SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Bauhaus e prateleiras inovadoras

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

A Staatliches-Bauhaus foi uma escola de arquitetura e artes decorativas, fundada em 1919 por Walter Gropius, em Weimar, na Alemanha, e fechada por Adolf Hitler, em 1933. Apesar de ter encerrado suas atividades, a escola foi a mais influente no século XX e lançou tendência na maneira de criar designs de materiais, principalmente por buscar uma linguagem visual funcionalista, despojada de ornamentos, em relação direta com a estética industrial e alinhada com vanguardas artísticas, como o Cubismo e o Abstracionismo. 

A essência das propostas estava em pensar o design de forma teoricamente autoconsciente com o intuito de incentivar as relações entre os artistas modernos, os artesãos qualificados e a indústria. Além disso, a partir dos estudos dessa escola foi que a arquitetura, as artes plásticas e o design foram concebidos de forma projetista levando em consideração todas as esferas humanas: sociais, culturais, antropológicas e estéticas. Assim, levando em conta a interação do objeto com seu usuário. Ao priorizar a aplicabilidade do objeto com produção em massa de baixo custo mantendo o padrão de qualidade e princípios criativos, a Bauhaus tornou-se um conceito. 

Esse tipo de vertente tem aplicabilidade em diversos objetos, construções ou composições e nesse livro de ideias apresentamos tipos de prateleiras que segue essa tendência inovadora para decorar a sua casa.

Disposição do espaço

Para optar pelo sistema de prateleiras que melhor se adequa ao design da sua casa você precisa determinar o que gostaria de guardar e o quanto de espaço tem para essa função. Uma estante em uma das paredes da sua sala de estar é uma opção a ser considerada. Seja feita sob medida, suspensa, apoiada no piso ou perto da escada, tenha cuidado para que seja suficiente para aguentar o peso dos objetos que queira armazenar. Para isso, a espessura e o material também devem ser levados em consideração. Seguindo o estilo moderno de Bauhaus, esse armário alto e estreito, contém prateleiras desregulares, de tamanhos distintos – o que facilita o encaixe de objetos diversificados. Dê preferência para a sua coleção de livros, nesse item que cabe em qualquer canto da sua sala de estar.

Arte abstrata

A arte abstrata surgiu a partir do século XX, quando a ideia da arte como imitação da natureza foi abandonada. A tendência tem como principais características a simplicidade e praticidade, oferecendo uma atmosfera clean aos ambientes e curvas dos móveis. Assim, o estilo de design Bauhaus se complementa ao de arte abstrata. A prateleira de madeira tem a divertida angulação como diferencial, porém mantém o objetivo de organizar livros, bibelôs, souvenires de viagens, entre outros, de forma prática. 

Parecido porém distinto

Esse outro exemplo segue a tendência da foto anterior. Entretanto, os espaços irregulares das prateleiras trazem um desenho mais arrojado e de inúmeras possibilidades para dispor os objetos, inclusive de maneira a decorar a sua casa. Uma dica é incrementar alguns dos vãos com vasos, velas, porta-retratos ou objetos de decoração. O importante é que combinem com o estilo do resto do ambiente em que a estante se encontra.

Torre

Gabinete  por Pastoe
Pastoe

A'DAMMER

Pastoe

A opção versátil de móveis pequenos, como o da foto, normalmente são ideais para guardar a sua coleção de CD ou DVD. A diferença desse rack é a porta de correr, que possibilita esconder o interior sem revelar seu conteúdo, como ocorre com estantes abertas. Alternativamente, coloque essa torre num canto do quarto das crianças para acomodar brinquedos ou do seu dormitório para incluir pertences pessoais.

Especial para escritório

Gabinete  por melicos
melicos

Ufficio con scrivania con appendice semicircolare

melicos

A estante, normalmente exposta e aberta, também pode ser embutida na parede da sala ou do seu escritório particular. O móvel acaba por ser praticamente uma escultura ou uma verdadeira peça de design, deixando o ambiente leve e bonito. Nesse exemplo, além de ser o destaque do cômodo, trouxe amplitude e aconchego à sala. 

Colorido

Res. Ile: Escritórios  por ArkDek
ArkDek

Res. Ile

ArkDek

Aproveitar e preencher a parede por completo nem sempre deixa o ambiente poluído. Basta saber como dar unidade à peça e seus componentes, como exemplificado na foto. Cores vivas e alegres realçam o modelo de estrutura das prateleiras. 

Que tal se inspirar em algumas ideias e organizar a biblioteca da sua casa com estilo e criatividade?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!