Como usar o amarelo em sua decoração

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

O amarelo é uma cor que sempre chamou a atenção. O amarelo está ligado à criatividade e à descontração, além de ser uma cor que inspira o otimismo e a motivação. Até por conta disso, designers tem investido bastante nesta cor nos projetos mais modernos, principalmente naqueles em que os clientes buscam algo diferente e ousado. Para quem busca um ambiente alegre e iluminado, o amarelo é a cor ideal. Mas é preciso tomar cuidado: justamente por ser uma cor tão forte e dinâmica, é importante equilibrar esta cor com elementos menos chamativos, tons neutros ou cores mais escuras. No fundo, tudo é uma questão de equilíbrio e harmonia.
Neste livro de ideias do homify, você vai encontrar diversas aplicações do amarelo em residências – até em quartos! – provando que toda cor pode ser um destaque, desde que trabalhada com inteligência e harmonia.

Os tons do amarelo

Sendo uma cor absolutamente versátil, o amarelo pode estar presente em qualquer ambiente da casa, guardadas as devidas proporções, evidentemente. O amarelo se sai muito bem em salas de estar, cozinhas e salas de jantar, ambientes que tendem para um design mais leve e mais descontraído. Para um quarto, por exemplo, o amarelo é indicado com certas restrições, pois é uma cor que empolga, que agita. Para quem não deseja inundar o ambiente de sua residência com o amarelo, é possível utilizá-lo em almofadas, vasos, cortinas, tapetes e paredes. Aqui, por exemplo, temos um quarto que conta com elementos em amarelo numa prateleira e num pequeno balcão. Com um tom mais suave e levemente dessaturado, este amarelo é absolutamente agradável e combina perfeitamente com os tons de cinza e bege presentes no ambiente.

Na sala

Apartamento Jardim Botânico:   por Chicô Gouvêa - Arquitetura
Chicô Gouvêa – Arquitetura

Apartamento Jardim Botânico

Chicô Gouvêa - Arquitetura

Uma sala completamente amarela é uma ousadia que poucos assumem. Mas, sejamos sinceros, há algo mais alegre e convidativo do que uma sala que inspira tanto otimismo e descontração? Neste apartamento no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, o estilo de vida e a personalidade dos moradores são fundamentais para que tudo funcione com eficiência, já que a cor aqui não entra como complemento ou contraste, mas é a própria razão de ser da sala. 

Existem alguns truques para encarar uma sala toda amarela. De modo a equilibrar os tons presentes no ambiente, os sofás e os tapetes se apresentam em cores claras, enquanto o restante dos móveis, como aparadores, cristaleiras e estantes, chegam em um tom escuro de madeira envelhecida. Assim, o amarelo se mantém como cor e personagem principal, mas é suavizado pelos elementos em questão.

Na cozinha

Apartamento Vila Nova Conceição : Cozinhas modernas por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Apartamento Vila Nova Conceição

Asenne Arquitetura

Você lembra dos minions. Eles são aqueles personagens que surgiram na animação Meu Malvado Favorito e que se tornaram tão famosos que sua cor tornou-se parte do catálogo oficial da Pantone. É difícil não pensar neles quando vemos esta bela cozinha que coloca o amarelo em todos os seus armários e balcões. É fácil perceber como este tom de amarelo vivo traz, para esta cozinha, um tanto de iluminação e energia.  

Planejada com precisão, essa cozinha modulada aproveita com inteligência todos os espaços disponíveis, estabelecendo uma dinâmica mais do que interessante. Notem como a cozinha privilegia a mobilidade e a praticidade, dois elementos essenciais nos projetos modernos. Além do amarelo, há ainda elementos em vermelho que estabelecem um contraponto interessante à cor principal, que tanto nos chama a atenção. Atentem para mais esta lição: o amarelo é lindo, mas fica ainda melhor quando em contraste com elementos da decoração!

No quarto

Como já vimos, o amarelo é uma cor viva, pulsante, e como tal, traz uma sensação de empolgação e alegria. Muito por conta disso, especialistas afirmam que esta é uma cor que deve ser usada com economia no quarto de dormir, já que pode ter exatamente o efeito contrário que se espera neste ambiente. Se isso soa como uma dificuldade ao uso da cor, por outro lado traz desafios dos mais interessantes para os designers de plantão. Afinal, como colocar uma cor forte e alegre em um ambiente que deve prezar pelo relaxamento e pelo descanso? 

Aqui temos um exemplo claro de como isso é possível: o quarto tem como cor predominante o cinza e elementos em black, como a base do colchão e o barril de Chanel Nº 5. O amarelo, desta forma entra em detalhes como a superfície do criado mundo e o painel para a televisão. Percebam ainda como este é um amarelo suavizado, dessaturado – planejado para trazer um contraste ao ambiente, mas sem mexer com as emoções do jovem que vive aqui. Outros detalhes em amarelo, como a moldura do quadro e algumas almofadas, completam o cenário.

No banheiro

Até mesmo no banheiro é possível trabalhar com o amarelo – ou com o mostarda, uma variação bem sutil da cor principal. O banheiro é uma peça que normalmente trabalha com tons leves ou neutros, mas em design de ambientes nada é imutável. Aqui encontramos um banheiro de ladrilhos em tom amarelo limão que quase grita aos olhos! 

Ainda assim, é um espaço absolutamente simpático, muito por conta da bela combinação do amarelo como branco da pia, da banheira e das janelas. Desta forma, o amarelo perde um pouco de sua força e ganha em elegância com essa combinação harmoniosa e charmosa. Este belo espaço ainda ganha pontos pela interessante vista de ares europeus, o que sempre dá um charme extra a qualquer ambiente!

Em elementos do design

Por ser uma cor forte, integrante das cores básica como o vermelho e o azul, o amarelo sempre pode ser combinado com outras cores com resultados bastante positivos. Esta é uma ótima solução para quem quer fazer uso do amarelo, mas não busca algo muito ostensivo ou em destaque. O amarelo pode ser trabalhado no décor com uma boa dose de elegância e sofisticação, complementando projetos clássicos e modernos. Aqui, por exemplo, temos uma sala que trabalha predominantemente com as cores branco e azul. De forma a criar pequenos elementos de contraste, o design insere aqui e ali peças em amarelo e vermelho, toando o espaço ainda mais colorido e jovial. É uma aposta sempre certeira. 

E aí, se inspirou com estes ambientes em amarelo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!