ambientes. Dessa forma, temos dois sofás em tecido branco – que combina com o restante da decoração – que são complementados por almofadas coloridas nas cores verde, amarelo e azul. Perceba como o sofá da esquerda se estabelece quase como que um divã, um espaço para o relaxamento, o descanso e até uma eventual leitura de frente para a janela.

Espaço

Sala de Estar: Salas de estar rústicas por Vida de Vila
Vida de Vila

Sala de Estar

Vida de Vila

As dimensões do sofá devem acompanhar as dimensões da sala. Pense bem: um sofá pequeno em uma sala de grandes dimensões pode soar como um objeto isolado e perdido. Não é isto que buscamos aqui no homify. Estamos interessados na harmonia e no equilíbrio. Vejam, por exemplo, esta casa construída na praia de Trancoso, na Bahia. O projeto é fruto de um trabalho de quase dois anos, no qual design e sustentabilidade foram priorizados em cada cômodo. As paredes do pavimento térreo foram erguidas com tijolos de solo-cimento, que não vão ao forno. Boa parte das taubilhas usadas no telhado é de casas demolidas na região. Nesta sala de estar, por exemplo, encontramos um sofá de oito lugares que é perfeito para este ambiente amplo e arejado. Como se trata de um local de férias, nada melhor que investir nos tons claros, que se harmonizam com os materiais rústicos envolvidos no design.

Cores

Uma dica sempre importante na hora de escolher o sofá, é pensar na cor que se busca para este móvel. Por padrão, sofás costumam se apresentar em tons mais escuros ou neutros, com variações entre o cinza, o bege e branco. Isso não impede, porém, que você coloque em sua sala um sofá com um tom de cor diferente destes. Afinal, o estilo da sua sala é você quem escolhe. Aqui, por exemplo, encontramos um sofá revestido em um tecido verde-limão. Com um viés modernista, quase vintage, este conjunto de sofás está em completa harmonia com o restante da decoração. Reparem nas paredes em tom azul claro, no tapete com bolinhas coloridas e nas almofadas de listras. Neste espaço repleto de cores e luzes, um sofá em verde-limão não só fica perfeito como adorável!

Estilo

Além do conforto e da funcionalidade, o sofá também pode ser uma peça capaz de oferecer algo que vai além da impressão física: o sofá pode trazer uma sensação de fascinação e apreciação. Ou seja, o sofá tem tudo para ser uma peça de destaque do décor do ambiente, seja em termos de design, estilo ou sofisticação. Aqui neste ambiente, por exemplo, temos um sofá em L que traz como principal destaque as estampas diferenciadas para cada módulo. Variando entre estampas de listras, com frases e lisas, o sofá se alinha com a proposta do design, que estabelece uma curiosa harmonia entre espaços amplos em branco e paredes com painéis coloridos.

Sofisticação

Apartamento Asa Sul Brasília 2013: Salas de estar modernas por Elaine Vercosa
Elaine Vercosa

Apartamento Asa Sul Brasília 2013

Elaine Vercosa

Um sofá pode ser sinônimo, sim, de sofisticação. A sofisticação está presente em detalhes, na atmosfera de um ambiente, em qualidades do décor e do design que se estabelecem como acima do usual ou do rotineiro. É o caso não apenas deste sofá gigante, mas desta sala como um todo. Trata-se de um espaço admirável, que trabalha com tons leves em seu design, voltado para o bege e o branco. Modernos e sofisticado, é um projeto que se orgulha de suas linhas retas e elegantes, que se traduzem em uma sensação de leveza e suavidade.

Percebam que esta sala é, também, um imenso home-theater. Dessa forma, este sofá tem sua missão esclarecida: mais do que um ponto de encontro, é um ponto de relaxamento e descanso para a apreciação de um bom show ou um filme. Além de acolhedor e confortável, o sofá é uma peça de design perfeita, capaz de combinar a funcionalidade do móvel com a beleza das obras de arte. Confiram, ainda, a mesa de centro que não é menos que fascinante!

O que achou destas dicas para escolher o sofá ideal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!