18 lindíssimos jardins e quintais sem grama para sua inspiração | homify 18 lindíssimos jardins e quintais sem grama para sua inspiração

18 lindíssimos jardins e quintais sem grama para sua inspiração

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
PATXI CASTRO Jardins ecléticos
Loading admin actions …

Ter um jardim é um desejo da maioria. Principalmente para quem reside em uma grande cidade e tem uma rotina corrida, esse espaço da residência é um lugar agradável para renovar as energias. E é composto por diferentes elementos, como pedra, madeira, deck ou azulejo, pois estão cada vez mais substituindo a tradicional graminha dos quintais e jardins.

As razões? Várias, incluindo praticidade. A grama e a terra oferecem frescor e uma sensação mais próxima da natureza, mas também necessitam de manutenção periódica. Além disso, a grama também é um terreno fértil para os insetos.

Então, o paisagismo oferece uma variação de itens como madeira, telhas de terracota e pedras simples, brancas ou coloridas, cujos preços são acessíveis, além dos resultados espetaculares.

Se você está pensando em ter um jardim sem grama, esse livro de ideias lhe traz 18 lindíssimas propostas de quintais e jardins com combinações requintadas, projetadas pelos paisagistas da homify. As plantas aparecem nestes jardins ocupando áreas estratégicas, como arbustos e vasos, ou no próprio solo, mas sem que o piso seja gramado. Confira e encante-se!

1. Jardim com pedras sem grama e deck de madeira

Nesse primeiro modelo de projeto, um quintal maravilhoso com um deck de madeira e brita no restante do espaço. Na parte do canteiro, pedras cinzentas em diferentes tamanhos. Esses elementos são um cenário ideal para evidenciar as plantas.

2. Paisagismo sem grama com diferentes tipos de pedras

Cada região tem a sua variedade de pedras para decorar. Procure por elementos na sua própria região para colocar no seu jardim e fazê-lo ficar bem natural. As pedras ficam lindas em modelos como esse da imagem, que é um jardim oriental. Veja como a composição ganhou leveza e harmonia, sem precisar da grama.

3. Terraço com deck e vasos de plantas

A plataforma de madeira cobre a superfície inteira do terraço. É uma das invenções mais espetaculares para revestir um piso com praticidade e elegância. As plantas estão presentes em lindos vasos de cerâmica e concreto.

4. Deck de pedras lisas e pedriscos brancos

As pedras do piso foram escolhidas em tons claros para harmonizar com os pedriscos brancos e contrastar com os móveis em vime escuro. Ao redor, diferentes espécies de plantas, com e seu flores, todas com terra por baixo dos pedriscos.

5. Praia artificial no quintal de casa

Essa área espaçosa de quintal ganhou um paisagismo diferente, uma praia artificial para as crianças se divertirem. O espaço não contém grama, mas é feito com pedriscos brancos, pedras, madeira e areia. Muito acolhedor, complementado pela bela árvore sombreiro.

6. Deck de concreto

Você também pode ter um piso totalmente de concreto no seu jardim. Mesmo assim, é legal reservar um cantinho para as plantas, pois elas são essenciais para trazer a sensação de conforto que você deseja em um ambiente como esse.

7. Jardim pequeno com pedras

Nesse belíssimo jardim, o piso é feito com pedras de rio cimentadas, para formarem desenhos e não saírem do lugar. Em volta, tudo verde, com várias espécies de plantas em vasos e na cerca viva. Divino!

8. Paisagismo sem grama com pedras brancas e concreto

Concreto polido e pedra branca pode dar-lhe a capacidade de criar um paisagismo muito moderno e expressivo como mostra esse projeto. Claro que para dar o toque especial, a presença do verde é indispensável. Nesse exemplo, a escolha foi por buchinhos e palmeiras.

9. Jardim simples sem grama usando madeira e pedras

Party garden in Sevenoaks, Kent Earth Designs Jardins modernos
Earth Designs

Party garden in Sevenoaks, Kent

Earth Designs

Nesse projeto, dois materiais fazem o piso. Na maior parte, pedras São Tomé antiderrapantes, e no centro um caminho de madeira que leva para uma outra área. Veja como os grandes vasos em cor vinho e prata conferiram um visual bem moderno a esse espaço.

10. Jardim com brita branca e muitos vasos

Mais um modelo para os amantes de plantas, que não querem mesmo a grama. Esse piso de pedrinhas brancas substitui a grama, enquanto a grande variedade de plantas fica ao entorno em vasos e no muro.

