​Adote um espelho d’água em 2015

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Espelho d'água é um recurso ornamental utilizado para refletir na água o ambiente ou objetos no seu entorno, como o próprio nome diz. De modo geral um espelho d'água distingue-se pela sua pouca profundidade, aproximadamente entre 20 cm e 50 cm. Porém, quando se fala em espelho d'água quem não vislumbra as imagens de monumentos como o Taj Mahal, os Palácios de Niemeyer em Brasília, como o Palácio do Alvorada, o Pavilhão alemão, de Mies Van der Rohe, e tantos outros, que têm suas encantadoras silhuetas refletidas na água, como se eles, os espelhos d’água , tivessem o poder de multiplicar pelo dobro a beleza ao seu redor?

Quem não desejaria ter um espelho d'água em sua casa e transformá-la em um lugar mais acolhedor, confortável e deslumbrante? Inspire-se nas ideias a seguir e faça de 2015 o ano em que um espelho d'água invadiu sua casa e multiplicou a beleza e o charme do seu ambiente.

Águas reluzentes

Estes elementos decorativos podem apresentar as formas mais variadas, orgânicas e livres até formas geométricas rígidas, dependendo do contexto nos quais estão inseridos e da linguagem que se deseja estabelecer. Neste projeto de Hanazaki Paisagismo, o espelho d'água apresenta arestas irregulares, que dão um caráter mais natural à paisagem. Além do espelho d'água reluzente, 700 mudas de bambu (Phyllostachys aurea), duas cerejeiras, uma magnólia, uma jabuticabeira e um ipê roxo, pedras mergulhadas na água e mobiliário rústico de madeira complementam o projeto. As luzes de LED fazem a ponte entre a atmosfera do campo e o mundo contemporâneo.

Lago artificial como espelho d'água

Como a sua função primordial é refletir e realçar a paisagem e os objetos que os circundam, os espelhos d'água são mais utilizados em espaços ao ar livre, pois o efeito da combinação da reflexão da paisagem do entorno e do céu cria verdadeiros espetáculos visuais. Porém, é necessário atentar para alguns detalhes. Espelhos d'água também precisam de equipamentos para funcionar, como os filtros e a bomba de circulação. Deve-se prever no projeto espaços para casa de máquinas e pontos de água, luz, se houver iluminação, e drenagem. Além disto, eles requerem também cuidados especiais quanto à impermeabilização do solo. Portanto, o auxílio técnico profissional é indispensável, principalmente quando não previsto no projeto arquitetônico original, pois é preciso analisar a capacidade do solo de suportar a carga adicional da água.

Espelho d'água com cascata

A água contida em um espelho d’água pode estar em movimento ou em repouso. Quando a água está em repouso, a imagem refletida é mais nítida. Quando se deseja que a água se movimente, pode-se utilizar recursos como cascatas e chafarizes, que além de criarem ondulações na água e aquele barulho agradável da agitação das ondas, podem criar efeitos visuais surpreendentes, inclusive combinados com o projeto de iluminação. Neste projeto, de SBPR Arquitetos, criou-se um ciclo de águas que inicia-se na piscina, elevada a 6 metros de altura, passando pelo espelho d’água na cobertura do pavimento superior até atingir o espelho d’água no térreo. Além do visual deslumbrante da rica composição de espécies tropicais e da água, a solução resultou em temperaturas mais amenas e maior umidade no ambiente e no interior da edificação, totalmente integrado ao denso jardim tropical. 

Espelho d'água e jardim

Neste projeto o espelho d'água, com fundo de pedras, serve como um lago ornamental para o jardim, para os quais os quartos da casa se abrem. Além disto, a água ajuda a refrescar a brisa e contribui com a umidade do microclima. Em um país de clima tropical e quente como o Brasil, é importante o uso de recursos que otimizem o conforto térmico. Mais informações de projetos conceituais que unem conforto e convivência com a natureza, você encontra aqui.

A exuberância da natureza ao seu dispor

Neste projeto, o espelho d'água é o elemento central da casa, ao redor do qual os ambientes estão distribuídos e abertos, e protagoniza um espetáculo cheio de vida e coloca à disposição do observador toda a exuberância da natureza. Uma das vantagens do uso de espelhos d'água é trazer mais vida e tranquilidade aos ambientes. Eles podem abrigar plantas e  peixes de pequeno porte. Neste caso, quando se pensa na criação de peixes nestes ambientes, é importante atentar-se para detalhes técnicos como profundidade e área mínima exigida por cada espécie.

Integração com a piscina

Como demonstramos, um espelho d'água pode cumprir inúmeras funções. Além de incrementar o aspecto visual e fornecer uma paisagem natural mais agradável e revigorante, o espelho d'água pode melhorar o microclima local, provendo maior umidade e ventos mais frescos, e servir de espaço de lazer, quando integrado a piscina, como neste projeto, no qual o espelho d'água e piscina se fundem e é possível caminhar sobre as pedras, imersas na água, que os delimitam.

Portanto, procure um profissional técnico competente e aproveite o ano de 2015 para realizar o sonho de ter um espelho d’água na sua casa para refletir a beleza ao seu redor e encantar-se a cada dia de novas maneiras.

Quem não sonha em ter um espelho d’água em casa e transformá-la em um lugar mais acolhedor, confortável e deslumbrante?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!