Como não errar na hora de decorar

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Aprender a evitar erros na decoração pode te levar para um caminho novo e seguro na hora de pensar sobre o décor do seu novo cômodo. O processo de decorar exige alguns conhecimentos básicos. O fato da pessoa em questão ter afinidade com arte ou arquitetura não exclui o fato de que alguns lembretes básicos e simples fazem toda a diferença na hora de ter uma composição geral. Alguns detalhes para atingir uma harmonia visual no cômodo podem dar um ganho extra. Claro que o bom senso também não pode ser deixado de lado.

A decoração do interior é um conjunto de passos dentro um projeto de um lar. O layout, a seleção de materiais, paleta cromática, escolha de revestimentos e iluminação são pontos necessários para atingir uma decoração de sucesso. Por esta questão, é importante avaliar cada um destes fatores.

Com o sucesso do DIY – Do it yourself (ou em português, Faça você mesmo), é muito mais fácil achar soluções práticas e simples para que se possa deixar a casa muito mais interessante sem modificar tanto ou gastar muito dinheiro. Muitas dicas sobre como decorar ou ideias para possíveis mudanças não faltam, mas o que é que não se pode fazer? Aqui, você vai poder ficar por dentro deste assunto para evitar possíveis gafes na decoração do seu cômodo. Confira!

Adicione personalidade

Sala de estar  por homify
homify

Vintage Sitzbank Taxi Front

homify

Todo mundo tem uma personalidade. Seu estilo de vida, seus gostos e tudo que envolve sua vida fazem parte do que você é. O jeito de se vestir muitas vezes reflete o que somos ou gostamos. O mesma deve acontecer com o seu lar e seus cômodos. É muito importante que eles consigam transparecer suas preferências e o que você quer passar com elas. A sua personalidade pode aparecer na decoração através do estilo dos móveis, das cores, de objetos de arte e até mesmo com a disposição dos elementos. No universo da decoração, se você decorar de acordo com seu estilo pessoal, a chance de cometer erros fica muito menor. Tudo gira em torno do seu estilos e você, melhor do que ninguém vai saber o que escolher. Seja um fã de móveis vintage, modernos, country, industrial e etc… Tudo pode funcionar tendo harmonia como regra.

Não compre tudo de uma vez

Casa CR: Sala de estar  por Neoarch
Neoarch

Casa CR

Neoarch

É sempre melhor comprar cada móvel ou artigo decorativo de uma vez ou então, em pequenos grupos. A compra em lote ou conjunto pode gerar uma decoração monótona. Além disso, você nunca vai saber as possibilidades inesperadas que poderia ter criado vendo cada coisa de uma vez. Essa é uma dica de ouro para não se cometer um erro de decoração. A aparência da sua casa precisa ser autêntica e proporcionar uma sensação de conforto no ambiente. Em vez de pensar em uma sala inteira com um único tema repleto de informações, tente usar peças temáticas em locais estratégicos. Cada elemento da decoração pode ter sua própria força para criar um espaço de personalidade e estilo. A mistura de texturas e estilos pode ser um ponto forte em um cômodo, trazendo um clima despojado para este ambiente.

Não esqueça da arte e das estampas

Uma peça de arte, seja quadro, tela, fotografia, ilustração, poster ou outra forma visual, sempre proporciona um toque extra de estilo para um ambiente. Os quadros podem aparecer em tamanhos grandes, caso o espaço seja vasto. Eles podem aparecer em tamanhos reduzidos e espalhados pelo local, caso o cômodo seja compacto. Vasos, esculturas, estatuetas e móveis com um design arrojado são mais do que bem vindos. Eles são responsáveis por trazer uma aparência artística no ambiente, além de proporcionarem cores e texturas que dão movimento e ritmo para qualquer tipo de cômodo. As estampas que aparecem nas almofadas, grafismos de azulejos, desenhos no tapete ou pintura nos móveis também podem ser aliados. Claro que é importante avaliar a harmonia entre eles para que o cômodo não fique carregado de informação.

Preste atenção na iluminação

Dotada de uma dupla funcionalidade, que é ser prática e decorativa, a iluminação natural e iluminação artificial são muito importantes na decoração de um ambiente. Pensando em uma boa maneira de ter ambas as luzes, vai ser difícil errar na hora de decorar este cômodo. A iluminação direta tem a capacidade de dar ênfase e desenhar os objetos decorativos com seu brilho e sombra. Além de tudo isso, a iluminação é um recurso fundamental para o exercício de várias atividades e tarefas diárias. Uma luz indireta, quando bem pensada e colocada em locais estratégicos tem a capacidade de mudar toda a cara de um ambiente, conferindo um charme à parte. Pensar em janelas largas ou maneiras de ter uma iluminação natural e externa também vai deixar seu cômodo mais agradável e leve.

Misture materiais e cores

Loft Sustentável - Ambiente da Casa Cor SC  2015: Sala de estar  por Studium Saut Arte & Interiores
Studium Saut Arte & Interiores

Loft Sustentável – Ambiente da Casa Cor SC 2015

Studium Saut Arte & Interiores

Nesta sala de estar projetada pelo escritório Studium Saut Art & Interiores, encontramos um ambiente que mistura materiais e explora uma vasta paleta de cores. O ambiente é repleto de texturas e materiais de diferentes estilos. Há presença de elementos nos estilos moderno, industrial, urbano e vintage. A composição é cheia de vida e energia, com pitadas de elegância e um clima descolado. Na hora de misturar materiais, é válido avaliar o que combina com o que. Além disso, é muito importante entender o peso de cada matiz utilizado na paleta cromática, a ponto de entender onde cada cor pode aparecer e em qual intensidade. Cores quentes unidas a cores mais neutras funcionam muito bem. Novamente, o bom senso deve sempre prevalecer em uma decoração onde os elementos são misturados para evitar erros de peso.

Não tema novas tendências

As novas tendências podem te auxiliar a ter mais ideias criativas. Nem sempre é tão arriscado utilizá-las. Uma nova moda na decoração pode aparecer no seu cômodo através de detalhes ou pequenos elementos decorativos espalhados no ambiente. Por exemplo, a tendência DIY utiliza paletes em forma de móveis ou soluções decorativas. Estes elementos podem aparecer no cômodo em questão como recursos ou pequenos toques que podem trazer mais estilo e charme para seu lar. As tendências podem também seguir cores ou combinações entre texturas ou entre modelos de decoração. Tendo cuidado e não exagerando, é possível criar um ambiente marcante e interessante sem cometer erros no décor. Para ter mais ideia de tendências em arte na decoração, você pode conferir Arte na decoração.

Você já cometeu algum erro de decoração? Seguiria estas dicas para decorar seu novo cômodo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!