Mobiliando um escritório em casa!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Nem sempre temos tempo suficiente para tudo na vida. Mas isto as vezes chega a um limite quando o deslocamento até o local de trabalho exige várias horas, as quais devem ser feitas da mesma maneira no caminho inverso, no caminho de retorno. Entretanto, a tecnologia moderno nos permite quebrar um pouco esta logica. Ela permite que desloquemos para qualquer lugar algumas das ferramentas mais importantes de nossos ofícios, como computadores e tablets. Mas mesmo assim um lugar fixo, um lugar para que haja um mínimo de organização, comprometimento e foco é por vezes necessário. A necessidade de unir, literalmente, o útil ao agradável criou já algumas décadas o conceito de home office, o escritório em casa. Sonho de muitas pessoas, este espaço pode ser sinônimo de independência financeira para alguns e de economias gigantes de tempo para outros.

Tudo isto é muito interessante e nos desperta a curiosidade, mas por onde começar? Tendo em vista essa frequente dúvida elaboramos aqui sete dicas que te permitirão pensar este importante espaço e sua importância em uma vida independente das amarras diárias dentro de transportes públicos lotados e engarrafamentos quilométricos. Venha conosco descobrir como conceber seu escritório em casa e não deixe para amanhã a felicidade que se pode conquistar hoje!

Qual cômodo escolher?

Esta é sempre a primeira pergunta! Se desfazer da dispensa? Do quarto do futuro bebê? Da pequena biblioteca? Ou do famoso quartinho da bagunça? Uma vez que optamos por não ter um escritório externo, um escritório fora dos limites de nossas residências, não estamos dispostos a ficar desconfortáveis em nossas próprias casas, seja num ambiente que chamemos de escritório ou não. Portanto essa escolha é essencial. É vital que a iluminação seja boa e que o fluxo normal dos habitantes da casa não atrapalhe a concentração dentro do micro cosmos que se tornará o escritório.

Iluminação

Assim como a cadeira, essa é uma questão delicada devido ao tempo que você passará forçando a vista no escritório em meio ao que quer que você esteja fazendo. Diversos tipos de luz artificial ajudam na leitura principalmente para quem tem o costume de trabalhar a noite, mas nenhuma delas é tão eficiente como a luz natural. Sendo assim, complemente as necessidades com luz artificial ( de preferências as fluorescentes, pois mais econômicas), mas sempre tenha em mente que a luz natural que incidir no cômodo do escritório será uma de suas maiores aliadas na luta do dia-a-dia.

A mesa certa

Escritórios  por HollandGreen
HollandGreen

Full House Renovation with Crittall Extension, London

HollandGreen

A escolha da melhor mesa para o seu home office irá depender em grande parte da iluminação e esta irá depender do cômodo da casa escolhido. Colocar a mesa próxima a janela é o ideal para que se possa receber a maior quantidade de luz natural possível. Ela também deve se adequar às dimensões do espaço e, em alguns casos, ser desmontável, pois algumas mesas fixas, ou mesmo mesas maciças, dão muito trabalho na hora de montar e desmontar, na hora de colocá-las no cômodo do escritório. A imagem acima mostra um projeto de Holland and Green que resume perfeitamente a ideia de mesa desmontável e eficiente.

A cadeira certa

ESCRITÓRIO DE UM ADVOGADO: Escritórios  por Dani Santos Arquitetura
Dani Santos Arquitetura

ESCRITÓRIO DE UM ADVOGADO

Dani Santos Arquitetura

Eis aqui um dos itens mais importantes de todo um home office. Ela será sua companheira, sua parceira, sócia e melhor amiga durante muito tempo: a cadeira. Você irá passar muitas horas nela e irá mudar de posição infinitas vezes. Sendo assim, é melhor que ela seja extremamente confortável! Algumas cadeiras são desenvolvidas especialmente para quem passa muitas horas nelas e são extremamente eficientes, ajustáveis e adaptáveis. Escolhe bem, pois se ela não for sua amiga então ela poderá ser apenas uma cruel inimiga com suas costas.

Armazenamento

Em seu escritório você terá livros, arquivos e demais coisas que vão remeter diretamente ao seu ofício. Você precisará guardá-las em algum lugar. Em primeiro lugar tenho sempre consciência que um home office normalmente não é tão espaçoso como um escritório comum, portanto nada de colocar coisas que não vai necessitar de fato. Selecionadas as coisas necessárias, prateleiras bem organizadas e gavetas colocadas em lugares estratégicos para poderem ser alcançadas facilmente são essências para a eficiência de um escritório em casa. Sem esse tipo de organização fica impossível ter controle sobre todo o processo.

Cores

Escritório de Arquitetura Passo3: Escritórios  por Passo3 Arquitetura
Passo3 Arquitetura

Escritório de Arquitetura Passo3

Passo3 Arquitetura

Lembre-se: você está dentro de sua casa. Se você mora com sua família, o escritório também é da conta deles e as preocupações deles quanto a casa também incluem o escritório. Então porque não coloca-lo em consonância com o resto da residência? Trabalhar as cores do espaço é uma ótima maneira de fazer isso. Utilize a paleta de cores predominante na casa e, em ponto específicos, destaque alguns móveis de modo a conferir caráter especial para este ambiente especial. Vide a imagem acima onde uma almofada amarela e uma escrivaninha da mesma cor alteram o ambiente mais contido ao redor. Este é o poder da cor.

Acessórios

Os acessórios de um home office podem incluir uma infinita gama de coisas. Desde grampeadores e elásticos, até pequenas luminárias e pesos de papel. Fora estes acessórios de mesa, alguns acessórios podem ficar espalhados pelo ambiente como um pufe ou um pequeno banco. Uma conversa com um cliente, por exemplo, em tom menos formal do que seria em um escritório comum pode vir a seduzi-lo e se tornar uma arma na conquista de novos territórios. Acessórios bem posicionados e escolhidos não só por sua utilidade, mas também por sua composição estética, podem ser grandes aliados no sucesso de seu negócio.

Gostou destes escritórios para sua casa? Então leia este artigo e continue se surpreendendo. 

Aproveitou nossas dicas? Deixe um comentário dizendo o que mais gostou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!