Preparando seu jardim para o inverno

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Todos os elementos de um espaço sofrem com a mudança de temperatura, seja essa mudança a que ocorre em um período curto, como de um dia para o outro, ou a mudança das estações ao longo do ano. O sol incide de maneira diferente, as chuvas são mais ou menos frequentes, mais ou menos intensas, o ar mais ou ou menos úmido. A vegetação, entretanto, sofre os efeitos dessa mudança mais do que os outros elementos. Ela é arquitetura, é decoração e são objetos de admiração em nossos espaços, porém, também são seres vivos e, assim, são intensamente afetadas pelas condições climáticas e pelo micro-clima local. Então, como preparar um jardim para estas mudanças de temperatura? Ou melhor: como preparar um jardim que possa resistir ao inverno, estação onde normalmente as plantas recebem maio impacto devido a baixa resistência ao frio que muitas das nossas (principalmente as tropicais) possuem.

A amplitude de temperatura em nosso país é muito grande, bem como nosso território, e se faz impossível  recomendar uma abordagem para cada local e todas as suas especificidades, mas é totalmente plausível dar dicas de como proceder melhor ao esperar que o gelado inverno visite seu jardim. Mostraremos neste artigo seis dicas que lhe ajudarão demais na hora de conceber um jardim completamente composto de vegetação resistente ao inverno brasileiro e, ao final, você vai perceber que estás táticas vão muio além do simples ato de jogar uma semente no chão e vê-la germinar!

Prepare as plantas para a geada

A primeira dica para jardins que serão feitos em lugares sujeitos a climas muito frios em certas épocas do ano e até mesmo geadas é muito simples: escolhe com sabedoria as espécies vegetais que vai usar! A dica é simples mas o processo nem sempre é desta maneira devido as implicações botânicas que existem. Uma dica muito segura é se utilizar de algumas plantas que crescem em países sujeitos a esses climas, como França ou até mesmo Inglaterra. A Lavanda, muito comum na França e presente na imagem acima (a planta roxa à esquerda) pode ser uma boa opção, assim como as chamadas suculentas, pois resistem bem a estes climas.

Levante a espécies mais delicadas

Jardim vertical exclusivo desenvolvido para o projeto, na estar da varanda.: Jardins de inverno modernos por Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores
Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores

Jardim vertical exclusivo desenvolvido para o projeto, na estar da varanda.

Lucio Nocito Arquitetura e Design de Interiores

De fato algumas espécies são mais frágeis que outras por sua própria constituição botânica. Uma vez tiradas de seu ambiente natural, onde tem todas as condições para sobreviver e estão adaptadas ao seus próprio clima, elas podem sofrer com o processo de adaptação e acabar ficando sem vida com o passar do tempo, especialmente numa época fria. Uma excelente dica é elevar as plantas mais frágeis, colocando-as penduradas por ganchos ou mesmo junto às paredes. Desta maneira, as possíveis geadas não irão se acumular nelas com tanta facilidade e ela terá mais chances de resistir às queimaduras que o frio pode, ironicamente, proporcionar.

Manutenção do gramado

Jardins coloniais por arQing
arQing

MEXICAN PATIO

arQing

O gramado é sempre uma peça importante em qualquer jardim de médio a grande porte. Uma área onde é possível sentar, correr e pisotear de maneira geral. É extremamente importante que ele esteja bem nutrido, pois, sendo uma planta que não podemos deslocar de um local para o outro, está sujeito a sofrer as consequências de uma geada mais intensa. Para cuidados mais atentos com o gramado e sua saúde, é interessante adicionar à sua terra Nitrogênio, Fósforo e Potássio (o famoso NPK), nutrientes que poderão fortalecê-lo contra as intempéries e até mesmo torná-lo mais vistoso.

Faça um composto de folhas

Jardins modernos por Vivero Sofia
Vivero Sofia

Jardin con laja y corteza de pino

Vivero Sofia

Exite uma quantidade quase infindável de diferentes espécies vegetais e todas elas tem alguma característica, algum peculiaridade que só pertence a elas. Seja uma flor, uma cor especial na folha ou até mesmo frutos, elas tem sempre algo a oferecer para a beleza de nossos jardins. Algumas delas soltam folhas e flores ao longo do ano e o inverno é uma das épocas preferidas para tal acontecimento. Estas mesmas folhas podem servir de adubo para o jardim, evitando desperdício e reaproveitando o que o jardim oferece.

Recepiente de compostos

As folhas coletadas que comentamos na imagem acima podem ser usadas para a criação de compostos. Estes compostos servem para nutrir o jardim e são um grande aliado durante a guerra que é manter o jardim através de épocas adversas como normalmente é o inverno, principalmente se nele existirem plantas que respondem de maneira delicada ao frio. Os compostos podem ser feitos de maneira caseira ao serem colocados num recipiente com um pouco de água e deixados maturar durante algum tempo. Mas cuidado com o ponto, pois se muito tempo passar ele pode estragar e aí então você irá obter o efeito oposto ao belo jardim projetado por Belimov na imagem acima.

Seja gentil com a vida selvagem (alimente os pássaros)

Jardim  por Olaf Riedel
Olaf Riedel

Vogelhausbirdhouse DIN A4

Olaf Riedel

A ave-fauna presente num jardim é sempre sinal de que ele está saudável. Portanto, incentivar que ela compareça ao seu jardim pode ser uma maneira de testá-lo quando ao micro meio ambiente que ele forma. Isto se constituirá em grande importância quando o inverno passar e for preciso ver em qual estado ele se encontra. Sendo assim, não recuse algumas sementes de girassol, linhaça ou alpiste em pequenas aberturas, assim como pequenos pedaços de fruta ou legumes. Seu jardim ficará mais belo e atrairá um outro tipo de beleza para ele que só o bater de asas de um passarinho pode proporcionar!

Gostou? Então se delicie com mais este artigo sobre um jardim perfeito e dê asas a sua imaginação!

Essas dicas foram úteis? Conte mais para nós sobre o que você achou e a sua experiência com jardins!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!