Cozinha: Cozinhas  por Amanda Miranda Arquitetura

17 cozinhas modernas e muito inspiradoras

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Para se ter uma cozinha moderna, vários fatores devem ser levados em consideração: funcionalidade, organização, cor, design. Na questão da funcionalidade, ganha pontos aquela que conta com equipamentos e mobiliário que levem em conta o processo de preparação de alimentos. Já na organização, é fundamental prever o armazenamento de louças e outros utensílios, assim como de mantimentos. O design certo, por sua vez, vai tornar o espaço mais otimizado e também mais bonito. Por fim, as cores trazem vida, elegância e sofisticação, podendo ainda ajudar a ampliar o espaço e torná-lo mais leve. E não se esqueça: cozinha é arte, cozinha vai bem com arte. Descubra mais sobre essas questões em 17 cozinhas modernas e muito inspiradoras!

1. Funcionalidade e organização

Funcionalidade e organização são os aspectos centrais de uma cozinha moderna. Na imagem acima, um projeto de Amanda Miranda Arquitetura, os refrigeradores, freezers e fornos são embutidos em paredes revestidas de madeira, enquanto uma bancada central separa a área de preparo dos alimentos da área de refeições. Um quadro branco serve para anotar as tarefas e compras do dia-a-dia de maneira simpática e lúdica. As cores também têm muito peso: o amarelo dourado da madeira se harmoniza com o vermelho da mesa e com o laranja interno dos pendentes, dando um toque de alegria e vivacidade ao ambiente. A imagem é de MCA Estúdio.

2. Cor e design em alta

Apartamento Vila Nova Conceição : Cozinhas  por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Apartamento Vila Nova Conceição

Asenne Arquitetura

Como já vimos na imagem anterior, as cores quentes estão com tudo nas cozinhas modernas. Nesta outra, menor e mais estreita, a cor amarela toma conta de todo o mobiliário, combinada com paredes e tampo pretos. Armários superiores e inferiores têm superfícies brilhantes e puxadores retangulares e prateados que dão um ar mais industrial. Detalhes do design chamam a atenção, como o faqueiro vermelho em forma de coração, que recorre ao bom humor neste espaço criativo.

3. Armário pra que te quero

Loft448: Cozinhas  por Bruno Rubiano

Uma tendência das cozinhas modernas, sejam elas grandes ou pequenas, mas especialmente nas pequenas, é usar ao máximo o espaço disponível para se ter áreas de armazenamento de utensílios, louças e outros apetrechos culinários. Na cozinha da imagem acima, também em amarelo combinado com cinza azulado, toda parte baixa da área de trabalho conta com armários. Já a parede ao fundo combina nichos abertos e fechados para guardar ou expor ao máximo os acessórios de cozinha.

4. Cozinha como galeria de arte

Quem faz da relação com a cozinha uma forma de arte, pode muito bem expô-la aos olhos de todos. Jogos de pratos, jogos de chá, jogos de café, travessas, taças, copos, xícaras, bules, chaleiras e os mais diferentes e interessantes utensílios podem se constituir em uma verdadeira galeria, refinada e excitante. Um exemplo é esta grande cozinha, que teve uma das paredes transformada em estante para todos os objetos culinários. Na cor preta, a estante ressalta as linhas dos objetos e ainda proporciona elegância. A parte inferior em branco dá leveza ao conjunto, que também joga com o amarelo da bancada.

5. Linhas, cores e formas

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON: Cozinhas  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

RESIDÊNCIA RP WIMBLEDON

BC Arquitetos

Na cozinha moderna da imagem acima, as linhas horizontais – marcadas pelos armários inferiores e superiores em branco e pela parede e o piso pretos – se destacam. A cor entra de forma elegante no ambiente, com uma faixa amarela no alto da parede, paralela às faixas preta e branca. Também surge nas cadeiras de madeira de design leve e moderno, em um degradê de tons quentes como vermelho, laranja e amarelo. A mesa em madeira proporciona aconchego em um espaço refinado com grande presença de linhas retas e cores neutras como preto e branco. 

6. Cor e ousadia

A ousadia também faz parte do figurino de uma cozinha moderna. Na cozinha acima, ela aparece no uso da cor quente em grandes doses. As paredes e a bancada de refeições, assim como as luminárias pendentes acima dela, apresentam um tom vermelho forte e vibrante, que é suavizado pelo branco das esquadrias das janelas, do mobiliário da parte interna da área de trabalho e do piso (que também conta com faixas em vermelho). O estofado preto e a estrutura metálica das banquetas altas, por sua vez, sofisticam o ambiente.

7. Linhas sinuosas

Com muito branco, a cozinha da imagem acima marca presença pelo uso das linhas sinuosas e arredondadas na bancada de refeições e nas janelas que lembram as de navio. Também as banquetas vermelhas têm linhas curvas e estrutura de metal, em um design muito moderno.

8. Iluminação decorativa

Cozinha de Estar : Cozinhas  por Studio Cinque
Studio Cinque

Cozinha de Estar

Studio Cinque

Uma forma de deixar a cozinha com ares bem modernos é lançar mão de uma iluminação decorativa. Na imagem acima, as prateleiras e a parte de baixo da bancada de trabalho receberam luzes LED que transformam todo o conjunto em uma estrutura brilhante, quase uma nave espacial pronta para decolar. A iluminação suave destaca objetos e também o bar em um dos cantos da área da cozinha.

9. Com ares rústicos

Não é porque a cozinha é moderna que ela não pode apresentar detalhes de um outro estilo. Nesta cozinha do tipo corredor, o planejamento enfatizou as bancadas e os armários superiores, assim como o branco para dar amplitude, mas apostou em detalhes mais rústicos, como a imitação de madeira nos armários e a parede de pedra ao longo de toda a bancada. Como os tons são neutros, tudo fica muito suave.

10. Cozinha e arte

A arte também pode conviver muito bem com a cozinha. Um exemplo é a cozinha acima, que apresenta uma bancada branca com área para o cooktop e outra, mais baixa, para as refeições. Ao fundo, a parede em madeira comporta uma estante com nichos de diferentes tamanhos – alguns em laranja – onde vasos, estatuetas e outros objetos decoram o ambiente. Ao lado, junto ao cooktop, há espaço até para um quadro. As cadeiras de encosto salmão fazem um bonito contraponto com o laranja dos nichos. 

11. Cores frias e elegância

Nem só com vermelho, laranja e amarelo se destaca uma cozinha. Há quem prefira as cores frias, como os diversos tons de azul, que conferem ao ambiente uma atmosfera delicada e elegante. Na cozinha da imagem acima, o azul aveludado das cadeiras da bancada de refeições dá um colorido sutil a um espaço marcado pelos tons neutros do mobiliário e da madeira e se harmoniza com os detalhes em metal dos equipamentos e das luminárias redondas.

12. Arco-íris nos detalhes

Apartamento Edifício Brasil: Cozinhas  por Alvorada Arquitetos
Alvorada Arquitetos

Apartamento Edifício Brasil

Alvorada Arquitetos

Nesta cozinha ampla, em que uma grande bancada central domina, o azul é o tom preponderante, mas divide as atenções com nichos em vermelho e prateleiras em amarelo. O fundo branco das paredes e do mobiliário torna o conjunto mais suave, sem tirar o ar esfuziante da decoração.

13. Turquesa e vidro

Branco é a base desta ampla cozinha, que conta com portas de vidro voltadas para a área externa. Mas ela adquire uma beleza e uma leveza ainda maiores com o uso da cor turquesa na bancada central e nas esquadrias das portas de vidro, assim como com o uso de vidro também na bancada refeições. O efeito é um ar marítimo, tropical, perfeito para casas à beira-mar.

14. Madeira para aconchegar

Já nesta cozinha toda branca, os nichos com portas de madeira ajudam a dar mais peso à decoração e a tornar o ambiente mais aconchegante. Esses elementos também horizontalizam um pouco o design da cozinha, equilibrando o efeito das linhas verticais da torre de fornos, dos refrigeradores e da coifa.

15. Preto e branco para sofisticar

Cores são lindas, mas também pode-se obter efeitos incríveis com cores neutras. Preto e branco, por exemplo, é sempre sinônimo de sofisticação; Usados de forma equilibrada, pode-se ter uma cozinha moderna e refinada, como a da imagem acima. O balanço é importante: o branco aparece nos armários superiores e inferiores, assim como no piso, de modo que o ambiente pareça mais amplo e leve. Já o preto surge na faixa da parede acima da bancada de trabalho, na mesa de refeições e nos assentos das cadeiras aramadas. 

16. Branco e pastilha para iluminar

Uma cozinha toda branca, como a da imagem acima, ganha em luminosidade, leveza e sensação de amplitude. É linda, mas é sempre bom ter pontos de ancoragem ao visualizar o espaço. Assim, a parede e a bancada de refeições com pastilhas escuras, além de propiciar um brilho extra, definem melhor as áreas e criam contrastes agradáveis.

17. Divisória para pequenas cozinhas

Esta cozinha é mais tradicional, mas apresenta um elemento importante e bastante moderno para a decoração de cozinhas pequenas, abertas para uma sala de estar ou de jantar: a estante assimétrica que serve de divisória entre um espaço e outro. Este móvel pode tomar tranquilamente o lugar de uma parede que obstrua a luminosidade natural e roube espaço valioso. Para outras dicas sobre cozinhas pequenas, leia este artigo.

Qual é a cozinha que mais inspira você?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!