Cozinhas campestres por ATELIER TAMA

Vantagens e desvantagens de ter uma cozinha aberta em 6 exemplos

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Hoje vamos falar de um tópico que é cada vez mais tendência nos lares modernos: as cozinhas abertas. Para alguns pode ser uma questão indiscutível, mas para outros ainda vale a pena analisar o caso. A verdade é que muito depende da rotina de cada pessoa e como adaptar os hábitos à uma cozinha aberta.

Acreditamos que as tendências na arquitetura não surgem à toa, e que se cada vez mais gente opta por transformar sua cozinha e ter espaços integrados, deve haver um bom motivo. Nossos profissionais arquitetos acreditam o mesmo e desenvolvem projetos incríveis que nos servem de muita inspiração. Se antigamente o trabalho na cozinha era algo mais exclusivo da mulher, hoje o cenário já é outro, cozinhar deixa de ser uma tarefa e torna-se um momento de lazer, do qual mais pessoas podem fazer parte e portanto, uma atividade mais sociável. Neste ponto os ambientes integrados facilitam a vida! 

Começamos então este tour por 6 diferentes projetos de cozinhas abertas para analisar suas vantagens e desvantagens. Não perca!

1. A cozinha aberta oferece uma melhor comunicação

Definitivamente, um dos pontos mais interessantes de ter uma cozinha integrada é seu papel em nossa vida social e familiar, pois a comunicação sofre uma notável melhora. Enquanto uma pessoa cozinha, as crianças ocupam a mesa com seus cadernos e fazem o dever de casa em um ambiente mais descontraído, ou no melhor caso, já tomam iniciativa para ajudar e aprender alguns passos da culinária. Por outro lado os convidados podem fazer parte do processo, entretendo o cozinheiro e já servindo uma taça de vinho.

Ponto positivo: cozinhar não é mais uma atividade isolada, mas um evento.

2. Uma ampla janela para trazer inspiração

Cozinhas modernas por 井村建築設計
井村建築設計

ダイニング・キッチン

井村建築設計

Se a cozinha for aberta tanto para o interior quanto para o exterior, então não haverá na casa um cômodo mais inspirador do que este. Tais características tornam o ambiente propício para passar mais tempo do que o de cozinhar, mas para sentar-se ali como na sala de estar e desfrutar de refeições mais longas e tranquilas. No fim das contas, acaba sendo tão gostoso quanto sair para comer.

Neste projeto, uma clássica luminária de cristal foi instalada, contrastando com o desenho contemporâneo do espaço e uma decoração simples. Esta decisão deixa a mesa de jantar mais confortável e convidativa. Perfeita para os almoços aos domingos, que perduram até o final da tarde.

3. Os limites suaves entre diferentes ambientes

Cozinhas clássicas por 株式会社 盛匠
株式会社 盛匠

ダイニング&キッチン.*

株式会社 盛匠

Claro que não é em todas as situação que esta comunicação entre cozinheiro e convidado será bem vinda, e aí que mora uma desvantagem, porém com soluções fáceis.

Se você quer ter uma cozinha aberta, mas ainda assim sente falta de ver um limite entre os ambientes, existe uma solução bastante prática. O exemplo que vemos a cima cria um limite interessante a partir de uma bancada que atende tanto a cozinha quanto a sala de jantar. Tal solução mantém as vantagens de ter-se uma cozinha aberta, mas oferece privacidade quando necessário, sem enclausurar os espaços.

4. Garantir a iluminação natural

Não é a toa que quando falamos em cozinhas abertas, logo pensamos em um espaço bem iluminado. O design de espaços integrados permitem que a iluminação, tanto natural quando artificial, espalhe-se livremente por eles. Isso significa que a luz existente na sala de estar ou jantar percorra até a cozinha e vice e versa, unindo forças e multiplicando-se.

No fim do mês você sai ganhando! Em uma casa com amplas aberturas, isso representa uma economia de energia elétrica significativa. Portanto, uma decisão sustentável e que fará diferença nas contas no final do mês.

5. Criar espaços elegantes e especiais

Cozinhas clássicas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Observe bem este projeto. Aqui quem cozinha pode ir à copa sem medo de que a comida vai queimar, pois o espaço é fluido o suficiente para percorre-lo sem barreiras. Além de serem separados pela ilha central, o forro também demarca uma divisão entre os espaços. O mobiliário escolhido para compor os ambientes é clássico, mas quando combinado à um design atual do espaço, torna a casa moderna e jovial. 

O resultado final? Um lar elegante e especial, cheio de personalidade.

6. E afinal, como fica a organização?

Cozinha  por Allnatura
Allnatura

Küche Culinara Eiche

Allnatura

Sabemos que você já está se perguntando sobre as desvantagens da cozinha aberta. É que há mesmo poucas. A única questão que encontramos, é a organização.

Em um espaço tão sociável, onde todos querem participar, a logística de organização torna-se um pouco complicada. Muitas pessoas tomam parte na hora de lavar os legumes, cortar e cozinhar, mas depois de aproveitar a refeição e bater aquela preguiça na mesa, todos querem ir embora e poucos ficarão para ajudar na limpeza final. Sendo assim, a bagunça fica por conta da casa.

Ainda assim acreditamos que vale a pena. Inclusive, o melhor investimento nestas horas é uma máquina de lavar-louças, para isso usamos a tecnologia a nosso favor, não é mesmo?

Quer que a hora de limpar fique mais interessante? Confira pias simples de arrasar!

Cozinha  por Idea Interior
Idea Interior

Cocina SEP-2015

Idea Interior
Decoração pessoal e iluminação
E aí, ficou convencido? Conte-nos o que achou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!