Seis terraços deslumbrantes

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Una terrazza tutta da vivere, Studio Architettura del Paesaggio Giardini Giordani di Luigina Giordani Studio Architettura del Paesaggio Giardini Giordani di Luigina Giordani Telhados planos
Loading admin actions …

Os terraços são espaços de convivência e lazer, localizados na  cobertura, dotados de luz natural abundante e geralmente com vistas privilegiadas para o entorno. Os terraços se popularizaram com o advento da Arquitetura Moderna, já que o terraço jardim era um dos cinco princípios do novo estilo arquitetônico, difundido por Le Corbusier a partir da década de 1920. Estes espaços visavam a recuperar na cobertura o espaço perdido no nível térreo devido à implantação do edifício. Hoje, esta solução arquitetônica é amplamente empregada e, a fim de proporcionarem maior conforto e satisfação, estes ambientes ganharam mobiliários sofisticados, projeto paisagístico e outros elementos construtivos.  

A seguir apresentamos algumas ideias inspiradoras de terraços jardins, que realçam as qualidades ambientais e visuais da edificação, quando devidamente projetados e integrados aos espaços internos, e as qualidades da paisagem natural ou urbana circundantes.

Vistas deslumbrantes de Ipanema

Neste projeto, o terraço descortina as vistas deslumbrantes das belezas naturais e da paisagem da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Além da piscina e das vistas deslumbrantes, os usuários deste terraço podem ainda desfrutar do conforto da sombra fornecida pelo pergolato em concreto aparente. O piso em madeira e o guarda-corpo em vidro completam a lista de materiais utilizados.

Vistas para o campo

Neste projeto o terraço revela as belezas naturais da paisagem e do espaço exterior e serve como uma extensão do espaço interno. O piso de madeira dá um aspecto mais natural ao terraço e o guarda-corpo de vidro suaviza a transição entre o ambiente construído e o ambiente natural. Além das vistas para a paisagem campestre, o terraço proporciona maior iluminação e ventilação naturais.

Terraço-jardim

Além de servirem como espaços de convivência e lazer, estes espaços podem servir como jardim e abrigar diversos tipos de vegetação, como o próprio nome original, terraço-jardim, sugere. Neste projeto, o jardim  combinado com o mobiliário, com o piso de madeira e com elementos construídos também em madeira, como um pergolato, cria um ambiente aconchegante e intimista, sem perder a relação com o contexto urbano.

Living room ao ar livre

Neste projeto, o terraço é convertido em sala de estar ao ar livre com  vistas estonteantes para os arranha-céus da cidade de São Paulo. O espaço é uma área de descanso e de respiro e de contemplação da paisagem urbana.

Controle do excesso de calor

Como estes espaços localizam-se na cobertura, os terraços estão expostos a longos períodos de radiação solar. Em países de clima tropical como o Brasil, esta característica pode resultar em desconforto térmico e visual devido ao excesso de calor e de luz natural. Neste caso, recomenda-se a utilização de elementos construtivos, como pergolatos ou tendas, que minimizem a incidência direta de luz solar e o desconforto térmico. Outro cuidado importante é com o nível de privacidade do ambiente. Neste projeto foi empregado um painel vazado com um desenho orgânico que contribui para preservar a privacidade do ambiente.

Plantas em vasos

Estes espaços são uma forma de providenciar ambientes bem iluminados, ventilados e ensolarados. O cultivo de plantas e de vegetação melhora as qualidades ambientais e visuais destes espaços. O uso de plantas em vasos é um recurso válido e possibilita uma ampla variedade de combinações. Por último, é necessário cuidado especial quanto à impermeabilização da cobertura, uma vez que sua exposição constante a intempéries pode causar infiltração ou danos à estrutura da cobertura.

Já pensou no prazer e na satisfação de desfrutar das vistas destes terraços? Imagina contemplar um pôr do sol na primavera sentado em uma espreguiçadeira ou degustar uma xícara de chocolate quente ao raiar da alvorada em boa companhia num dia de inverno ? Os terraços representam perfeitamente o que uma boa arquitetura pode fazer pela nossa qualidade de vida.

Descubra ideias de terraços fascinantes que .podem melhorar sua qualidade de vida!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista