Moderna e iluminada: inspire-se com essa casa mineira

Luciana P Luciana P
CASA FP, JOAO DINIZ ARQUITETURA JOAO DINIZ ARQUITETURA Casas modernas
Loading admin actions …

Diretamente da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte – MG, trazemos hoje até nossos leitores mais um exemplo de arquitetura excepcional. Com herança modernista, muita leveza e uma simpatia cativante, a casa FP cuida de seus moradores e visitantes como quem convida o tempo todo à contemplação e ao bem estar.

Sua estrutura se desenvolve com muitas aberturas para o exterior e uma relação próxima com a natureza circundante. Também por conta da configuração do terreno, seus volumes de distinguem em duas fases, sendo uma de uso mais comum e outra mais íntima. Destes, o volume frontal parece flutuar sobre a borda d'água que permeia o projeto, trazendo uma nova experiência sensorial e um fresco ponto de vista sobre o horizonte.

À primeira vista, fica impossível se conter em curiosidade sobre como se desenvolvem cada um de seus ambientes internos distribuídos pelos leves e suaves volumes. O equilíbrio e dinamismo da obra aguçam a percepção e resguardam uma saudável discussão sobre o processo arquitetônico e o exercício de projetar e morar. 

Inspire-se você também nessa obra de 454,00 m2 de área construída assinada pela João Diniz Arquitetura e fotografada por Leonardo Finotti. A seguir…

Volumes dinâmicos

Nesta primeira visão da casa, já percebemos sua ousadia volumétrica trazida por superfícies brancas e rasgos em vidro transparente. A casa parece se projetar para frente, trazendo um movimento para sua arquitetura e revelando uma intensão importante de separar os diferentes usos da casa conforme o terreno e as atividades propostas. As soluções estruturais permitiram esse feito com bastante leveza, o que torna sua fachada realmente encantadora.

Cobertura inclinada

A cobertura em ângulo é um elemento muito interessante que não passa despercebido nesse projeto, gerando uma imagem de ousadia e contestação da gravidade. A operação foi realizada com linhas retas, pilares esbeltos e materiais claros, acentuando a sensação de sutileza e flexibilidade do projeto.

Níveis e aberturas

O projeto se apropriou das possibilidades e desafios delimitados pelo terreno para criar também diferentes relações de alturas que o tornam único. A experiência por esta casa é a de sempre representar espaços abertos, com conexão visual com o exterior e abundante ventilação e iluminação naturais.

Áreas internas: a cozinha

A cozinha é um espaço moderno e prático, muito bem resolvido para fornecer amplitude, frescor, iluminação natural e extensas janelas para o exterior. A combinação de tonalidades claras, pedra escura e madeira fazem um casamento harmônico que simboliza a casualidade diária sem deixar de marcar presença e apontar requinte.

Áreas internas: o quarto

Na hora do descanso, o quarto, assim como os ambientes mais íntimos, oferece tranquilidade, frescor e tonalidades suaves para inspirar o relaxamento e o descanso. Note como a estética modernista se incubiu do resultado sem a necessidade de adornos ou móveis desnecessários.

Fachada posterior

Familiar e aconchegante, a casa também encontrou caminhos para trazer ótimas possibilidades de bem estar e relaxamento a curto alcance. Na área externa, trepadeiras e outras plantas ornamentais compõem um cenário descontraído que combina com boas comemorações ao redor da piscina. 

A área da churrasqueira

A casa traz grande calorosidade ao incorporar uma área de churrasco junto ao espaço de lazer. A estrutura com forno e fogão a lenha trouxe a estética rústica para combinar tons de terracota com a estrutura da cobertura e garantir os melhores momentos em companhia.

Arte e contexto

Olhando mais de perto, notamos a arte trazida até o espaço da piscina, em uma fusão de criatividade que faz pano de fundo para a área social e seu alto potencial de aproveitamento. E mesmo a noite seus melhores atributos ganham destaque!

Ao cair da noite

Volume sobre a água

Deck de madeira

Jantar aberto

Arquitetura intrigante

Espaço e céu

Gostou do projeto? Então deixe aqui sua opinião!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista