Corredores e halls de entrada  por GRUPO VOLTA

19 maneiras de decorar as paredes da casa de um jeito fantástico!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

A decoração de ambientes traz infinitas opções e, quando se trata de paredes, elas podem literalmente transformar o espaço. As soluções existentes vão de revestimentos os mais variados a nichos e prateleiras que enfeitam ao mesmo tempo que expõem ou guardam objetos. Pode-se obter um estilo moderno, um ar mais acolhedor ou uma decoração em que as paredes têm o verdadeiro protagonismo. 

Como as possibilidades presentes em homify são muitas, fizemos uma seleção de 19 paredes cujas características especiais poderão inspirá-lo a mudar completamente a cara da sua casa!

1. Textura em destaque

Corredores e halls de entrada  por GRUPO VOLTA

Agregar textura a uma parede é uma forma simples mas efetiva de destacá-la e conferir-lhe distinção. Neste caso, escolheu-se a pedra, que cobre a parte interna de nichos entre colunas. A iluminação pontual na parte superior do nicho ressalta mais intensamente a textura da pedra, que é marcada por claros e sombras. Em um pequeno espaço como o hall de entrada, a solução não passa despercebida, podendo ainda comportar pequenos objetos decorativos.

2. Nichos de gesso

O gesso é um dos materiais mais utilizados para decorar ou criar espaços funcionais em uma casa ou apartamento. Na imagem acima foram criados espaços úteis que servem de prateleiras e que também têm função decorativa, já que promove um certo dinamismo na parede. Novamente os nichos recebem iluminação interna, que aumenta a claridade do ambiente. É uma alternativa moderna, versátil e clean de decoração.

3. Parede funcional

Quartos  por ACABADOMATE

Aqui também os nichos servem tanto para decorar quanto para organizar objetos e livros. Até mesmo módulos para TV e para o home-office são possíveis. Cabe lembrar que um modo de aproveitar melhor o espaço é utilizar também o alto das paredes, seja com nichos ou com prateleiras.

4. Divisórias de ambiente

Outra forma de se utilizar gesso é empregá-lo em divisórias de ambientes, seja como nichos ou como estantes. O gesso seco que já vem armado é muito melhor. O interessante dessas divisórias é que elas não impedem a conexão visual dos espaços e ganham destaque ainda maior com a aplicação de luz. Também as paredes de vidro são muito decorativas, pois permitem ver o lado externo e deixam entrar a luminosidade natural. 

5. Nichos que emolduram

Mais um modo de decorar de forma eficiente uma parede é emoldurar a TV ou a lareira com duas filas de prateleiras ou nichos de gesso, sempre com iluminação individual. Embora os nichos ou as prateleiras sejam fixos, há sempre a possibilidade de trocar os objetos e ornamentos nesses espaços, conforme a necessidade ou desejo. 

6. Cantos esquecidos

Ao se decorar uma casa ou apartamento, deve se dar atenção aos cantinhos, passagens, corredores e vãos de escada que sempre são esquecidos. Neste canto junto à escada, um nicho para incorporar flores alegres deixou o espaço muito mais vivo e simpático.

7. Prateleiras flutuantes

Nichos ou prateleiras flutuantes são uma maneira excelente de agregar espaço às paredes sem mexer nas estruturas delas. Além disso, essas peças mudam a aparência geral da parede e mesmo do ambiente. Com luzes LED na parte interna, objetos decorativos ganham destaque e brilham permanentemente. 

8. Em estilo colonial

Salas de estar campestres por ZERO9
ZERO9

Living Room

ZERO9

Se você gosta do estilo colonial, um jeito de incorporá-lo à decoração é instalar nichos arredondados na parede. Desse modo, vai-se além dos módulos retangulares e quadrados, afirmando uma maior originalidade na composição. 

