Design ecológico: novos usos para velhos objetos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Uma das consequências do desenvolvimento industrial e da produção em massa foi a democratização do consumo. No entanto, com a sociedade do consumo surgiu também a cultura do descarte. Nós nos acostumamos a utilizar coisas e a descartá-las quando julgamos não precisar mais delas, como se fosse possível fazê-las desaparecer do planeta e anular o impacto causado ao meio ambiente resultante do seu processo de fabricação. Já é hora de nos conscientizarmos de que os recursos dos quais dispomos são finitos e de que tudo é reutilizável ou reaproveitável. Portanto, em tempos de crise energética e desenvolvimento sustentável, a reciclagem e o reaproveitamento de objetos inutilizados surgem como uma alternativa indispensável para o design e para a arquitetura.  

Neste artigo, você verá exemplos surpreendentes do reaproveitamento de velhos objetos, que graças à conscientização e criatividade de profissionais brilhantes, ganharam nova vida e novas funções.

Uma nova estante

Uma escada de madeira esquecida na despensa ou cujo uso é esporádico pode dar vida a uma estante charmosa e prática simplesmente com a adição de algumas prateleiras. A nova estante pode decorar o escritório, a sala, a cozinha, o quarto ou qualquer ambiente da casa, desde que combinada com os demais mobiliários ou com a atmosfera do lugar.

Uma nova caixa de brinquedos

Casa  por ECOdECO Mobiliario
ECOdECO Mobiliario

OLIVO revistero cajas fruta

ECOdECO Mobiliario

Aquelas caixas de madeira que nós nos acostumamos a utilizar apenas para transportar mercadorias, quando reinventadas, podem dar vida a novos móveis, atender a diversas necessidades funcionais e ainda decorar os ambientes. Neste exemplo, a caixa de madeira foi reaproveitada como caixa de brinquedos, que além de contribuir com o meio ambiente, contribui com a organização e com a decoração do quarto.

Uma nova estante

Neste outro exemplo, quando adaptadas e rearranjadas, as caixas de madeira podem ser convertidas em uma estante com design simples e elegante. 

Um novo sofá

Jardim  por ECOdECO Mobiliario
ECOdECO Mobiliario

ALMANZOR sofá palets. 120x80cm

ECOdECO Mobiliario

Paletes são estrados de madeira que auxiliam no transporte de cargas. Porém, sua utilização como móvel, camas, mesas de centro, sofás, tem se popularizado e evoluído. Neste exemplo, além do reaproveitamento do palete, novos elementos foram adicionados para dar vida a um sofá moderno e elegante.

Uma nova poltrona

  por homify

Só no Brasil, o descarte de pneus velhos atinge anualmente cerca de 20 milhões de unidades. A recauchutagem, adição de nova camada de borracha no pneu, é uma alternativa para o descarte de pneus e para minimizar o impacto ambiental. No design e na arquitetura, estes materiais também podem ser reaproveitados. Salvador Dalí já havia utilizado pneus velhos para revestir e decorar colunas. Neste exemplo, pneus inutilizados deram vida a uma nova e despojada poltrona.

Uma nova luminária

Sala de estar  por Onkel Edison
Onkel Edison

​Lila Friseurlampe – Upcycling Design

Onkel Edison

A indústria desenvolve e lança constantemente novos produtos, mais modernos e atualizados, tornando os velhos produtos rapidamente obsoletos. Daí a necessidade de soluções criativas para o reaproveitamento destes objetos. Neste exemplo, um antigo vaporizador de salão de beleza foi convertido em uma luminária, ideal para uma decoração vintage e despojada.

Um novo aparador

Frequentemente ouvimos que a produção de petróleo atingiu tantos milhões de barris de petróleo. Os barris estão associados diretamente ao armazenamento de petróleo. Mas com a criatividade, estes objetos podem ser transformados em peças sofisticadas de decoração, como neste exemplo, em que o barril de petróleo cumpre a função de aparador e contribui com a qualidade estética do ambiente, dando lhe um aspecto industrial e arrojado.

Uma parede nova

Além do design de mobiliário, a arquitetura também pode contribuir com a redução do impactoambiental no setor construtivo, com o uso de materiais locais de baixo consumo energético, o reaproveitamento de materiais e adição de soluções sustentáveis. Neste projeto, os tijolos à vista que revestem a parede foram reaproveitados de uma demolição.

Um piso novo

Neste outro exemplo, madeira de demolição foi reaproveitada para revestir os pisos da sala de estar, da sala de TV e dos dormitórios, realçando o aspecto rústico e natural, combinado com outros materiais de revestimento naturais como a pedra, resultando em ambientes com aparência moderna e uma atmosfera íntima e acolhedora. 

Uma moradia nova

Casas modernas por homify

E, neste último exemplo, um container foi adaptado e convertido em espaço habitável, o que evidencia as ilimitadas soluções criativas para o reaproveitamento de materiais e objetos no design e na arquitetura a fim de contribuir com um desenvolvimento sustentável, sem prejuízo das qualidades funcionais e estéticas destes novos objetos.

Uma moradia nova

E, neste último exemplo, um container foi adaptado e convertido em espaço habitável, o que evidencia as ilimitadas soluções criativas para o reaproveitamento de materiais e objetos no design e na arquitetura a fim de contribuir com um desenvolvimento sustentável, sem prejuízo das qualidades funcionais e estéticas destes novos objetos.   

Você já descartou algo que poderia ter sido reaproveitado em uma nova função ou já reaproveitou algo velho e deu-lhe vida nova?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!