7 telhados rústicos para inovar na construção da casa

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
homify Varandas, alpendres e terraços campestres
Loading admin actions …

Os telhados geralmente são esquecidos ao pensar no projeto de uma casa. Os novos donos de uma propriedade podem não entender sobre o assunto ou realmente deixados de lado na hora da construção ou reforma, e acabam escolhendo o modelo mais simples e tradicional. Mas você já pensou que os telhados podem ser uma ótima oportunidade para dar o estilo desejado em sua casa.

Se você é mais rústico e está construindo ou quer reformar sua casa baseada nesse estilo, o telhado é mais um item que deve ser levado em consideração para dar um grande destaque em sua casa, desde a visão de fora. Veja alguns telhados diferentes e rústicos para fugir do tradicional e ousar na aparência de sua residência.

1. Palha

A casa bela e sofisticada com certeza ganha um ar completamente novo com o telhado de palha. 

O contraste da parede clara com a estrutura de portas e janelas em preto lembra uma estrutura mais moderna e sofisticada, mas o efeito é quebrado de maneira interessante pelo telhado de colmo, uma espécie de palha. O material do telhado ainda conversa com a natureza, bastante presente em torno da propriedade.

Os móveis da área externa contribuem para mesclar os estilos rústico e moderno nessa casa.

2. Sapé

homify Varandas, alpendres e terraços campestres

A verdadeira casinha de sapé! O sapé é um material bastante antigo e difundido em diversos lugares. 

Além de ser um belo material, imprime um aspecto rústico mas ao mesmo tempo delicado à casa. A casa com esse telhado com certeza lembrará um aconchegante chalé. A madeira combina muito com o material e contribui para o efeito na casa.

3. Palha mais rústica

Se você deseja uma opção ainda mais rústica, este outro telhado de palha é a melhor solução. Ele é um modelo indicado para um visual mais simples, em que ele não seja o centro das atenções. Nessa casa, por exemplo, os revestimentos externos de madeira e pedra são os protagonistas na decoração externa.

Apesar de requerer uma instalação simples, ao optar por um telhado de palha ou sapé, é preciso consultar um especialista no assunto para verificar a necessidade de usar produtos que previne acidentes com umidade e até chama.

4. Telhado verde

Que tal unir o rústico à sustentabilidade? O telhado verde é a alternativa perfeita para suprir esse desejo.

As vantagens desse tipo de telhado são imensas: combate a poluição melhorando a qualidade do ar, ajuda na retenção da água das chuvas e até melhora o isolamento térmico e acústico do ambiente. Mas é preciso procurar mão de obra especializada para sua instalação e manutenção – que precisa ser constante para manter sua beleza.

5. Verde e florido

Se gosta do telhado verde mas quer algo mais colorido ou sofisticado, a solução é colocar flores.

Ainda mantém o estilo rústico, mas com um toque maior de delicadeza. Esse teto fica perfeito em pérgolas ou tetos de vidro na área externa. Nesse caso vemos como a iluminação no chão foi essencial para criar esse ambiente digno de uma decoração de espaço para festas.

6. Madeira e transparências

As transparências são sempre indicadas em áreas externas, pois com ela é possível aproveitar a luminosidade natural nos ambientes.

Neste caso, intercala-se ripas de madeira com telhas de policarbonato que proporcionam além das transparência, um estilo rústico simples e trivial.

7. Bambu

Os bambus são símbolo do estilo rústico e podem ser muito bem aproveitados em um telhado de área externa ou pérgola.

Nesse ambiente sem paredes, os bambus combinam perfeitamente com as portas, mesas e cadeiras para trazer o estilo desejado a todo o ambiente. 

Qual telhado rústico tem mais a ver com você?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista