Utilizando um container como moradia

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

A maioria dos brasileiros sonha em ter a sua casa própria. Contudo, o custo dessa aquisição muitas vezes não cabe em um orçamento familiar, e essas famílias acabam deixando esse sonho para trás. 

Enquanto procurávamos por soluções mais baratas, nós a encontramos. Muitos têm falado sobre casas em containers. Especialmente na Alemanha, a cada dias essa tendência adquire mais e mais adeptos. Muitos de vocês devem estar intrigados com essa novidade, mas mostraremos a vocês, nesse Livro de Ideias, o quåo confortável pode ser viver em uma casa desse tipo. 

Quanto custa um container? 

O custo varia muito. Por um espaço de 12 metros de comprimento, você pagará entre 4 e 10 mil reais. Devido à impostos e conversões de moeda, podemos citar que o custo de um container inteiro sairia entre 15 e 30 mil reais. Conseguir containers novos pode ser uma tarefa difícil, portanto muitos acabam optando por containers usados, que saem ainda mais em conta.

Os containers devem ser isolados? 

Containers marítimos foram desenhados para o carregamento de cargas mais leves. Eles consistem basicamente em uma estrutura de ferro inoxidável, a qual possui uma camada e uma mão de tinta de proteção. Além disso, pode-se aplicar mais algumas camadas de proteção contra o frio, caso você esteja pensando em colocá-lo em locais onde o inverno é mais rigoroso. 

Onde você pode colocá-lo?

As regras para a instalação de um container, temporário ou não, em territórios públicos varia de região para região. O ideal seria o de instalá-lo em um espaço privado para evitar problemas com burocracias, mas você pode se informar nos escritórios que regulam esse tipo de casos em seu município.

O container

  por CSH Container Services Hamburg GmbH
CSH Container Services Hamburg GmbH

Gebrauchter 20 Fuß ContainerSeecontainer vor dem Umbau

CSH Container Services Hamburg GmbH

Na Alemanha, essa empresa, localizada em Hamburgo, vende containeres que normalmente são utilizados para transporte de materiais ou para serem transformados por arquitetos e designers em unidades de moradia.

Normalmente, os containeres que já foram transformados em casas na Alemanha foram feitos a partir de velhos containeres de carga, mas normalmente que já passaram por um processo de reforma. Alguns containers acabam até por cumprir o padrão de uso de energia como casa passiva. Mostraremos a seguir alguns exemplos do que estamos falando!

Mutação de um container

Quando alguém pensa em utilizar um container como moradia, imediatamente já pensa em algo como um grande engradado. Aqui está um bom exemplo sobre como um container pode ser transformado em uma bela casa através de reformas e adições de materiais, como janelas e portas e de vidro. 

O proprietário construiu essa casa em um terreno de 92 metros quadrados, e ela fica na Costa Rica.

Container compacto

Esse container pequenos foi transformado em moradia em 2007. Difícil de acreditar, mas ele acomoda quatro pessoas! O desejo dos moradores era o de construir uma casa que possuísse mobilidade e um preço acessível.

Container como casa para hóspedes

Esse container azul marinho mede aproximadamente 12 metros de comprimento e 2,5 de largura. Aos visitantes, é oferecido mais de 30 metros quadrados, uma área que você raramente encontrará em quartos de hotel. O container pode ser instalado sobre uma plataforma elevada, o que o deixará protegido de fatores climáticos. Uma área extra foi construída, servindo de terraço para momentos ao ar livre. 

Casas de containeres para estudantes

Esse projeto foi desenvolvido por estudantes de design, que adquiriram seis containeres de carga usados e os transformaram em suas próprias casas. De uma maneira geral, o projeto levou dois anos para ser concluído. Por dentro, é somente através das fendas de metal dobrado que podemos notar que aquilo se trata de um container. 

Essa ideia vem se difundindo amplamente em países europeu, principalmente na Alemanha. Fique ligado para ver essa novidade se espalhando por outros países e chegando também ao Brasil.

O que achou da ideia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!