9. Cores e mais cores

Sala de Banho Diferente: Banheiros rústicos por Régua Arquitetura
Régua Arquitetura

Sala de Banho Diferente

Régua Arquitetura

Jogar com as formas não é a única maneira de decorar uma parede de modo especial. Saber utilizar as cores também pode ser um trunfo. Uma ideia é usar uma cor forte em um ambiente prioritariamente neutro. Outra é trabalhar com duas cores, de preferência uma quente e outra fria, para provocar um efeito de complementaridade. 

10. Nicho com efeito ótico

Janelas   por homify
homify

Kupuri

homify

Se você quer nichos com um estilo único, pode apostar em um nicho em formato triangular que se prolonga até a parte externa, onde uma janelinha permite a entrada de luz e ar suficientes para um vaso de flores ou uma planta decorativa. A forma original desse nicho provoca uma ilusão de profundidade que vai encantar a todos.

11. Nicho minimalista

Quartos  por homify

Para o quarto de dormir, pode-se querer imprimir uma atmosfera minimalista, tendo apenas o justo e necessário. É o caso deste único nicho que serve como estante de livros, somente aqueles ainda em leitura. A luz interna do nicho também pode ser uma forma de suavizar a iluminação do quarto.

12. Nicho na cabeceira

Criar um nicho luminoso na cabeceira da cama é uma maneira de lhe dar maior destaque. O ideal é que as luzes possam ser reguladas para maior conforto. E o papel de parede não interfere em nada no nicho: muito pelo contrário, suas formas podem ser destacadas de modo suave pelas luzes.

13. Cores e coleções

Em quartos de jovens e adolescentes ou, ainda, de adultos criativos e extrovertidos, os nichos podem ganhar cores fortes nas paredes e abrigar verdadeiras coleções de objetos. Na imagem acima, os nichos retangulares com molduras pretas e fundo amarelo se harmonizam com a poltrona do home-office, enquanto os nichos verticais em fundo preto destacam instrumentos musicais. 

14. Natureza interna

Corredores e halls de entrada  por Spazio3Design
Spazio3Design

Últimos trabajos

Spazio3Design

Se um nicho decorado com pedra já era uma boa ideia antes, acompanhado de um caminho de pedrinhas brancas pode ser ainda melhor em um hall de entrada, especialmente quando se chega em casa após um dia duro no trabalho. A sensação de relaxamento, no entanto, pode ser ainda mais aperfeiçoada com a inclusão de plantas nesta área. Ou mesmo com a instalação de um jardim vertical.  

15. Aparador de gesso

Criar uma espécie de aparador estreito em gesso pode ser uma maneira fácil de resolver o problema de espaço na hall de entrada pequeno. Nele pode-se colocar objetos decorativos e até deixar as chaves do carro quando se chega em casa.

16. Arte em destaque

Para aqueles que gostam de expor obras de arte em casa, os nichos na parede podem ser uma maneira de dar destaques a elas. Embutidos nas paredes, os nichos emolduram as obras, valorizando-as, enquanto a iluminação apropriada permite a perfeita visualização de seus detalhes. 

17. Ordem e harmonia

A decoração das paredes com nichos de gesso é uma tendência que ajuda também a colocar ordem na casa de forma harmoniosa. Nesta imagem, a parede ao lado da porta de entrada apresenta nichos de vários tamanhos e formatos que abrigam objetos decorativos e livros de maneira bonita e delicada.

18. Adega caseira

Nichos, adega climatizada e pia de apoio: Adega  por Laura Picoli
Laura Picoli

Nichos, adega climatizada e pia de apoio

Laura Picoli

A sua parede também pode receber nichos especialmente projetados para armazenar garrafas de vinho e outras bebidas. A madeira é um material perfeito para isso, além de dar um toque aconchegante ao ambiente. 

19. Separação de ambientes

Às vezes, o problema não são as paredes, mas a falta delas. Neste caso, pode-se separar ambientes com estantes, como esta da imagem acima. Ela tem compartimentos fechados, mas também nichos abertos, nos quais são exibidos objetos decorativos. Também aqui há iluminação interna dos nichos. O resultado é atraente e moderno. 

Para outras dicas sobre nichos, leia este artigo.

Como você decoraria as suas paredes?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!