Uma casa tropical fascinante

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje apresentamos uma residência tropical fascinante, cuja beleza e exuberância dos jardins frontais somadas à imponência e elegância dos seus ambientes e ao luxo e comodidade de sua área de lazer resultam em um verdadeiro refúgio e local de descanso e relaxamento. 

A Casa do Capitão do Mato está localizada em Nova Lima, interior de Minas gerais, e foi projetada pela arquiteta Patricia Salles em parceria com o arquiteto Marcelo Montoro. Além de todo o charme e tropicalidade, a residência se destaca pela combinação refinada de materiais de acabamentos, explorando suas texturas e cores naturais, pela elegância e aconchego dos seus ambientes e pela incrível e deslumbrante área de lazer. 

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto maravilhoso que além dos encantos de suas áreas externas, jardim e área de lazer, resguarda ainda em seus ambientes internos uma atmosfera aconchegante e cheia de personalidade.  

Jardim e garagem

CASA DO CAPITÃO: Casas ecléticas por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

Nossa visita à residência se inicia na área da garagem, onde somos surpreendidos com a tropicalidade e exuberância do jardim, que conta com diversas palmeiras, com vegetação abundante, com um jardim vertical e até mesmo com um lindo espelho d'água, que dá um charme irresistível ao projeto. O jardim e a garagem monumentais, além do estilo tropical, nada mais revelam sobre a espacialidade e o estilo da decoração da residência. 

Fachada principal

CASA DO CAPITÃO: Janelas   por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

A horizontalidade é um traço marcante da Casa Capitão do Mato, realçada pela sua distribuição espacial linear, pela sua silhueta de linhas retas e pela cobertura plana. Os materiais de revestimentos também se destacam pelas suas qualidades estéticas contrastantes. As paredes são revestidas com tinta que imita ferrugem, as esquadrias são feitas de madeira e a marquise é composta de estrutura metálica e vidro, que realçam a contemporaneidade da edificação.

Entrada principal

CASA DO CAPITÃO: Adegas clássicas por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

A entrada principal é caracterizada pelos materiais rústicos de acabamentos, como o piso e a parede revestidos de pedras, e pela porta pivotante de madeira de escala monumental. O projeto de iluminação destaca as texturas naturais dos materiais de acabamentos, com destaque para o mármore que reveste o piso que dá à entrada principal. E, um sofá esculpido em madeira marca o hall do acesso principal e serve também de objeto ornamental.

Living room

CASA DO CAPITÃO: Banheiros mediterrâneos por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

O interior da residência é marcado pela qualidades dos materiais de acabamentos e da marcenaria e também pela combinação de cores neutras e tons escuros, que conferem uma atmosfera intimista, elegante e cheia de personalidade. Na sala de estar, painéis de madeira, móveis de feitos de fibras naturais e um tapete bege realçam a sensação de intimidade e aconchego do ambiente.

Sala de TV

CASA DO CAPITÃO: Adegas coloniais por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

Na sala de TV, o destaque é a monumentalidade do ambiente, com seu pé-direito amplo, e a combinação de materiais de acabamentos contrastantes, como a madeira, do piso e do forro e o revestimento das paredes com pátina, que imita ferrugem, criando uma combinação do rústico com o industrial. As cores neutras e escuras dos revestimentos combinam com as cores do mobiliário, dando ao ambiente uma atmosfera elegante e intimista.

Cozinha colonial

CASA DO CAPITÃO: Adegas coloniais por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

A atração pelo estilo rústico e pela atmosfera do campo é plenamente safisfeita na cozinha colonial da residência. Os materiais rústicos, como a madeira e o cimento queimado, combinados com móveis de madeira e cores neutras, criam um cenário campestre, rústico e acolhedor. O destaque são os equipamentos como o fogão a lenha, o forno de pizza, revestidos de ladrilhos coloridos, que dão um charme especial ao ambiente.

Banheiro

CASA DO CAPITÃO: Adegas industriais por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

Neste banheiro predominam os materiais naturais, como o piso de madeira e a pia e bancada esculpidas em mármore travertino, e a própria natureza, cujo destaque são os bambus ornamentais, que deixam o ambiente mais agradável e exuberante. 

Para obter mais inspiração e informações sobre cubas de design extraordinário, leia este artigo.

Dormitório

CASA DO CAPITÃO: Adegas clássicas por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

O dormitório é caracterizado pela ambientação cosmopolita e sofisticada, com as camas de estrutura de ferro, os tapetes com estampas londrinas, a cortina de cor bege, as paredes texturizadas e arandelas que realçam o estilo jovial e despojado do ambiente. O piso de madeira dá o toque de aconchego.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Espaço gourmet

CASA DO CAPITÃO: Adegas escandinavas por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

Os ambientes sociais da residência reservam uma grata e deslumbrante surpresa. Estes ambientes imponentes, devido ao seu pé-direito amplo, são integrados e desfrutam de luminosidade natural abundante. O destaque é a combinação entre o rústico e o moderno. A estrutura da cobertura, feita de aço, contrasta com as superfícies de madeira do forro e do piso. Móveis a acessórios também realçam estes contrastes, como a mesa de vidro e a luminária de madeira, que compõem a sala de jantar. Ao fundo, o revestimento de pedra ferro realça a sofisticação e exuberância do ambiente.

Adega

CASA DO CAPITÃO: Adegas campestres por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

Os ambientes sociais integrados foram pensados de modo satisfazer as necessidades e caprichos dos moradores. Uma das principais atrações da residência é a adega de vinhos situada no mezanino. Além dos vinhos, a adega abriga a coleção de cristais dos moradores, que são expostos como objetos decorativos, contratando com o revestimento em pedra ferro e realçando as qualidades estéticas de ambos, da pedra e do vidro.

Espaço lounge

CASA DO CAPITÃO: Adegas coloniais por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

Contudo, a maior atração da residência é a ampla e charmosa piscina, revestida de mármore travertino, que invade o living room e ornamenta o ambiente social. A piscina divide o setor social em dois. Os generosos planos envidraçados, tanto os painéis que dividem o ambiente dos jardins externos como a abertura zenital, que proporciona luz natural abundante, tornam o ambiente mais aprazível e sofisticado. A lareira de pedras vulcânicas a gás realça o requinte e o aconchego do ambiente.

Área de lazer

CASA DO CAPITÃO: Closets minimalistas por PATRICIA SALLES
PATRICIA SALLES

CASA DO CAPITÃO

PATRICIA SALLES

Amplos planos de vidro, com esquadrias de madeira, integram os ambientes internos à área de lazer externa, marcada pelo deck de madeira e pela piscina luxuosa e monumental, revestida de mármore, que invade também o living room. Além do mobiliário que garante a comodidade dos moradores, uma generosa marquise fornece proteção e sombra criando uma varanda junto à piscina, cujo piso é revestido de madeira e serve de espaço de relaxamento e de contemplação do jardim e, claro, desta piscina sensacional.

Você gostaria de ter uma piscina dentro de casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!