COBERTURA FCF:   por Yamagata Arquitetura

Como escolher o melhor tapete para cada ambiente

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Google+
Loading admin actions …

Os tapetes são muito importantes para uma casa. Além de auxiliar na decoração com cores, estampas e tecidos bonitos, eles ainda têm função prática em diversos ambientes. Os tapetes esquentam a casa – seja ela de piso frio ou de madeira – e são uma superfície confortável para você apoiar os pés descalços.

A sala é conhecida como o principal cômodo para se instalar um tapete: seja na sala de estar, logo abaixo do sofá, ou sob a mesa, na sala de jantar, mas o acessório também pode figurar em outros cômodos. No quarto principal, além de dar um toque especial na decoração, ainda protege seus pés na hora de acordar, e no escritório, pode dar um aspecto moderno e ainda impedir que as cadeiras risquem o chão. 

Decidiu colocar tapetes em casa? Veja como escolher o tapete correto para cômodo ou ambiente diferente.

Para delimitar espaços na sala

Como dito anteriormente, a sala é o principal espaço em que as pessoas decidem colocar tapetes, entre as muitas funções desse acessório está o de delimitar espaço. Em uma sala integrada, o tapete cobrindo toda a sala de estar a separa da sala de jantar, sem precisar de móveis extras que ocupem espaços.

Para espaços como esse, a sugestão é um grande tapete retangular. As cores ou estampas ficam por conta de quem escolhe. Você pode apostar na neutralidade total – que dá uma maior sensação de aconchego no ambiente – ou escolher o tapete como protagonista – com cor e estampas – em meio a um cômodo todo neutro, como a sala branca da imagem.

Cor e combinação na sala de estar

Se a sua sala de estar não é neutra e possui uma cor tema, como o laranja no projeto acima, vale também apostar para esta cor no tapete.

Uma dica de decoradores para colocar as cores e estampas sem medo em um grande tapete para a sala de estar é combiná-lo com a almofada.

Sofisticação e praticidade na sala de jantar

O tapete correto pode deixar sua sala de jantar mais sofisticada. Nesse ambiente, a dica é colocar o tapete sob a mesa de jantar, mas fique atento para incluir o espaço das cadeiras. O recomendado é que ele passe 70 cm das bordas do tampo da mesa.

Além de decorar, o tapete pode ser útil para não deixar que as cadeiras risquem o piso de sua sala. Com relação ao material do tapete: pelinhos podem ser mais confortáveis, mas é preciso ponderar se não deseja um material de limpeza mais fácil, já que o local é propício a sujeira de alimentos e bebidas

Diversão no quarto infantil

Colocar um tapete no quarto infantil é uma ótima forma de ser lúdico e ainda educativo com o acessório. Existem diversos tipos de tapete com brincadeiras interessantes para os pequenos, desde aqueles de EVA, aos de tecido comum. Para evitar alergias, não são recomendados tapetes com muitos pelos no quarto das crianças. 

Este, é uma amarelinha, que além de decorar, ainda serve de diversão para a criança

Neutralidade no quarto principal

O quarto é um espaço de descanso, por isso não é tão indicado ousar tanto nas cores ou estampas na hora de escolher um tapete, ele pode cansar a sua visão. Opte por um mais neutro e que combine com a decoração, também vale a dica de abrir mão dos tapetes de pelinhos, caso seja alérgico

O tapete no quarto principal pode ser disposto de várias maneiras, e de vários tamanhos: você pode preferir um pequeno, apenas ao lado da cama, ou um grande que tome todo o cômodo, como na imagem. 

Tome cuidado: qualquer um que seja posicionado ao lado da cama deve estar bem preso sobre outros móveis – ou sob a própria cama, para não se tornar escorregadio e causar acidentes.

Toque de modernidade no quarto

Para um quarto mais jovem e moderno, as cores são permitidas. Um tapete menor, com estampa mais geométrica com tons de uma única cor predominante pode funcionar muito bem em um quarto mais neutro.

Redondo em salas de jogos ou escritórios

Os tapetes redondos parecem ser uma opção mais ousada em cômodos tradicionais, mas existem alguns locais que o comportam muito bem. Boas alternativas de locais para este estio de tapete são escritórios, sala de jogos ou quaisquer outros lugares que possuam uma mesa redonda.

Tem a mesma função da sala de jantar: evitar riscos no chão, e decora de forma diferente um lugar mais moderno, mesmo que não haja a mesa redonda para acompanhar.

Já pensou em quais tapetes colocar em sua casa? Conte!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!