10 luminárias de teto must-have

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Existem algumas invenções com as quais já estamos tão habituados que nem nos damos conta da sua importância e papel extraordinário para o nosso bem-estar e comodidade. Você já imaginou a sua vida sem energia elétrica? Quanto o nosso conforto deve a esta invenção magnífica, que nos permitiu avanços significativos e diversas criações que dependem substancialmente da energia elétrica. 

Obviamente, necessitamos de iluminação artificial para o desempenho de nossas atividades, mas, para muitos de nós, não basta apenas uma lâmpada, é preciso uma peça de design com a qual nos identificamos ou que nos comunique ideais que valorizamos. Por esta razão, artistas e designers estão sempre em busca de inovações e criações que atendam a este anseio por peças que atendam a nossas necessidades, mas que também realcem a decoração e expressem a nossa personalidade.  

Neste artigo apresentamos 10 luminárias must have, itens obrigatórios, para quem deseja iluminar a casa com muito estilo e elegância.

Transparente

Este pendente acrílico transparente é uma peça charmosa e elegante. A peça importada também está disponível no mercado brasileiro e pode destacar e realçar a decoração de qualquer ambiente, como salas de jantar. 

Cloud

A natureza é fonte inesgotável de inspiração. Hoje em dia existe até luminária em forma de nuvem. Na verdade, a Cloud é uma lâmpada interativa com diversas funções, como sistema de áudio e efeitos luminosos que imitam uma nuvem de tempestade, que o usuário controla através de um controle remoto. Portanto, a sua função é mais cenográfica e midiática.

Rede

Lounge do Hotel Casa Cor Rio 2012: Paredes  por Gisele Taranto Arquitetura
Gisele Taranto Arquitetura

Lounge do Hotel Casa Cor Rio 2012

Gisele Taranto Arquitetura

Começamos com uma ideia simples para demonstrar que a criatividade é o maior valor que se pode agregar a um produto, já que expressam habilidades humanas, como sensibilidade e originalidade. Neste exemplo, pequenas redes suspensas no ar por cabos, servem de suporte para pequenas lâmpadas. A solução criativa deixou o ambiente com uma atmosfera simples e elegante. 

Flores

Sala de estar  por MacMaster Design
MacMaster Design

Lotus Pendant Light

MacMaster Design

Outra luminária inspirada na natureza, esta solução buscou recriar flores gigantes que flutuam no ar. E, pode ser utilizada para dar aos ambientes uma atmosfera mais delicada e intimista. O conjunto de luminárias realça ainda mais a sensação de se estar no meio de bosque ou jardim cercado de imensas flores luminosas.

Taraxacum 88

A taraxacum 88 é uma criação de 1988 projetada então por Achille Castiglioni, designer italiano, e produzida pela Flos. A peça é composta de triângulos equiláteros em alumínio brilhoso, presos uns aos outros, que resultam em uma forma próxima a de uma esfera: o icosaedro, composto por 20 faces. A estrutura portante para fixar as lâmpadas suporta por módulo de 3 a 10 unidades, bulbo transparente com o filamento visível. A maior versão da Taraxacum tem 200 lâmpadas incandescentes na sua estrutura.

Vidro soprado

  por Lasvit
Lasvit

LASVIT

Lasvit

Esta luminária foi lançada na famosa e influente Feira Internacional de Design de Milão, em 2014. Chamada de Alice, a peça é uma verdadeira escultura luminosa, resultado da técnica de vidro soprado e claro, do talento indiscutível do artista e designer Petra Krausová. Com uma obra de arte destas, qualquer ambiente se torna mais elegante e sofisticado.

Lustre Baccarat

O lustre Baccarat, do famoso designer francês Philippe Starck, verdadeira grife, já é uma peça icônica do design contemporâneo e se adapta aos mais diversos ambientes. Neste projeto, o lustre de aparência luxuosa e extravagante, deixa a sala de jantar mais atraente e elegante. Mais informações sobre salas de jantar, você encontra aqui.

Copper Shade Pendente

APARTAMENTO 300m2 - CASA FORTE- RECIFE-PE: Salas de estar modernas por ROMERO DUARTE & ARQUITETOS
ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

APARTAMENTO 300m2 – CASA FORTE- RECIFE-PE

ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

A luminária Copper Shade Pendente, feita em bronze polido, é uma peça única e uma das principais criações do designer britânico Tom Dixon, fundador e proprietário da jovem marca que leva seu próprio nome. Tom Dixon é criador de móveis e luminárias e se inspira na tradição e herança cultural inglesa. Suas peças se adequam a todos os ambientes e estão, claro, disponíveis no Brasil. Neste projeto, a luminária de cobre marca o espaço da sala de estar e deixa o ambiente mais sofisticado. 

Reinvenção

Apartamento Vila Nova Conceição : Gabinete  por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Apartamento Vila Nova Conceição

Asenne Arquitetura

design ecológico também dá a suas contribuições valiosas para a criação de luminárias originais através do reaproveitamento de objetos e materiais que adquirem novas funções. Neste projeto, de autoria de Asenne Arquitetura, garrafas são reaproveitadas como luminárias, criando uma solução delicada e autêntica e deixando o ambiente mais despojado e delicado. 

Jardim suspenso

Por fim, esta luminária original e inusitada combina a função de luminária e jardim, criando um jardim luminoso e suspenso. Vasos de cristais servem para abrigar lâmpadas e plantas. A combinação deixa qualquer ambiente mais agradável e atraente. 

Quais destas luminárias você gostaria de adquirir para incrementar a decoração da casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!