Decorando a casa com ícones da cultura pop

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Decorar a casa é sempre uma tarefa árdua e delicada, que exige muitas reservas e sensibilidade, mas principalmente compreensão da sua própria personalidade para que o ambiente seja realmente uma expressão da sua identidade e das suas convicções filosóficas e profanas. Muitas pessoas expressam suas paixões e preferências artísticas ao decorar seus ambientes. Estas referências a ícones da cultura pop tem origem num movimento artístico chamado pop art, surgido na Inglaterra nos anos 50 e que se popularizou nos Estados Unidos através da irreverência e ousadia de artistas como Andy Warhol. Diferentemente da arte erudita e moderna, a pop art propunha uma nova arte que se comunicasse facilmente com o público através de símbolos e signos retirados do imaginário que caracterizava a cultura de massa e a vida cotidiana, incorporando histórias em quadrinhos, a publicidade, imagens televisivas e o cinema.

Neste artigo apresentamos ideias para a decoração e personalização de ambientes com base nas referências da cultura pop, para que você se inspire e saiba como expressar sua personalidade e incrementar as qualidades estéticas da sua casa utilizando ícones da cultura pop.

Luminária sopas campbell's

Cores e grafismos : Cozinhas modernas por Casa Habitada
Casa Habitada

Cores e grafismos

Casa Habitada

As latas de sopa campbell tornaram-se ícones da nova cultura de massa. Andy Wahrol, figura central da pop art, alterou a escala da lata de sopa campbell e transformou um objeto do cotidiano em obra de arte, numa atitude crítica ao bombardeamento da sociedade do pós-guerra pelos objetos de consumo da época. Nos dias de hoje, é possível adquirir luminárias feitas de latas de sopas Campbell, se você deseja criar um ambiente lúdico e descontraído.

Marilyn Monroe

As cores são sempre bem vindas para realçar os espaços, dissolver a monotonia de superfícies predominantemente neutras e evocar sensações. Uma das técnicas utilizadas pelos artistas da pop art é o uso de cores vibrantes e saturadas em suas obras de reprodução de imagens de personalidades do cinema e da música. Andy Wahrol tinha a Marilyn Monroe como seu ícone favorito. Até hoje, sua imagem continua sendo reproduzida, consumida e utilizada como objeto decorativo.

Moça com brinco de pérola na cozinha

  por MVRDV
MVRDV

Markthal Rotterdam

MVRDV

Seguindo os preceitos da art pop, a arte erudita também torna-se objeto de reprodução mecânica para o consumo de massa. Neste projeto, a reprodução da tela de Johannes Vermeer, Moça com brinco de pérola (1665-1966), empresta suas cores sutis e sua aparência graciosa e inocente e sua simplicidade ao ambiente da cozinha.

Papel de parede Nascimento de Vênus

Parede e pavimento  por K&L Wall Art
K&L Wall Art

Wallprint – Botticelli – Geburt der Venus

K&L Wall Art

Existem também inúmeras opções de papéis de parede que reproduzem pinturas icônicas para quem aprecia obras de arte. Esta opção permite que a pessoa apreciar na sua parede e incrementar as qualidades visuais do seu ambiente com as qualidades estéticas da reprodução da famosa pintura de Sandro Botticelli, O Nascimento de Vênus.

Almofada dos Beatles

Apartamento à beira mar: Casas modernas por MarchettiBonetti+
MarchettiBonetti+

Apartamento à beira mar

MarchettiBonetti+

Quem nunca pendurou um pôster do seu ídolo do esporte, da música, do cinema, dos quadrinhos ou de áreas afins na parede do quarto? De certa forma, tal como os artistas da pop art perceberam, os ícones da cultura popular continuam sendo objetos de consumo e emprestam suas imagens e os signos, que eles evocam, aos ambientes de nossas casas. Neste projeto o estofado do sofá foi personalizado com a figura dos Beatles. Para quem deseja recordar as suas canções preferidas com símbolos, esta é uma excelente solução e resulta num ambiente descontraído e personalizado.  

Almofada do batman

Para os fãs das histórias do homem morcego, personagem dos quadrinhos que ganhou as telas da tv, com uma série icônica dos anos 60, e mais tarde o cinema, é possível desfrutar do conforto da cama ou do sofá apegado a uma almofada que reproduz o seu símbolo. O design inusitado da almofada também é um atrativo visual lúdico e jovial para a o ambiente.

Pacman no dormitório

Suite do menino: Quarto  por Bruno Rubiano
Bruno Rubiano

Suite do menino

Bruno Rubiano

Ícone dos primórdios dos videogames, o jogo pac-man do Atari,console popular dos anos 80, fez parte da infância de muita gente e ainda hoje está presente no imaginário da cultura popular. Este projeto, suíte do menino, presta as devidas homenagens ao ancestral dos videogames, com uma super tela que reproduz a tela do jogo pac-man e com pinturas na parede que remetem também ao jogo.

Quadrinhos no dormitório

ZAAV-Casa-Interiores-1342: Quarto infantil  por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1342

ZAAV Arquitetura

Os super-heróis das histórias em quadrinhos são parte do imaginário de toda criança e também de adultos, que crescem sem perder o contato com seus personagens e histórias favoritas. Neste projeto, além de brinquedos que reproduzem super-heróis, o quarto foi decorado com brinquedos e quadros de super-heróis dos quadrinhos e criam uma atmosfera divertida, jovem e espirituosa, tal como a pop art propunha.

Qual ícone da cultura pop expressa melhor a sua personalidade ou remete a uma fase especial da sua vida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!