por PHU Bortnowski

Antes e depois: Do terreno ocioso ao terraço cheio de charme

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Acabamento é tudo! Você pode ter uma casa linda, mas se não der atenção ao acabamento, ela ficará comprometida. Sem falar que perde-se a oportunidade de otimizar o uso do espaço existente, proporcionando novos ambientes para a convivência com a família e os amigos.

Varandas, terraços e jardins são soluções maravilhosas para um quintal ou pátio subutilizado, trazendo cores, formas e vida a ele. São muito versáteis, já que podem transformar o espaço em áreas de estar, de repouso, de refeições familiares, de brincadeiras e o que mais se tiver em mente.

No caso que agora trazemos para você, uma bela casa na Polônia ganhou, após uma reforma simples e rápida, não apenas mais refinamento e elegância, como também espaço extra para os momentos de lazer, no qual foram combinadas uma área para o terraço largo e outra para o gramado do jardim.

Detalhes como o pequeno jardim de pedras e o uso de madeira maciça acrescentaram personalidade e aconchego a uma área até então descuidada e triste. Inspire-se nesse exemplo para transformar o seu quintal em um lindo terraço com jardim. Com certeza, todo mundo vai amar!

Antes: um quintal desolado

A linda casa térrea com portas e janelas de vidro e revestimento em madeira tinha como contraponto um quintal desolado, onde nem mesmo um jardim havia sido planejado. Assim, a aparência da área comprometia e desvalorizava a construção. Sem falar que perdia-se um espaço valioso que poderia ser utilizado para criar um ambiente externo voltado ao lazer e ao descanso. Decidiu-se, portanto, que um terraço poderia ampliar a casa e proporcionar o acabamento perfeito para ela. A primeira medida, então, foi medir a área para determinar quanto espaço se teria para aproveitar em um terraço e calcular o gasto com materiais e mão-de-obra.

A meio caminho: já é outra cara

Feitos todos os cálculos, lançou à colocação de uma plataforma de cimento na área junto à casa, que se estende até a lateral dela, unindo a varanda ali existente com o terraço ao fundo. Com isso, ganhou-se um grande espaço de convivência. A plataforma de cimento, por sua vez, foi coberta com tábuas de madeira maciça, mais resistente às intempéries. A madeira do terraço é exatamente a mesma que reveste as paredes da casa, o que confere uma homogeneidade à construção e dá uma sensação de amplitude.

Quase pronta: o acabamento

A madeira que reveste o terraço recebeu, então, um acabamento com produtos para proteger contra pragas e também contra as intempéries. Para finalizar, toda a área foi envernizada, o que também ajuda a proteger a madeira. A essa altura da construção do terraço, toda a área em torno já está gramada, o que valoriza todo o conjunto e cria um contraste muito agradável com a madeira. Um projeto de paisagismo também pode ser colocado em execução nesse momento, acrescentando plantas, arbustos e árvores ao jardim.

Depois: o mimo dos detalhes

Para dar personalidade ao terraço, a área recebeu um pequeno jardim de pedras brancas, que enfeitam com delicadeza e um jeito muito zen. O espaço já está pronto para receber poltronas e até uma mesa informal para refeições. Outras alternativas são instalar um fogo de chão para as noites frias ou até mesmo um ofurô para relaxar de vez em quando. Quem tem uma piscina no fundo de casa, pode também aproveitar o espaço para dispor espreguiçadeiras e mesinhas de apoio. Já quem quer algo ainda mais elaborado, pode pensar em uma cobertura ou uma pérgola, que podem servir de apoio para flores trepadeiras. 

Para outras dicas sobre terraços, varandas e afins, leia este artigo.

Como seria o seu terraço?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!