SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 espaços integrados fabulosos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Os espaços integrados são um exemplo de como as mudanças sociais acompanhadas das evoluções técnicas impactam diretamente os espaços habitáveis e, portanto, nossa percepção espacial. Antigamente, a residência era formada por espaços compartimentados com usos específicos. No entanto, o mundo moderno inaugurou novos modos de produção e de vida. Hoje em dia, os espaços integrados e contínuos já são uma prática incorporada à cultura arquitetônica e ao imaginário popular. Esta solução gera espaços mais amplos e contribuem para o melhor aproveitamento da iluminação e ventilação natural, por conta da eliminação de barreiras opacas, resultando em ambientes mais confortáveis e convidativos. 

Confira esta seleção especial de 10 espaços integrados fabulosos, que combinam espacialidade e decoração contemporâneas, criando ambientes agradáveis e sofisticados.

1. Diferença de níveis

Fazenda em Bandeirantes - PR: Salas de estar  por Beth Nejm
Beth Nejm

Fazenda em Bandeirantes – PR

Beth Nejm

A integração espacial resulta em ambientes bem iluminados e arejados. A combinação com outros recursos projetuais, gera espaços ricos e personalizados. Neste projeto, a integração espacial cria um ambiente contínuo e fluído, mas a diferença de níveis, estrategicamente concebida, dá a cada ambiente uma identidade própria e qualidades especiais. 

2. Pé-direito duplo

Obviamente, integrar espaços não significa apenas eliminar paredes. A integração espacial traz outros desafios, como o manejo da luz natural, da escala e da relação profundidade x largura x altura. Ambientes muito amplos, ao invés de conforto, podem gerar uma sensação angustiante de insegurança, e claro, desperdício de recursos materiais. Neste projeto, de autoria de Tony Santos, os espaços de convivência se integram criando um ambiente com presença de luz natural abundante e pé-direito cômodo, que denota monumentalidade.

3. Integração com o entorno

Neste projeto, além da integração entre os espaços de convivência, amplos planos envidraçados promovem também a integração com a paisagem circundante, trazendo as colinas do entorno para o ambiente e tornando-o mais agradável.

4. Living room integrado

V4 House: Casas  por Studio MK27
Studio MK27

V4 House

Studio MK27

Neste exemplo, os espaços de convivência se integram entre si e se abrem para a o jardim, criando um ambiente amplo e convidativo, no qual a natureza do jardim torna-se uma extensão do espaço de convivência.

5. Espaço contínuo e linear

Soluções como a continuidade do piso realçam a integração dos espaços. Neste projeto, o espaço contínuo linear todo revestido em madeira cria a sensação de continuidade e de integração. 

6. Integração em L

Maranhão: Casas  por FCstudio
FCstudio

Maranhão

FCstudio

Neste projeto de reforma de um apartamento, com ambientes compartimentados, a integração em L foi resultado da demolição do lavabo e de remoção de paredes. A medida transformou o living room e a cozinha num espaço único mais amplo e cômodo. A estrutura original de concreto aparente, deu unidade e identidade ao ambiente.  

7. Cozinha e living room integrados

apto oscar freire: Salas de estar  por kikacamasmie + arq
kikacamasmie + arq

apto oscar freire

kikacamasmie + arq

Neste projeto, a cozinha se integra com o living room, tornando a cozinha um espaço de convivência também. Soluções como portas de correr, podem tornar a integração em uma opção momentânea e controlável, criando ambientes com espacialidades diferentes para cada ocasião.

8. Intersecção espacial

Um dos maiores benefícios da integração dos espaços é a possibilidade de ampliar  ambientes reduzidos, como lofts e apartamentos, que com este recurso conseguem obter uma espacialidade mais cômoda e funcional. Neste projeto, assinado por BEP Arquitetos Associados, todos os ambientes se integram, promovendo a convivência e otimizando o espaço, numa expressão legítima do modo de vida contemporâneo.

Dormitório e banho integrados

De modo geral, a integração espacial costuma ocorrer nos espaços de convívio. Mas os ambientes íntimos também podem se integrar, desde que preservem a intimidade e a privacidade. Neste projeto, quarto e banho se fundem, formado um ambiente mais espaçoso e confortável, no qual os os tijolinhos criam uma sensação de aconchego. 

Mais informações e ideias sobre dormitórios, você encontra aqui.

Loft

Loft Tropical - Casa Cor 2014: Quartos  por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Loft Tropical – Casa Cor 2014

Gisele Taranto Arquitetura

Os lofts são a máxima expressão da integração espacial e contribuíram para a difusão deste conceito. Esta solução, além de funcional, expressa o modo de vida e a personalidade de muita gente, que se identifica com a ideia de continuidade, fluidez e integração. Neste projeto de loft, o espaço habitável é experimentado como um espaço único, sem divisões e abertos para a vista estonteante da paisagem externa.

Qual destes espaços integrados inspiraram mais você? Compartilhe conosco sua opinião. 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!