Como decorar sua parede com quadros

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Trabalhar com quadros na decoração de uma sala ou um quarto é trabalhar com o ecletismo e com a criatividade. De acordo com a proposta do designer e com o desejo do morador, o quadro pode ocupar uma função predominante ou complementar no ambiente. Um quadro de grandes dimensões pode ser o ponto de destaque de um décor dos mais elegantes. Por outro lado, quadros pequenos podem ser o adereço perfeito para dar aquele toque de charme pessoal a um espaço. 

O estilo dos quadros usualmente segue a linha estética e temática estabelecida pela decoração. Ambientes mais tradicionais pedem quadros com molduras e temas mais clássicos. Da mesma forma, espaços modernos e ousados trabalham com quadros na mesma linha, muitas vezes sem molduras, apenas encostados a partir de uma parede ou de um aparador. 

É possível investir em obras originais, reproduções ou mesmo pôsteres customizados – vai depender, obviamente, do orçamento destinado a estas peças e do desejo de possuir ou não uma obra autêntica e original. Vamos dar uma olhada, neste livro de ideias, em alguns exemplos de como trabalhar com quadros dentro de uma residência. São ideias criativas, interessantes e que podem ajudar você em seu projeto.

Tipos de moldura

Pode até não parecer, mas até mesmo a moldura dos quadros interfere – e muito – na atmosfera de um ambiente. Molduras pesadas trazem uma sensação de austeridade e classicismo ao ambiente. Molduras mais leves traduzem um certo aconchego e descontração. Já painéis sem molduras são a cara da modernidade. É possível escolher as molduras de acordo com o ambiente ou com o efeito que se queira dar ao espaço. Aqui nesta sala, por exemplo, temos uma série de pinturas – distribuídas de forma harmoniosa no ambiente – que contam com um passe-partout branco e molduras finas idênticas em seu design. São peças visualmente leves e despojadas, que trazem uma sensação de aconchego e familiaridade ao ambiente.

Quadros grandes

Espaços amplos e elegantes pedem uma decoração com um quadro no mesmo estilo. Neste projeto do estúdio Lage Caporali Arquitetas Associadas, temos uma sala de estilo eclético que brinca com os tons terrosos na decoração, presentes no teto, paredes e piso claros, no tapete e na grande tela que domina o espaço. Este tom de cor dá vida e aquece o ambiente. É importante pensar que tela ou quadros gigantes tornam-se imediatamente pontos de atração dentro do espaço. Por isso, é preciso estabelecer de início qual será sua atuação junto ao design. Neste caso em questão, o quadro e seu tema tropical complementam as cores e a temática da decoração, estabelecendo uma harmonia com todos os elementos da sala, principalmente com o tapete e com a mesa de centro.

Quadros pequenos

Quadros pequenos combinam com ambientes mais descontraídos, descolados e modernos. A grande vantagem de se trabalhar com quadros pequenos é que é possível criar estruturas dinâmicas das mais interessantes na parede. Na Internet, há uma série de orientações que podem ser encontradas sobre a melhor maneira de dispor os quadros na parede, trabalhando tanto com a harmonia em linhas retas e a como com distribuições aleatórias ou irregulares. Vai de cada pessoa. Uma dica das mais interessantes é, antes de colocar os quadros na parede, distribuí-los pelo chão para determinar posicionamentos e distâncias. Assim, na hora de passar para a parede, tudo fica mais fácil.

Neste apartamento do bairro Pinheiros, em São Paulo, temos espaços amplamente integrados, com uma decoração leve baseada nos tons claros. Os quadros na parede reproduzem fotografias coloridas e em preto e branco com temáticas que remetem tanto a espaços urbanos como a natureza. A distribuição dos quadros não segue uma linha específica, mas é bastante agradável e cria uma sensação de movimento irresistível.

Quadros encostados

Apartamento para um jovem casal em tons de cinza: Sala de estar  por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Apartamento para um jovem casal em tons de cinza

Helô Marques Associados

Além de ser uma tendência absolutamente contemporânea e descolada, deixar os quadros encostados é de uma praticidade sem limites. Desta forma, não é preciso se preocupar com buchas, pregos, parafusos, furos na parede e outras questões que costumam dar dor de cabeça aos moradores. Outra vantagem dos quadros encostados é que você pode trocá-los a hora que quiser. Isso estabelece uma versatilidade e um dinamismo surpreendente ao ambiente. Os quadros podem ser encostados na parede a partir do chão, do encosto do sofá, de prateleiras, mesas e aparadores. Aqui temos uma sala decorada com um inusitado quadro de arte moderna, posicionado contra a parede a partir do encosto do sofá. Os tons leves da decoração encontram seu contraste na ousada peça curva amarela e laranja e pelo quadro, cuja temática também trabalha com estas cores.

Modernos

Apartamento Vila Nova Conceição: Salas de estar modernas por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

Como dissemos, a escolha dos temas que serão expostos nas paredes de uma residência passa obrigatoriamente pela personalidade e pelo estilo do morador. Peças modernas, ousadas ou inesperadas são perfeitas para ambientes mais descontraídos e descolados. Para estas horas, uma opção das mais interessantes é selecionar quadros dos mais diversos estilos, escolas e temáticas, para criar um ambiente criativo e despojado. Nesta sala, por exemplo, temos um design que investe em peças modernas, mas que, ao mesmo tempo, joga com a nostalgia ao inserir elementos vintage como o frigobar e a vitrola. Até por isso, os quadros na parede são absolutamente inusitados e dissonantes, criando uma harmonia perfeita em um espaço que respira criatividade.

Clássicos

A atmosfera clássica e tradicional está presente em cada detalhe desta bela sala de visitas, que investe nos tons leves em sua decoração, mas ao mesmo tempo trabalha com móveis mais pesados e com elementos de cores intensas, como a mesa de centro. Para um ambiente como este, nada melhor do que ter quadros no mesmo estilo nas paredes – clássicos, com temas e molduras que se harmonizam com o décor geral da sala. Esta é uma dica bem importante para quem deseja colocar quadros na parede: pense sempre na função que você deseja para os quadros; se são complementos à decoração, o ideal é buscar temas e artistas que se alinhem ao design. Se a intenção é transformá-lo em ponto de destaque, busque obras que contenham elementos de contraste, seja nas cores ou na temática.

Viu como é fácil colocar quadros nas paredes de sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!