Faça você mesmo

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

O Faça você mesmo, derivado do inglês DIY – Do it yourself, é o método de construir, modificar ou reparar algo sem a ajuda de profissionais qualificados. Registros confirmam que a prática tem adeptos desde 1912 mas usa-se essa terminologia para designá-la desde a década de 50. Principalmente porque devido o pós-guerra havia uma escassez de material e a mão-de-obra específica cobrava muito caro por esses serviços. 

Entretanto, somente na década de 70, com o lançamento de fitas VHS – vídeos de decoração caseiros viraram uma febre entre os norte-americanos. Depois, coleções de livros e matérias em revistas conquistaram espaço no mercado atraindo um nicho de pessoas que se interessavam por essa moda. E, a partir dos anos 90, muitas dessas receitas explodiram na internet perdurando até hoje. 

Por diversos motivos, desde economia passando por customização ou propensão para trabalhos manuais, essa técnica se popularizou e é um ótimo passa-tempo para criar novos itens de decoração para o seu lar. Repaginar os ambientes sem gastar muito dinheiro realmente é uma ideia interessante para dar o seu toque pessoal na sua casa e poupar dinheiro.  Acompanhe nossas dicas com esse livro de ideias que a homify separou especialmente para você. 

Repaginar

Quarto  por Antik & Kunst Nermesan
Antik & Kunst Nermesan

Design-Kommode 1920

Antik & Kunst Nermesan

Quem não tem um móvel antigo em casa que está desgastado e fora de moda? A pátina - pintura decorativa que pode ser aplicada sobre madeira, metal, paredes e outras superfícies – talvez sirva para renovar uma cômoda antiga ou uma escrivaninha que esteja abandonada de canto. Basta lixar o item pretendido, dar uma boa demão de tinta branca e depois aplicar a tinta colorida e o estêncil escolhido para decorar. Você pode acrescentar adesivos, papéis de presente ou folhas de jornal e revistas para o acabamento. Personalize também os puxadores ou maçanetas usando peças vintage ou pintando de cor diferente. 

Luminárias

Abajures são objetos essenciais da sua sala de estar ou da mesinha de cabeceira do seu quarto. Além de suavizar a luz da lâmpada tem função decorativa, expressando inclusive o seu gosto pessoal. Recicle a estrutura de metal de um abajur velho e sem utilidade e deixe fluir sua criatividade. Você pode usar qualquer tipo de material: como madeira, tecido, vidro, tinta acrílica, purpurina, etc.

Por dentro e por fora

Quarto  por Chouette Fabrique
Chouette Fabrique

Gustave, le chiffonnier, meuble de rangementdes années 50

Chouette Fabrique

Decore o interior dos seus móveis com um papel de presente ou tecido. Além de proteger a superfície interior, acrescenta um toque divertido e criativo. Recicle a sua gaveta velha ao tirar o fundo e pregá-la na parede, utilizando-as como prateleiras. E, ao empilhar gavetas antigas sem fundo, cria-se uma estante!

Espelho, espelho meu

Incrementar as molduras de espelhos e quadros é uma maneira de ter um aparato único e exclusivo. Seja com gesso, tinta, adesivos ou molduras inusitadas – como janelas antigas, restos de caixotes de madeira ou quadros. Selecione uma parede da sua casa para enfeitar com fotos de família e espelhos, em composé. Ou, grude várias fotos numa mesa de centro da sua sala de estar e cubra com uma prancha de vidro transparente para criar a superfície e proteger suas fotografias.

Adesivos hidráulicos

Com as diversas linhas de papéis de parede que o mercado disponibiliza, os adesivos hidráulicos (que imitam azulejos decorados) é um tipo de material que barateia a sua obra. Assim, crie detalhes na cozinha, banheiro ou lavabo. 

O detalhe na parede

Depósito 8 : Casas ecléticas por Rico Mendonça
Rico Mendonça

Depósito 8

Rico Mendonça

Seja papel de parede, um destaque de pintura com cor vibrante ou tijolinhos aparente, a particularidade da parede já contribui para a decoração do ambiente. Uma ideia em alta são as paredes de lousa. Esse recurso tem um efeito fantástico e ideal para deixar recados para si ou outros membros da casa. Para confeccionar seus bilhetes na parede, use giz plastificado, desde que esse tipo solta menos pó e a aderência é bem melhor. E, adquira um apagador de lousa potente para poder reinventar sua parede sempre que desejar.

Gostaria de renovar o visual da sua casa e esta sem dinheiro? Confira as nossas super dicas de "Faça você mesmo"
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!