11. Paisagismo com pedras e madeira

Diferente do comum, esse lindo jardim é a calmaria em vida. Veja que belíssima harmonização da madeira com as pedras, as plantas e as luminárias formando um caminho que exprime muita tranquilidade.

12. Jardim urbano com azulejos e madeira

Garden design and build courtyard, Bicester, Oxfordshire Decorum . London Jardins clássicos de madeira e plástico Cinza
Decorum . London

Garden design and build courtyard, Bicester, Oxfordshire

Decorum . London

Os azulejos mais populares para jardins são aqueles que oferecem tons de terra, de preferência com texturas, por serem antiderrapantes. Nesse exemplo, há um detalhe em madeira no centro e o espaço é decorado com vasos, de forma minimalista.

13. Jardim decorado com madeira

As árvores são necessárias para purificar e embelezar o ambiente. O ideal é adaptar o espaço a elas, ao invés de removê-las, pois são um privilégio no seu jardim. Deixe um espaço de terra para que elas cresçam e em volta pode utilizar um material não agressivo, como a madeira.

14. Jardim moderno com pedras e arbustos

A combinação de pedras brancas com arbustos verdes é muito bonita, e ideal quando deseja um jardim artístico. Veja que há outros elementos, como uma escultura, e as próprias plantas formam desenhos. Um espaço para admirar.

15. Jardim com brita e lajotas

Garden Rooms by eDEN Garden Rooms eDEN Garden Rooms Ltd Jardins modernos
eDEN Garden Rooms Ltd

Garden Rooms by eDEN Garden Rooms

eDEN Garden Rooms Ltd

A pedra brita tradicional também é uma ótima opção, mais prática e barata. Como não é tão confortável caminhar sobre ela, pode fazer um caminho com lajotas, tendo o cuidado de escolher uma opção antiderrapante para áreas descobertas.

16. Jardim sem grama mesclando pedras de rio, pedriscos, madeira e espelhos

Party garden in Sevenoaks, Kent Earth Designs Jardins modernos
Earth Designs

Party garden in Sevenoaks, Kent

Earth Designs

Esse é um lindo jardim misto, com uma composição muito acolhedora. Para que o efeito da iluminação fosse valorizado, criando um jogo de luzes, os spots de chão estão voltados para os vasos espelhados, que também têm a função de ampliar o espaço.

17. Jardim de piso com móvel em madeira de demolição

Não necessariamente irá deixar o ambiente frio o fato de não ter grama no quintal. Você pode ter um jardim encantador com vasos suspensos, uma parede verde, além de diversos vasos espalhados em diferentes cantos. Veja o lindo efeito dessa mesa em madeira de demolição, como contribui para deixar o jardim mais acolhedor.

18. Deck minimalista com árvore central

Se você tem um jardim interno, pode usar a madeira no piso e incluir plantas para decorar. É um maravilhoso espaço para usufruir, mesmo quando tiver chuva lá fora, se fizer uma cobertura transparente.

19. Jardim com brita branca

Aqui temos um trabalho de paisagismo lindo com brita branca. A ideia de usar o contraste entre pedras claras e faixas escuras ficou excelente. Com o apoio de mangueiras, a arquiteta paisagista criou formas orgânicas e onduladas. A composição com as plantas ficou apenas no canto do muro, mas foi suficiente para dar identidade agradável ao jardim.

Um resultado lindo e de fácil manutenção.

Você encontra mais ideias lindas como essa em nossa página de projetos para jardins de pedras.

20. Jardim sem grama

Decoração do jardim com pedras (diversas) VIKTOR - construções & reparações Jardins de pedras
VIKTOR – construções & reparações

Decoração do jardim com pedras (diversas)

VIKTOR - construções & reparações

Aqui, o pedrisco para jardim fez muito bem o papel de grama. Mais uma vez vemos uma transição muito agradável de tons e a presença das plantas tropicais aparece pontualmente. O corredor muito agradável tem toda a personalidade necessária para valorizar o quintal como deve ser feito.

Com baixíssimo custo, é um tipo de projeto que sempre vale a pena considerar para o quintal.

Quer saber quanto é um orçamento para um jardim de pedras como esse? Fale com nossos arquitetos que atendem online!

21. Dicas sobre como planta grama na areia, jardins rústicos e muito mais!

Gostou de saber como usar pedras no seu jardim? Então siga conosco para o próximo post porque tem muito mais dicas! Confira 14 dicas sobre como fazer jardins com pedras no seu quintal e deixe sua casa ainda mais incrível!

Gostou de algum modelo de jardim? Deixe o seu comentário.
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!