Casas modernas por Architekturbüro Schumann

Casa de concreto e madeira com tudo que uma família precisa

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Google+
Loading admin actions …

Os processos de colocar e tirar formas são recursos de design regularmente usados na composição de uma casa. Você pode usar formas parecidas, ou aquelas bem diferentes para ter como resultado as vantagens e a interação de ambos

Construir, neste caso, consiste em manipular as diferentes formas, entender o funcionamento dos espaços e também como eles funcionam em relação ao resto do terreno. Uma casa não é só um espaço geométrico, é um espaço em que pessoas moram. 

Esse procedimento é uma ferramenta para poder desenhar, em definitivo, um espaço para que as pessoas vivam e aproveitem cada canto da casa. Os arquitetos Schumam nos mostram que essa ferramenta pode levar adiante o jogo de formas e compor uma casa onde a unidade é compreensível a partir de suas partes.

Horizontal + vertical

Cada uma das partes se caracteriza por seu material diferente. Mas não só a textura os define e os separa, mas também o fato de uma das partes ter uma característica mais horizontal, e a outra, um sentido vertical. Isso acontece não só pelos dois andares da casa, mas também pela disposição e forma de suas aberturas – janelas e portas.

Desconstruir

Na parte de trás da casa a união destas formas produz o efeito inverso ao gerado na frente, em que os dois volumes diferentes se somam na formação da fachada. Atrás, eles se desconstroem, resultando na indefinição das formas originais.

Características conservadas

As características que mencionamos ao início, com relação à horizontalidade de uma das peças e a verticalidade relativa da outra se conservam neste outro ângulo. Aqui pode-se verificar a materialidade desta nova visão. A cobertura da varanda enfatiza a característica horizontal da forma de madeira, não só pela forma mas pela disposição das tábuas, que é feita nesse sentido. A parte mais vertical é marcada por tomar os dois andares e também pelo formato das aberturas na parte superior.

Unidade no interior

Todo este jogo de formas produzido por fora aparece de outra forma na parte de dentro. O espaço interior não tem grandes diferenças de formas definidas, mas unifica tudo em uma característica espacial, sem pôr ênfase no horizontal ou vertical. As diferenças de materiais desaparecem para formar uma unidade no interior.

Formato combinado

A partir dos materiais, encontrou-se uma ideia de combinar as características de ambos e fazer referência a cada um na composição do espaço. As paredes brancas em todo o espaço interior correspondem a uma parte, por outro lado,o piso de madeira faz referência à forma horizontal exterior.

Pequenos detalhes

Essa escolha de replicar as duas características do espaço exterior, no interior – através do material – é levado até os pequenos detalhes.No banheiro, as aberturas e o revestimento marcam este aspecto que se mistura em cada um dos cantos da casa.

O que achou desta casa? Conte para a gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!