O papel das cores na arquitetura

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

As cores não são só elementos decorativos. As cores são sobretudo elementos arquitetônicos, como a escala, a estrutura, a vedação, a materialidade e a luz natural. Na pintura, as cores têm um papel essencial. O azul nas telas de Johannes Vermeer, como na Leiteira(1657-1958) ou na Mulher de azul, lendo uma carta (1664), possui uma expressividade singular, destaca formas e volumes e cria uma atmosfera de serenidade. Obviamente, as cores são fenômenos ópticos e dependem da luz para existirem. Portanto, a luz é o elemento primordial nesta relação, cujo resultado final é conhecido como a cor.  

Assim como na pintura, as cores podem ser utilizadas na arquitetura para enriquecer nossas experiências sensoriais e emotivas. Neste artigo, reunimos soluções criativas que exploram o uso das cores para  incrementar as sensações e as experiências humanas.

O vermelho como transitório

Salas de estar tropicais por Kaaten
Kaaten

Cortinas verticales de salón – Kaaten

Kaaten

Quando utilizado em excesso, o vermelho pode provocar excitação e nervosismo. Quando utilizado de modo equilibrado, confere ao ambiente calor e elegância. Neste projeto, a persiana vermelha, por ser um elemento retrátil, confere ao vermelho um ar de transitoriedade e ao mesmo tempo pode fornecer diferentes níveis de incidência da luz natural.

Portas pivotantes e planos giratórios

Vista interna da galeria de arte.: Arte  por Humberto Hermeto
Humberto Hermeto

Vista interna da galeria de arte.

Humberto Hermeto

Neste projeto, as portas pivotantes em mdf pintada de vermelha funcionam como planos móveis que ora descortinam a vista para a paisagem externa ora funcionam como plano de fundo vermelho estimulando a sensação de calor e de vitalidade do ambiente.

Plano fixo laranja

Neste projeto, a cor laranja aparece como plano de fundo fixo e plano da convergência de olhares da sala de estar. De acordo com a cromoterapia, a cor laranja é uma cor quente que estimula a criatividade.

O amarelo como exceção

A cor amarela é muito utilizada para estimular a comunicação e as atividades mentais, como o raciocínio. Portanto, em ambientes sociais como salas de estar, o uso do amarelo pode contribuir para a experiência sensorial e emotiva vivenciada entre amigos e familiares. Neste projeto, o predomínio do branco e de detalhes na cor preta, como o sofá e a coluna, realçam a presença do amarelo, que dá mais luminosidade ao ambiente

O amarelo como regra

Apartamento Jardim Botânico:   por Chicô Gouvêa - Arquitetura
Chicô Gouvêa – Arquitetura

Apartamento Jardim Botânico

Chicô Gouvêa - Arquitetura

Além da visão, a cor amarela também estimula sentidos como a audição. É a cor do sol. Portanto, é a cor que traz brilho e vida aos ambientes. Neste projeto, o predomínio do amarelo e a sensação de calor que ele traz são suavizados pelo piso na cor preta e pelos móveis de madeira.

Plano de fundo verde

Salas de estar modernas por homify

O verde é a cor que menos cansa a vista, porque não incide muita luz, e que acalma o sistema nervoso. Portanto, é a cor recomendada quando se busca o equilíbrio emocional. Neste projeto, combinado com piso de madeira e paredes brancas, o plano de fundo verde traz tranquilidade ao ambiente e ameniza o excesso de estímulos visuais emitidos pelo aparelho de televisão.

Efeito degradê

Parede e pavimento  por MUES design
MUES design

Papier peint Séraphine – Collection CELESTE

MUES design

Uma maneira de aplicar determinada cor no ambiente e não causar nenhum incômodo visual pelo excesso é a utilização do efeito degradê, que suaviza o predomínio da cor escolhida e ao mesmo tempo realça sua presença e a presença da luz.

Papel de parede da cor azul turquesa

Os papéis de paredes, além de explorarem diferentes texturas e estampas, também trabalham com as influências que as cores exercem na nossa forma de percebermos o ambiente construído. Neste projeto, o papel de parede com linhas horizontais empresta as qualidades estéticas e sensorias da cor azul turquesa para criar um espaço calmo e revigorante.

Cozinha de múltiplas cores

Por fim, os móveis também podem possuir múltiplas cores e colorir os espaços nos quais estão inseridos. Neste projeto os armários coloridos resultam em uma cozinha mais descontraída e alegre. Além disto, a cor azul, que predomina, transmite paz e serenidade.

Como as cores influenciam ou enriquecem suas experiência sensoriais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!