Como aproveitar os benefícios da luz natural

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Embora o observador comum e desatento não perceba, a luz natural é um dos principais elementos da arquitetura, exercendo um papel fundamental na revelação das formas, texturas e cores de edifícios e objetos. Além disto, a luz natural também é essencial para a saúde dos indivíduos, pois estimula o corpo e a produção de vitamina D, por exemplo. Como a luz do sol é um recurso natural inesgotável e gratuito, faz-se necessário seu aproveitamento adequado nos ambientes construídos, afim de reduzir o consumo energético com a iluminação e tornar os ambientes mais confortáveis e agradáveis. 

Neste artigo apresentamos exemplos de como aproveitar a iluminação natural de forma eficiente para reduzir o consumo de energia e ainda se beneficiar com as qualidades estéticas do papel cênico da luz natural.

Luz e ventilação natural

Residência em Itaúna - MG: Cozinhas modernas por Beth Nejm
Beth Nejm

Residência em Itaúna – MG

Beth Nejm

Neste exemplo, amplas aberturas laterais de portas de correr de vidro combinadas com um jardim interno proporcionam iluminação natural abundante e criam um espaço mais fluído e confortável. Uma marquise protege os planos de vidro laterais da incidência direta do sol, evitando o desconforto do aquecimento do ambiente.

Jardim de inverno

Jardins entre as salas: Lojas e imóveis comerciais  por DUET ARQUITETURA
DUET ARQUITETURA

Jardins entre as salas

DUET ARQUITETURA

O jardim de inverno é uma das maneiras de trazer a luz natural para os ambientes. Neste projeto, assinado por Duet Arquitetura, o jardim de inverno proporciona luz natural abundante para os ambientes a sua volta e além da iluminação natural, esta solução fornece vistas agradáveis e privilegiadas para a vegetação presente no jardim.

Poço de luz

Edifício Sabará: Lojas e imóveis comerciais  por MM18 Arquitetura
MM18 Arquitetura

Edifício Sabará

MM18 Arquitetura

Neste projeto, a luz natural é utilizada para iluminar os ambientes através de um vazio, um jardim interno de pedras, situado entre os dois volumes principais do edifício, pelo qual a luz invade o interior de todos os ambientes. Metaforicamente, o vazio representa o volume preenchido pela luz. 

Claraboia

Uma das muitas maneiras de aproveitar a luz natural é através de aberturas superiores, as chamadas claraboias, que permitem a entrada da luz natural da abóbada celeste e aproveitamento da luz natural durante o dia todo. Neste projeto a claraboia além de trazer a luz natural para o interior da residência, permite o cultivo de plantas no jardim, que traz luz, vida e cores para o ambiente, tornando-o mais agradável. 

Pátio interno

Terraço, piscina e sala de estar: Terraços  por Tacoa
Tacoa

Terraço, piscina e sala de estar

Tacoa

Este projeto faz uma interpretação contemporânea dos tradicionais pátios internos. O pátio, ao redor do qual os espaços estão organizados, serve para trazer a iluminação natural para o interior da residência e para ventilar naturalmente o ambiente. Além da abertura zenital, na cobertura, a água da piscina e da jacuzzi contribui para elevar a umidade, proporcionando maior conforto.

Cobertura retrátil de vidro

Neste projeto, a piscina situada dentro da casa recebe luz natural abundante que invade o espaço através de uma cobertura de vidro retrátil, que permite a ventilação natural e a proteção durante os dias chuvosos ou frios.

Grandes aberturas

Neste projeto, uma generosa abertura lateral permite a entrada da luz natural, filtrada pelo pergolado sobre o jardim externo que permite apenas a passagem da luz difusa. As cores também influenciam bastante a iluminação dos ambientes. Portanto, priorize paredes e pisos de clores claras para otimizar a difusão da luz natural e reduzir os gastos com a iluminação artificial. Para obter mais informações sobre como tornar sua casa mais ecológica, leia este artigo.  

Planos de vidro

Casa | LM |: Salas de estar modernas por Marcos Bertoldi
Marcos Bertoldi

Casa | LM |

Marcos Bertoldi

Existem materiais e revestimentos que favorecem o aproveitamento da luz natural. O vidro é um ótimo exemplo de material que permite a passagem da luz e seu aproveitamento para minimizar o uso de luz artificial durante o dia, quando a disponibilidade de luz natural é abundante. Neste projeto, portas de correr composta de planos de vidro temperado filtram a luz natural e permitem também a ventilação natural, evitando o aquecimento do ambiente e o desconforto térmico. Para mais informações sobre este projeto, leia este artigo.

Elemento cênico

Studio R: Estádios  por Studio MK27
Studio MK27

Studio R

Studio MK27

Neste projeto a luz natural é filtrada por painéis de madeira que quebram a luz e produzem um jogo de sombras dinâmico no ambiente, evidenciando não apenas a função da luz de revelar as formas e texturas, como também a função cênica da luz, como elemento construtivo e ornamental.

Banho de luz

Além dos benefícios relacionados à saúde e à redução do consumo de energia, a luz natural deixa os ambientes mais agradáveis e realça suas qualidades materiais. Não há maneira mais revigorante e gostosa do que tomar um banho de manhã neste banheiro com paredes revestidas de pedras iluminadas pela luz que invade o espaço pelo teto e pela abertura lateral? Mais informações sobre banheiros, você encontra nesta seção

Quais destes ambientes cheios de luz lhe agrada mais? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!