Gastronomia e lazer – composição da cozinha americana

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

cozinha americana é um tipo de cozinha que compartilha o mesmo ambiente com a sala de jantar ou de estar, normalmente dividido apenas por um balcão ou mesa  Ao otimizar os dois, aumenta-se a sensação de espaço, dando leveza, conforto e funcionalidade ao design. Conhecidas como cozinha integrada, cozinha compartilha ou ainda cozinha gourmet, são projetadas para facilitar a vida moderna e turbulenta de profissionais que trabalham fora e não têm muito tempo para cozinhar e comer. Além disso, trata-se de uma solução para apartamentos e casas com escassez de área já que os padrões de construções da atualidade se concentram em habitações cada vez menores. 

Considerada um recurso da arquitetura moderna do início do século 20, esse elemento combina com inúmeros estilos de decoração e estética. O modelo de configuração dos cômodos traz praticidade mas também é uma excelente ideia para interagir com seus familiares e convidados enquanto prepara alimentos. Assim, o balcão ou mesa que separam os dois pode ser usado para refeições rápidas ou comunicação com quem esteja na sala, sendo de comum utilização dos dois ambientes. 

Inclusive, como não existe separação entre sala e cozinha, os dois devem apresentar elementos que combinem entre si, desde cores e texturas até a mobília, para não haver conflito na decoração.

Optimizando espaço

Quem mora em apartamento ou casa pequenos deve ter cuidado para que a cozinha americana não pareça ser menor do que realmente seja. Nesse caso, uma mesa com quatro cadeiras como extensão de uma bancada na qual o fogão foi instalado é a diferenciação desse conceito. Fogo de ilha é o nome dado para esse tipo de instalação, e pede eletrodoméstico próprio para esse estilo. Esse tipo de planejamento consiste numa boa distribuição e aproveitamento dos móveis com linearidade e uniformidade, ou seja é possível criar o triângulo distribuindo as circulações adequadamente. Fogão, pia e geladeira devem formar uma tríade imaginária sem obstáculos entre os vértices. Na ilha, alem de bancada para preparar os alimentos, é possível guardar utensílios em prateleiras ou gavetas. Multifuncional, alia praticidade, modernidade e configuração, de maneira a eliminar o meio perdido que poderia existir na sua cozinha, com charme e sofisticação.

Evidência e estilo

Projeto arquitetônico de interiores para residencia unifamiliar. (Fotos: Lio Simas): Cozinhas ecléticas por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Projeto arquitetônico de interiores para residencia unifamiliar. (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

A cozinha americana também pede cuidados maiores na escolha dos eletrodomésticos, revestimentos e armários. Por ficar exposta e dividir os holofotes com a sala-de estar e jantar, demanda que tudo esteja bem selecionado e com lugares bem definidos no layout. A iluminação por dicróica que emitem um facho fechado e pontual na bancada realça esse item essencial no quesito e definição da cozinha americana.

Mistura de conceitos

Aposte em banquetas mais confortáveis, de encosto alto e acolchoadas dispostas no decorrer da bancada. A versatilidade do balcão pode transforma-lo em mesa de jantar, com pessoas distribuídas dos dois lados. Misturar detalhes modernos com rústicos cria contrapontos interessantes para agregar os dois ambientes.  Mas, para inovar e diferenciar, instale uma porta de correr que separe os cômodos para ter momentos de privacidade quando desejar. A iluminação simétrica instalada no forro dá o toque final, como exemplificado na foto. 

Previna-se

Outro fator importante é evitar que odores, fumaça e gordura de comida se espalhem pelo seu lar. Para isso, coloque um exaustor ou coifa apropriado na cozinha. Dê preferência por aquelas feitas de materiais de fácil limpeza. 

Clean

A cozinha americana pode ser totalmente integrada ao resto da casa, sem portas ou balcões, como mostra esse ambiente amplo e minimalista. Com espaço fica mais fácil para trabalhar e ao mesmo tempo curtir a companhia das pessoas. 

Particularidade

Destaque a sua cozinha com acessórios coloridos. A parede de formica e cadeiras da bancada em vermelho deixa o layout moderno e autêntico. Eletrodomésticos e móveis embutidos aproveitam ainda mais o espaço. Por fim, a janela grande ao fundo completa o charme do ambiente.

Você sabe como maximizar a área de apartamentos ou casas pequenas? Saiba como a cozinha americana pode solucionar a falta de espaço. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!