Como fazer móveis de jardim com paletes

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Soft table, Bubi collage Bubi collage Casas campestres
Loading admin actions …

Caprichar e ser feliz. Assim seguimos com a ideia da decoração pelos locais que deixamos com o nosso toque especial. Quando descobrimos que para começar estas mudanças podemos escolher por caminhos mais simples, então tudo começa a deslanchar de uma forma mais rápida. Cada toque vale uma transformação. E esta transformação serve tanto para o exterior – visto, quanto para o interior – que sentimos. E é apostando na transformação de espaços e sensações que nós, da homify, trazemos ideias que poderão ser seguida por você no seu dia a dia. 

E para que estas boas sensações sejam alcançadas da melhor forma o possível, traremos ideias de decorações que poderão ser instaladas especialmente no seu jardim. São móveis que utilizam as madeiras dos paletes, que outrora poderiam ser descartadas, para a confecção destas peças para relaxar em meio às plantas e flores do seu espaço. Com elas, você poderá reunir seus amigos e familiares para relaxar no espaço mais doce e fresco do lar. Além disto, facilitará nos seus momentos de relaxamento, como em sonecas após o almoço e nos momentos de leitura. Motivos suficientes para que você fique o mais próximo possível das flores e plantas do seu lar.

Para realizar a construção das suas peças, os passos são simples e ficam ao dispor de sua criatividade. As peças a serem utilizadas deverão ser com madeiras de bom estado, portanto, fique atento à umidades e espessura das ripas do palete escolhido quando iniciar o seu trabalho. 

Tomados estes cuidados, basta mergulhar em nosso Livro de Ideias, ficar inspirado nas opções selecionadas especialmente para você e transformar um dos espaços mais especiais do seu lar em um local agradável e ainda mais relaxante. Venha conosco, aproveite nossas dicas e transforme seu lar! 

Sofás de palete

Para começar, iremos dar a sugestão para um local que ficará perfeito para um cochilo depois do almoço. Um conjunto de sofás em palete será, sem dúvidas, um dos seus lugares preferidos no lar. Sentado ou deitado, relaxando ou estudando, esta é uma ideia que você certamente irá aproveitar muito em todas as horas do seu dia, abaixo do sol fresco, olhando a calma do clima no seu próprio jardim.

Para isso, você precisará de dois paletes para utilizar como base do seu sofá e peças recortadas para serem encaixadas no braço do móvel. Utilize pregos, parafusos e adicione um conjunto de rodinhas deslizantes na base e, após montado o esqueleto, utilize estofados da densidade que preferir para finalizar a peça. O resultado é maravilhoso e você irá amar.

Mesa de palete

Depois de pensarmos na montagem dos sofás, chegou a hora de concentrarmos nossa criatividade para a mesa que irá servir como móvel central na decoração do seu jardim. Tendo como vantagem a pintura para deixá-la como desejar – inclusive com o estilo vintage, como visto na imagem, para que a mesa ganhe o seu jeito, basta deixar sua criatividade a solta e se divertir.

Para fazer a sua mesa, você precisara apenas da base do palete. Adicione às extremidades dela as pernas feitas com caibros e utilize pregos grandes para firmá-los. A montagem é simples e rápida e ficará incrível em meio à sua área de jardim. 

Cadeiras de palete

Seguindo com as nossas dicas para decorar o seu jardim, traremos um conjunto de móveis para relaxar à beira do seu jardim ou piscina, sem pressa e com um clima de praia sem precisar sair de casa. O conjunto de cadeiras no estilo praia são lindas e farão mito sucesso na sua casa. 

Para montá-las, você precisará de dois paletes para cada cadeira montada. Monte a base utilizando um palete recortado de forma que a parte da frente fique mais alta, inclinando a base. Na parte de trás do móvel, recorte um espaço de forma que se encaixe uma peça de palete para servir como encosto. Parafuse as peças uma na outra e verifique a firmeza do móvel. Para a finalização, você poderá adicionar rodinhas deslizantes na parte frontal da base e pintar o conjunto da forma que melhor preferir.

Conjunto de palete

homify Jardins ecléticos Cerâmica Mobiliário

Neste jardim, o conjunto completo da Fadel Arquitetura, de Belo Horizonte (MG), feito totalmente em paletes, traz uma personalidade ímpar ao espaço e transforma tudo em um conjunto perfeito. 

Para as acomodações você utilizar o palete inteiro, depois de lixado e pintado. Deixe-o mais confortável utilizando espumas de boa densidade e espessura em conjunto com almofadas ou travesseiros. Com duas peças, o seu jardim irá ser o melhor espaço para socializar no seu lar.

Para o jardim suspenso, você poderá 3 ou 4 paletes, de acordo com o seu espaço. Faça furos na peça para que cordas ou arames possam deixar os vasos suspensos.  Monte a estrutura de forma que firme na parte superior do muro, tome o cuidado para que as peças fiquem lineares, dando a impressão de um muro feito em madeira. Fixe estas cordas na parte por trás da peça e deixe-as bem presas aos vasos. Organize os vasos da forma que preferir e pronto! O seu jardim suspenso estará perfeito!

Pintando o palete

Agora deixaremos uma dica especial para que você pinte os seus paletes e monte os móveis ensinados neste Livro de Ideias para você. Para prepará-lo você deve ter em mãos uma lixa fina. Utilize-a em toda a extensão da peça removendo as farpas residuais. Depois de a peça estar lisa, dê uma demão com látex branca para trabalhar o fundo da peça. Após isto, utilize a tinta na cor que desejar para que o móvel fique exatamente do seu jeito. Dica: use e abuse de tiras de pano, vinil e outras coberturas que funcionarão perfeitamente na sua peça. 

Vantagem

A vantagem de montar o móvel desejado com palete, é que o custo é muito mais barato do que comprar um móvel pronto nas lojas de varejo. Você poderá encontrar, inclusive, paletes próximos à mercadões e feiras livres. Todos dispensados e em excelente estado de conservação. A leveza da peça facilita o deslocamento dela por outros espaços do lar e decoração ficará muito mais original com a utilização de móveis neste material. 

Desvantagem

Não acreditamos em qualquer desvantagem na utilização destas peças. Além das vantagens citadas acima, você poderá utilizar as suas peças para revenda. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para a conservação da peça. Utilize um bom material para evitar cupins e não deixe seus móveis na chuva. Além disto, fique atento para a troca de ripas danificas. 

Após seguidas estas dicas, esperamos que você aproveite ao máximo as ideias que demos e transforme o seu lar em um lugar incrível. 

Gostou das dicas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista