Uma linda casa moderna de concreto!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Antes de construir uma residência é necessário dispor de um terreno e de um projeto arquitetônico. A escolha do local é a chave para a o bem estar dos moradores e para valorização do imóvel, enquanto a qualidade tectônica da residência, definida no projeto arquitetônico, é a chave para a qualidade da obra e sua beleza e durabilidade. Quando estas duas necessidades são atendidas satisfatoriamente, o resultado só pode ser uma residência com valor agregado e provedora do bem estar e da satisfação dos seus moradores.

A Casa Wein, localizada na Costa Esmeralda, na província de Buenos Aires, Argentina, projetada pelo estúdio Besonías Almeida Arquitectos, é um exemplo do casamento perfeito destes dois fatores fundamentais, boa localização e qualidade tectônica. O projeto, situado no alto de uma duna, é rodeado de árvores centenárias e pinheiros recentes e proporcionas vistas privilegiadas da paisagem natural do entorno. Além disto, o projeto possui uma materialidade marcante, composta de alvenaria portante de concreto aparente e amplos planos de vido, que evidenciam suas qualidades materiais e seu estilo atemporal. 

Deseja conhecer com mais detalhes e apreciar as belas imagens deste projeto deslumbrante? Então nos acompanhe neste tour pela Casa Wein, uma caixa de concreto banhada pela luz natural e com vistas estonteantes para as dunas da Costa Esmeralda. 

Vistas para a paisagem

Uma das principais razões pela escolha da alvenaria portante de concreto aparente, além das qualidades estéticas, ambientais e da durabilidade do concreto aparente, foi a facilidade e baixo custo de manutenção. O concreto cria a sensação de segurança e proteção, enquanto o vidro cria a sensação de integração visual e de continuidade espacial entre o interior e o exterior.

Fachada principal

A Casa Wein foi construída na parte mais alta de uma duna de areia, marcada pela vegetação exuberante de árvores centenárias e pinheiros plantados recentemente. A residência é composta de paredes portantes de concreto aparente e cobertura plana, formando um bloco sólido e permeável pelas caixilhos de vidro, que buscam o contato visual com a paisagem natural circundante. A rampa na parte frontal, utilizada para o transporte de materiais durante a construção, serve agora de acesso para a garagem.

Fachada posterior

A fachada posterior mostra que a residência se acomoda no terreno arenoso de modo escalonado, em três patamares diferentes, como se fossem três blocos acomodados em níveis diferentes. A garagem esta situada no nível mais baixo, enquanto os ambientes sociais se situam no nível intermediário e os dormitórios se acomodam no nível mais elevado. As aberturas são protegidas por brises, verticais ou horizontais, dependendo da sua orientação em relação ao sol. Na fachada posterior, as marquises se prolongam como brises horizontais, protegendo as aberturas de vidro da incidência do sol e incrementando a plasticidade da edificação.

Living room

No nível intermediário, encontramos os ambientes sociais, sala de estar, sala de jantar e cozinha. Apesar da solidez e da aparência fria do concreto aparente da alvenaria portante, o espaço se abre quase completamente para a paisagem externa, com vista para os pinheiros que asseguram a intimidade dos moradores. Além da integração visual, os ambientes sociais se prolongam para o exterior através de dois terraços com piso de madeira, situados em ambas extremidades laterais. 

Gostaria de conhecer mais projetos que exploram as vistas para a paisagem externa para incrementar a decoração e as qualidades ambientais dos ambientes? Então leia este artigo.    

Sala de jantar e cozinha

Até mesmo os principais elementos do design de interiores é feito de concreto aparente, como a estante da sala de estar, a mesa da sala de jantar e as bancada e nichos da cozinha. O mobiliário possui portanto presença discreta, apesar do requinte de algumas peças, como as cadeiras da sala de jantar, de design elegante e contemporâneo. As luminárias de LED sobre a mesa de jantar também uma presença quase imperceptível. De dia, as superfícies de concreto aparente, das paredes e do teto, têm suas texturas ripadas em madeira ressaltadas pela luz natural abundante que invade o interior.

Cozinha

A cozinha, em estilo americana, é funcional e requer fácil manutenção e limpeza.  As bancadas e nichos são feitos de concreto, nos quais os armários planejados de madeira se encaixam. A cozinha também se beneficia com as aberturas que permeiam as fachadas laterais e trazem a luz natural e a natureza para o interior.

Mais informações e projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Quarto

Os três dormitórios estão acomodados sobre a cota mais elevada do terreno, desfrutando das vistas panorâmicas deslumbrantes da paisagem natural circundante. A paisagem verde e exuberante é que ornamenta o ambiente, contrastando com as superfícies neutras do concreto aparente com textura de ripas de madeira. No dormitório, elementos em alvenaria de concreto também servem de mobiliário, como a marquise que funciona como bancada e criado. Além da praticidade, esta solução resultou na economia com a aquisição de mobiliário, uma das exigências dos proprietários. 

Banho

No banho também predominam as superfícies texturizadas e cálidas do concreto aparente. O fato do concreto aparente dispensar acabamentos também acarretou em economia e maior rapidez de execução da obra. No banheiro foram incluídos apenas as louças, um amplo espelho e uma banheira. A luz natural também é abundante e a paisagem emoldurada pela janela torna o ambiente mais agradável e relaxante.

Terraço

Esta imagem demonstra a verdadeira vocação da Casa Wein, que é proporcionar a convivência dos moradores com a natureza. Os terraços, situados em lados opostos e compostos de deck de madeira, avançam sobre o terreno arenoso do terreno e servem como uma extensão do living room e espaços de estar e de contemplação da paisagem natural a céu aberto. 

Além das árvores centenárias existentes no terreno, novos pinheiros foram plantados, garantindo a exuberância da vegetação e a intimidade dos moradores, protegidos pela árvores.

O que você achou da decoração da Casa Wein, que conta com móveis de alvenaria e dispensa o mobiliário tradicional?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!