Sofistique o seu banheiro

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Apesar de utilizarmos o banheiro diariamente, temos a tendência de nos esquecermos dele na hora da decoração. O banheiro acaba ficando aquela coisa sem-graça que está sempre desarrumada e pouco atraente.

Mas é possível tornar o banheiro bonito e sofisticado com algumas dicas de decoração. Algumas delas exigem uma pequena reforma, enquanto outras são mais fáceis de aplicar.

O resultado, no entanto, vai fazer valer a pena tanto o trabalho quanto o gasto. Afinal, quem não quer um banheiro agradável, aconchegante e cheio de personalidade?

Confira agora os nossos conselhos para um banheiro mais sofisticado e dê vida nova ao seu em pouco tempo. Você não vai se arrepender!

Revestimentos

O uso de novos revestimentos vai fazer milagres pelo seu banheiro tristinho e sem charme! É claro que exige gastos e mão-de-obra, mas vale cada centavo, pois transforma radicalmente o ambiente. Hoje em dia, já é possível revestir o banheiro com madeira, até mesmo com um deck no box, e deixar o espaço aconchegante e elegante. Uma alternativa é utilizar pedra como revestimento, o que proporciona muita sofisticação e requinte. Outra tendência é o uso de azulejos em preto e branco, revestindo paredes e pisos de forma charmosa e discreta. Os azulejos também podem ser geométricos, o que dá um toque bem moderno. Já quem prefere algo mais delicado, as pastilhas em cores suaves e pastéis podem ser uma solução bastante elegante e que dá a sensação de leveza. Por fim, uma tendência que cresce é aplicar azulejo decorado no teto, o que causa um efeito inesperado.

Iluminação

Residência Vieira Souto: Banheiros modernos por Bezamat Arquitetura
Bezamat Arquitetura

Residência Vieira Souto

Bezamat Arquitetura

O banheiro costuma ser um dos cômodos com iluminação mais equivocada. O certo é que ele receba iluminação indireta e uniforme que disperse as sombras que se projetam no rosto enquanto se realiza a maquiagem ou se faz a barba. Como forma de sofisticar a iluminação do banheiro, é possível lançar mão de sancas de gesso que abrigam fitas de LED ou, ainda, iluminação indireta em nichos e prateleiras. Não se deve utilizar iluminação estilo camarim, pois ela é pensada para que o ator tenha uma ideia de como será visto pela plateia, o que geralmente exige uma maquiagem mais dramática e não a maquiagem cotidiana. Lembre-se também que a iluminação natural do banheiro deve ser totalmente explorada, com janelas amplas e cortinas suaves, quando possível.

Acessórios

Em um banheiro sofisticado, a organização é condição essencial para que o espaço se destaque. Assim, nada de deixar tudo jogado. Suportes bonitos para toalhas de rosto e de banho são uma forma de se conseguir a arrumação necessária e também a elegância. Existem vários tipos, mas os de metal costumam ser mais requintados. Outro elemento importante é o espelho, que pode ser tanto um espelho de parede inteira sobre a bancada da pia ou espelhos sofisticados com molduras bonitas, clássicas ou modernas. Lembre-se de que, se o banheiro é compartilhado, dois espelhos não apenas tornam o cotidiano mais fácil, como acabam se tornando uma composição que contribui para a sofisticação do ambiente. Não se esqueça de outros acessórios, como cestos de papéis ou conjuntos de bancada para produtos de higiene, que podem ser em cerâmica e dar um toque elegante à pia. 

Arte

Quem disse que o banheiro não pode exibir arte? Uma das maneiras de se sofisticar um banheiro é justamente expondo quadros bonitos e outros objetos de arte, como vasos de cristal. É o caso do banheiro acima, um projeto criado por Bellini Arquitetura e Design. Sabendo combinar o revestimento das paredes com as obras de arte, é possível conferir muito requinte ao banheiro e sem grande esforço. Só fique atento ao nível de umidade do banheiro e procure manter telas e gravuras longe do box e do vapor do chuveiro ligado. Uma boa ideia é manter o banheiro com cores suaves ou neutras e deixar os toques de cor para os quadros e objetos artísticos. 

Louças e metais

Banheiros escandinavos por Drummonds Bathrooms
Drummonds Bathrooms

Drummonds Case Study: European Retreat, Denmark

Drummonds Bathrooms

É possível sofisticar o banheiro apenas trocando os metais existentes por modelos mais modernos e com design arrojado. O mesmo efeito se consegue com louças em modelos com as mesmas características. Apesar de exigir uma pequena reforma, a troca das louças – vaso sanitário, bidê, pia e banheira – pode dar vida totalmente nova ao banheiro. Se é um sonho antigo ter aquela banheira de hidromassagem no lugar da velha banheira, talvez seja o momento de tornar esse sonho realidade. Modelos existem muitos e um deles, com certeza, vai caber no seu banheiro e no seu bolso. O mesmo vale para o vaso ou a pia. sendo que esta deve ser pensada com a bancada ou gabinete.

Plantas e flores

Plantas e flores são parte essencial de um banheiro sofisticado. Existem muitas espécies que podem ser mantidas no ambiente quente e úmido do banheiro, portanto o melhor a se fazer é pesquisar aquelas que mais se adaptam ao seu espaço e combinam com a decoração dele. Se você tiver mais espaço e condições de financiar um projeto mais ambicioso, pode mandar fazer esses jardins envidraçados nas laterais da banheira. O aproveitamento da luminosidade natural neste caso é total e torna a experiência do banho quase um spa. Perfeito para quem realmente quer trazer a natureza para dentro do banheiro, com todo o requinte. 

Mobiliário

Banheiros rústicos por von Mann Architektur GmbH
von Mann Architektur GmbH

Badezimmer im Dachgeschoss

von Mann Architektur GmbH

Fundamental em um banheiro sofisticado é uma bancada ou gabinete para a pia. O gabinete é mais interessante ainda, pois conta com portas e gavetas onde organizar produtos de higiene, limpeza e toalhas, tirando tudo da vista das pessoas e deixando o banheiro limpo e livre de excessos. As cubas podem ser embutidas ou sobrepostas e, geralmente, ter duas delas é uma boa pedida se você divide o banheiro com outra pessoa. Nichos e prateleiras também são úteis e podem dar um toque elegante no ambiente, com a presença de objetos decorativos e velas. Se ha banheira, as bordas dela podem abrigar flores e velas, tornando o espaço levemente romântico. Para outras dicas sobre banheiros, leia este artigo

Qual é a sua dica para sofisticar o banheiro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!