Dicas para deixar a casa mais iluminada

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Iluminar a vida. Tem jeito melhor de pensar na decoração do lar utilizando a luz? Com muitas alternativas e possibilidades, talvez você não tenha dado tempo o suficiente para entender o quanto é importante caprichar no conjunto de luzes que irão transformar o seu lar. Sim, luzes transformam, mudam tudo. E é para transformar o seu lar que trouxemos ideias incríveis para que você veja como algumas possibilidades funcionam muito bem para que o seu lar não deixe sua rotina sem brilho. 

Escolhendo a forma certa de utilizar a iluminação no seu lar, você pode alcançar bons níveis de economia mesmo utilizando mais de um conjunto de lâmpadas. O segredo, beste caso, é saber utilizar com inteligência a luz natural presente no ambiente. Além de poder utilizar lâmpadas, você pode ainda optar por luminárias e outras possibilidades que irão dar mais luz e cor à sua sala, banheiro, cozinha ou qualquer outro ambiente do lar que você preferir. Saber utilizar as ideias tidas aqui como referência é o segredo para ótimos resultados. Afinal, estas ideias vieram dos melhores profissionais de decoração do mundo.

Por isso, olhando tantas ideias para que o seu lar ganhe uma iluminação perfeita e faça toda a diferença no seu lar, trouxemos algumas excelentes dicas. Utilize-as e direcione o planejamento para que a troca da iluminação no seu lar seja aos poucos. Deixe sua imaginação fluir e aproveite todos os elementos que formam sua personalidade através de objetos, luzes e cores. O resultado, temos certeza, será incrível como o seu lar. Aproveite!

Como escolher o conjunto de luzes

Iluminação destaca projeto moderno de flat na capital paulista: Salas de estar modernas por Guido Iluminação e Design
Guido Iluminação e Design

Iluminação destaca projeto moderno de flat na capital paulista

Guido Iluminação e Design

A primeira dúvida que você terá, certamente será sobre o conjunto de lâmpadas a serem instaladas no seu lar. Para isto, observe muito bem como a iluminação é composta no local onde você está planejando a nova decoração através das luzes. Saiba colocar pequenas luminárias onde sombras são mais presentes e distribua pequenas lâmpadas pelo teto. A ideia é equilibrar ao máximo a forma com que a iluminação é presente no ambiente. Não deixar flashes mais pesados e nem espaços sombrios fará com que a distribuição seja perfeita. Estude o espaço disponível no seu lar e mãos a obra! O projeto na imagem é do escritório Guido Iluminação e Design, de Santos (SP), que contou com a colaboração do fotógrafo André Monteiro. 

Tipos de luminárias

Para escolher a sua luminária, defina qual o tipo de decoração você gostaria de ter. Para um estilo minimalista, escolha as luminárias embutidas no forro. Escolha entre direcionais e fixas para valorizar determinados elementos da sua decoração. Já com as luminárias pendentes são recomendadas para lares com o pé direito alto e ficam perfeitas para valorizar pequenas mesas e bancadas, utilize-as em conjunto com outros tipos de iluminação do seu lar. Os lustres são elegantes e compõem um estilo mais decorativo ao ambiente. Utilize-os como elemento central, mas reforce a iluminação com outras peças. Além destes tipos de luminárias, você encontra ainda arandelas, que são os lustres pendurados nas paredes e as luminárias em pé, decorativas e direcionadas para ambientes para leitura. Na imagem, um projeto da arquiteta Gisele Taranto, do Rio de Janeiro (RJ). 

Tipos de lâmpadas

Cozinhas campestres por Lichters Living
Lichters Living

Hofhaus 1890, Küche

Lichters Living

Entre as possibilidades de decorar o seu lar, uma atenção muito importante deve ser direcionada para os tipos de lâmpadas a serem escolhidas. Para utilizar lâmpadas com maior poder de iluminação, utilize lâmpadas de halogéneo ou fluorescentes. Com elas é possível adaptar a decoração escolhida de acordo com o espaço disponível no seu ambiente. Existem ainda algumas pessoas que buscam iluminar o seu espaço com lâmpadas incandescentes que gastam mais e têm uma vida útil mais curta. Evite este tipo de lâmpadas para não dar um tom amarelado ao seu ambiente. Se desejar, ainda, escolha lâmpadas coloridas para espaços mais vivos, como paredes com quadros e etc. 

Intensidade de luz

Para equilibrar a intensidade de luz da melhor forma no seu lar, saiba distribuir as lâmpadas e luminárias de acordo com os espaços disponíveis do cômodo a ser trabalhado. Lembre-se que a presença de um profissional é fundamental para encontrar as melhores soluções para que o resultado seja um sucesso. Saiba utilizar o teto com luminárias embutidas e lembre-se dos espaços disponíveis nos móveis do seu lar. Com eles também é possível ter uma composição mais rica. Use e abuse de lustres ou luminárias em pé, coloque o equilíbrio necessário, fazendo com que a iluminação do cômodo seja linear. Na imagem, um projeto do escritório Élcio Bianchini. 

Melhor ambiente para iluminar

O melhor ambiente para receber uma iluminação diversificada é o banheiro. Isto porque, geralmente decorado com cores claras, a utilização de poucas e bem distribuídas lâmpadas deixar o ambiente totalmente claro. Aproveite a oportunidade para fazer testes. Coloque luminárias embutidas e distribua peças pelos quatro cantos do cômodo. Verifique ao longo do dia como as luzes caem sobre o local. Aproveite as soluções encontradas para levar novas ideias para outros cômodos da casa. Na imagem, uma excelente referência do escritório Mandril Arquitetura e Interiores, de São Paulo (SP). 

Altura

Em alguns cômodos é comum encontrar tetos com formato irregular ou ainda muito altos. Para isto, é essencial tomar alguns cuidados de acordo com o cômodo a ser decorado. Para a sala, por exemplo, você deverá utilizar luminárias embutidas no espaço, distribuídas ao longo do teto ou embutidas atrás de placas de gesso. Para a cozinha, defina luminárias suspensas, se possível com cores vivas para trabalhar a criatividade do espaço. No banheiro, varie com pequenas lâmpadas. Valorize as áreas próximas ao espelho e chuveiro. No quarto, prefira luminárias e abajur próximos à cama, valorizando a cabeceira da cama como local de leitura e centralizando uma lâmpada potente no ambiente. Na imagem, uma ótima composição feita pela arquiteta Gislene Lopes, de Belo Horizonte (MG). 

Luz como decoração

Por fim, chegamos às peças decorativas que embelezam e muito o cômodo a ser enfeitado. Use e abuse da criatividade para que o espaço seja o mais belo o possível. O mercado oferece opções incríveis, como este belo conjunto de luminárias em formato de luas, que irão levar um ambiente mágico para dentro de casa, afinal, quem não gosta de apreciar um bom jantar à luz da lua. Com uma ideia estas e outras possibilidades são completas para sua casa. Deixe a imaginação fluir!

Qual seria a melhor opção para o seu lar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!