11 passos para criar uma horta na sua varanda!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Os  jardins de hortaliças é uma excelente ideia  para quem reside em apartamentos e sente falta da terra e de plantas no lar. Ótimo também para  quem gosta de cozinhar, ficando mais fácil e saudável, utilizar temperos mais frescos e sem agrotóxicos. Além de possuem esse utilidade, ter uma horta dentro de casa, também proporciona uma decoração alternativa e um aroma agradável no lar.

Para planejar e cultivar ervas e temperos em casa, o ideal é que antes, avalie e prepare o local, prepare o solo e tenha cuidado e carinho ao manter o jardim na sua casa. Estas são tarefas primordiais para que, em pouco tempo, colham-se sabor e saúde.

Escolha o que você vai plantar e coloque as mãos na terra! A falta de espaço não é motivo para você não ter a sua horta. Essa é uma boa maneira de economizar recursos na compra de alimentos e, ao mesmo tempo, de consumir frutas, verduras, legumes e temperos mais saudáveis, livres de agrotóxicos.

Neste artigo você vai ver ideias fáceis e inteligentes de ter uma horta em casa! Aproveite!

Mantendo o jardim vivo

Para manter uma horta, você deverá ter disposição para regá-la. Isso deverá ser feito em horários em que o sol não esteja muito forte: a evaporação devido ao calor pode prejudicar a alimentação das plantas. O local adequado para se ter uma horta, deve proporcionar no mínimo, quatro horas de sol por dia para nutrir as verduras e temperos. Embora algumas ervas sejam mais resistentes ao vento, procure um lugar um tanto protegido na sua varanda para não comprometer o desenvolvimento das outras espécies.

A regra para ter ervas verdejantes é simples: quanto mais são consumidas, maior é o estímulo à produção de novas folhas. Você pode cuida-las podando-as sempre que necessário. Corte as folhas e aguarde, e logo elas nascerão novamente.

Verticalize a horta

Os vasos dispostos  de forma vertical são ótimos para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas, e ainda permite que você crie mudas de diferentes tipos. Este lindo suporte para plantas e hortaliças da FunctionalDesign, embeleza e traz praticidade. 

Preparando o local

Para programar uma horta, nem é preciso dispor de muito espaço. Uma horta caseira pode ter o luxo de ser orgânica e ainda ser cultivada em um ambiente, como a varanda ou terraços da casa. Basta que se tenha um pouco de luz e sol e que tenha uma manutenção conforme o uso das folhas, e pronto! Seu jardim de hortaliças ficará lindo e pronto para ser usado por você. Crie um ambiente agradável, pra você e paras a sua horta, como este  projeto de arquitetura do Studio Tiziana Gerardi.

Plantando as sementes

Jardim  por BACSAC®
BACSAC®

Le carré potager BACSAC : outil pédagogique

BACSAC®

A escolha dos vegetais a serem plantados depende do que você quer ter à disposição. É importante também saber que tipos de hortaliças, frutas, ervas ou temperos são adequados ao espaço de que você dispõe. Quando eleger as ervas e os temperos para a sua horta, aposte em algumas espécies diferentes, além do sabor novo, seus pratos ganharão no visual. 

Como ter uma horta em casa

Jardim  por Jonny's Sister
Jonny's Sister

Personalised Wooden Planter

Jonny's Sister

Seguindo esse passo a passo, é possível começar uma pequena horta em casa, veja:

1. Em uma jardineira ou vaso use terra vegetal, areia de construção e adubo. 2. Use pedrinhas no fundo do ou cacos de telha, depois a areia úmida e a mistura da terra vegetal com o adubo. 3. Faça 3 furos no fundo da jardineira (se o modelo não vier com os furos) para escoar a água. 4. Misture a terra deixando ela bem fofa, use uma pá. 5. transfira as mudas para o vaso ou jardineira e complete com terra. 6. Regue-as com com o regador.

Jardim clean

É possível manter a sua horta, mesmo em um ambiente reduzido e com pouca circulação. Uma boa alternativa é fazer um pequeno jardim vertical. Como este suporte para as jardineiras, inteligente e versátil, e ainda é móvel e com um visual moderno. 

Custos

Para criar um pequena horta na sua varanda, usando a criatividade, os custos para se ter um jardim de hortaliças é o mais baixo. Para o desenvolvimento inicial, é um pouco maior porque você vai precisar de todos os materiais como: a terra, a argila e os vasos. 

Com criatividade se faz um jardim

Restos de madeira rústica usadas para montagem de paletes são materiais muito versáteis e são perfeitos para construir um jardim vertical para plantar flores ou ervas, além de ser um local bem interessante pra criar suas hortaliças. Encoste elas na parede da sua residência e mantenha  facilmente um lindo e criativo jardim vertical.

Exposição inteligente

Coloque a jardineira na varanda ou na janela da casa. Use a criatividade para exibir a sua horta. Utilizar caixotes de feira, é uma ideia sustentável e traz um ar rústico e natural para o seu jardim. Crie uma bonita exposição, utilizando suportes para varanda, como estes da francesa BACSAC.  

Vasos e potes

Potes e vasos pequenos e coloridos também são locais ideias para cultivar suas hortaliças. Escolha por modelos mais divertidos, ou faça você mesmo usando materiais recicláveis, como : latas de aluminio, potes de margarina, e etc… Cubra com um adesivo ou pinte os vasinhos do jeito que desejar, seu jardim vai ganhar a sua personalidade e terá estilo único. Estes lindos vasinhos são da holandesa, Wild Wolf.

Enfeite a varanda

Crie na sua varanda um ambiente para relaxar e contemplar a natureza. Além da horta, mantenha outras espécies de plantas na varanda, garantindo um pouco de verde e um clima fresco no seu lar. 

O que você acha da ideia de cultivar um pequeno jardim de hortaliças em casa? Deixe seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!