Feng Shui: aplique em sua casa

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

A maioria das pessoas já deve ter ouvido falar do Feng Shui, que consiste basicamente em uma arte milenar capaz de organizar a sua vida e limpar as energias que fluem por sua casa. Existem alguns conceitos relacionados ao Feng Shui, como Yin Yang, Tao e energia Ch'i, além de estudos que se relacionam com a filosofia, que explora o impacto de cores, formas, clima e relevos que você utiliza em sua casa. Uma casa, quando harmonizada através das propostas do Feng Shui, promete a atração de abundância, entendimento, fluidez, prosperidade e sucesso em todos os aspectos da vida. Muitas empresas já são adeptas da filosofia e a utilizam em seus escritórios para ajudar a trazer boas vibrações e abrir os caminhos nos negócios.

Falando assim, muitos podem achar que se trata de algo super complexo, mas este Livro de Ideias tem o intuito de te mostrar que qualquer um pode aplicar algumas noções básicas do Feng Shui em sua casa. Mas ainda assim, existem cada vez mais profissionais que são experts nessa arte milenar e que podem te ajudar à aplicar os conceitos de forma mais ampla e aprofundada. Confira!

Ch'i

Um dos focos do Feng Shui é o de deixar a energia Ch'i correndo livremente pela sua casa e pela sua vida. O Ch'i é a energia vital, através da qual tudo cresce. É a força do vento, os movimentos da água, o calor do fogo, a densidade da Terra e a energia do homem. Ao trancarmos a circulação dessa energia em nossas casas, nós acabamos colocando obstáculos também em nossas vidas. A energia Ch'i precisa fluir livremente, e assim levar pra fora nossas sujeiras e trazer pra perto o novo que levará nossa vida adiante. O Feng Shui, portanto, trata de abrir esses caminhos de fluidez.

Porta de entrada

Janelas e portas  por Modern Doors Ltd
Modern Doors Ltd

Malton Diamond Double Side Panel Door Set

Modern Doors Ltd

A porta de entrada é um dos pontos principais a serem trabalhador pelo Feng Shui! É através dela que todas as energias entram, portanto, ela funciona como um filtro distribuidor do Ch'i.

Aconselhamos uma porta de entrada bonita, bem conservada e, de preferência, com uma fechadura dourada.

Cozinha

Um cômodo bastante importante quando se trata do Feng Shui é a cozinha. Dentro dela, o fogão possui uma grande importância: não deve ser visto da entrada da casa ou da sala de jantar, bem como não deve estar localizado ao lado da pia, ou de frente para ela. Quando isso não é possível, coloca-se elementos de madeira entre os dois, como um jogo de colheres de pau. O fogão deve estar sempre limpo e em perfeito funcionamento, e todas as bocas devem ser utilizadas! 

Uma cozinha organizada atrai prosperidade. Ela deve ser iluminada e receber luz natural. Armários bem arrumados e geladeira farta pode atrair ainda mais fartura. Flores e frutas no espaço também são importantes!

Sala de jantar

A sala de jantar possui uma importância tanto nutritiva quanto social. Aconselhamos a escolha de uma mesa redonda, oval ou com as bordas arredondadas, com um numero par de cadeiras bem confortáveis. Os tradicionais espelhos colocados perto da mesa têm a função de duplicar a prosperidade.

Manter um fruteira ou um arranjo de flores no centro da mesa também é algo que os profissionais aconselham!

Dormitório

O nosso quarto de dormir é um dos cômodos mais importantes para o Feng Shui, já que é nele que passamos boa parte da vida. É lá que devemos construir uma espécie de templo pessoal, onde podemos nos recolher dos excessos da vida moderna.

A cama deve ficar posicionada de maneira a se ter visão da porta de entrada, mas que não esteja diretamente voltada para ela. Um cristal pode ser utilizado entre os dois, caso isso não seja possível. Se você possuir banheiro junto ao quarto, mantenha sempre a porta fechada.

Banheiro

Suíte do Casal de Jornalistas - Casa Cor Santa Catarina 2011: Banheiros modernos por Cristine V. Angelo Boing e Fernanda Carlin da Silva
Cristine V. Angelo Boing e Fernanda Carlin da Silva

Suíte do Casal de Jornalistas – Casa Cor Santa Catarina 2011

Cristine V. Angelo Boing e Fernanda Carlin da Silva

Para os chineses, o banheiro possui uma relação com o elemento água, e que afeta diretamente as finanças da casa.

As portas dos banheiros devem estar sempre fechadas e a tampa do vaso sanitário sempre abaixadas. É importante consertar torneiras e vazamentos que estão com problemas, pois isso pode trazer prejuízos financeiros e emocionais. Possuir um elemento de madeira ou plantas no banheiro, ajudam a manter a energia Ch'i!

Sala de estar

Um dos grandes centros da casa, deve ser um lugar tranquilo, acolhedor e aconchegante.

É importante que o sofá não fique de costas para a porta de entrada, e toda a organização do espaço deve estimular o convívio social. Uma iluminação que se adapte à diferentes climas e usos também é algo a ser aplicado.

Gostou? Não deixe de testar em sua casa, e depois, nos conte sobre os resultados!

Você já aplicou alguma noção do Feng Shui em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!