Como decorar corredores e halls de entrada

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Corredores e halls de entrada são, geralmente, os grandes esquecidos nos projetos de decoração por serem áreas de passagem e não de convívio. Mas é justamente por serem área de passagem que eles devem ser lembrados: afinal, todo dia as pessoas transitam por esses lugares várias e várias vezes. E, no caso do hall de entrada, o espaço é como um cartão de visitas para os que chegam de fora, revelando muito sobre a personalidade do morador.

Sejam grandes ou pequenos, corredores ou halls de entrada sempre têm uma solução de decoração, com o auxílio de móveis, tapetes, quadros, revestimentos e até mesmo somente luzes. De acordo com o estilo do resto da casa ou apenas da sala de estar, que geralmente é o cômodo que vem a seguir ao se entrar em uma casa, é possível lançar mão de vários elementos para que estes espaços também tenham vida e aconchego.

Confira agora nossas dicas sobre como decorar corredores e halls de entrada e deixe a sua casa ainda mais bonita e convidativa!

Uso de cores

Corredores e halls de entrada  por LA Hally Architect
LA Hally Architect

House in Chandlers Ford II

LA Hally Architect

A rigor, corredores e halls de entrada são locais de pequenas dimensões e, portanto, ganham muito se pintados em cores neutras como branco, cinza claro e bege, porque esses tons dão maior sensação de amplitude. Mas nada impede que a ousadia entre em ação e coloque cores fortes na parede. No caso deste hall de entrada mais amplo, uma das paredes foi pintada de vermelho, combinando com a porta de entrada e deixando o ambiente mais estimulante para quem chega. Outra solução simpática e divertida é pintar uma das paredes laterais à porta de entrada, no caso do hall, com tinta que imita lousa, permitindo que os amigos deixem recadinhos.

Quadros

Seja um corredor ou um hall de entrada, o local ganha personalidade e sofisticação com a composição de quadros. Pode-se optar por uma tela grande ou várias pequenas, mas é preciso considerar o espaço disponível para se ter uma boa visão do quadro. Outra coisa que vai bem nesses espaços são as fotografias emolduradas, que tanto podem ser fotografias de arte quanto fotografias de família. Neste último caso, uma pequena galeria é uma ótima maneira de se revelar mais sobre o morador em um espaço reduzido. Lembre-se, porém, que as telas ou fotografias vão exigir um projeto específico de luminotécnica a fim de realçar as imagens sem zonas de sombra ou reflexos indesejados. Por fim, pode-se também substituir o quadro por um belo espelho sobre o aparador, o que ajuda a ampliar o espaço. No caso de um corredor, coloque o espelho no final dele, de modo a delimitar o espaço. 

Aparadores

Os aparadores, especialmente os estreitos, são os coringas de espaços tão exíguos como corredores e halls de entrada. Eles permitem ainda o acondicionamento de coisas que precisam estar sempre à mão, como chaves e contas, além da exibição de quadros, plantas, flores e objetos decorativos. Uma ideia é montar um oratório ou, então, exibir porta-retratos. Os aparadores podem ser tipo buffet, com gavetas e portas, ou então do tipo bancada, mais estreitos e delicados. Um aparador tipo buffet pode ser de madeira, enquanto um aparador tipo bancada pode ser de vidro, o que dá leveza ao ambiente. Mas não há regra aqui: apenas escolha um aparador especial, com design único e bonito, para que ele tenha destaque no espaço. Se o hall de entrada for amplo, é possível dispor uma poltrona, pequeno divã ou banco no local. Se for um corredor, outra alternativa pode ser o uso de prateleiras ou estantes ou, ainda, um móvel inteiro de cima a baixo da parede, que podem acomodar livros e outros objetos. É um modo inteligente de se otimizar o espaço de um corredor ou hall de entrada. Apenas tenha cuidado para utilizar cores ou madeira claras, que não sobrecarregam o ambiente. Por fim, o hall de entrada sempre pode prático e funcional, com ganchos na parede para os casacos dos convidados ou aqueles móveis antigos que servem de suporte para roupas e guarda-chuvas. 

Luminárias

Tanto os corredores quanto os halls de entrada devem ter um projeto de iluminação que combine luz direta e indireta. Assim, luminárias de teto podem ser combinadas com arandelas ou, ainda, luminárias de piso, como as da imagem acima, que fazem parte um projeto de Susana Camelo (a foto é de Antonio Teixeira). Um corredor longo precisa ter luminárias em intervalos regulares de modo que se possa visualizar o seu final. No hall de entrada, aconselha-se luzes suaves em arandelas nas paredes ou abajures sobre aparadores. Caso o hall ou o corredor seja muito pequeno e não comporte móveis, pode-se usar a luz para criar um efeito decorativo, com o uso de objetos de arte com diferentes texturas que recebem luz indireta ou cascatas de cristais iluminadas por trás, o que provoca desenhos e brilhos mais artísticos. Outra ideia é investir em um forro de gesso com fitas de LED embutidas, o que deixa o espaço mais bonito e iluminado. 

Plantas e flores

Casa da Praia / Beach House: Corredores e halls de entrada  por Luciano Teston
Luciano Teston

Casa da Praia / Beach House

Luciano Teston

Nada impede que se tenha plantas e flores nos corredores ou halls de entrada. No caso deste último, vasos bonitos com flores vistosas sempre dão uma sensação de vida e beleza, o que é uma ótima maneira de se receber os visitantes. Plantas verdes que não precisam de muita luz natural sempre caem bem em corredores, que costumam ser mais escuros. Lírios da paz e diversos tipos de folhagem são indicados para esses locais. Só tenha o cuidado de expor as plantas à luz do sol uma vez ao dia para que elas continuem saudáveis e viçosas. O efeito na decoração é evidente: a sensação de ter a natureza por perto, como neste corredor coberto de telas. 

Revestimentos

Quando o assunto é revestimentos, pode-se fazer a festa nos corredores e halls de entrada. O uso de papéis de parede, especialmente em halls de entrada, é uma opção prática que cria efeitos dramáticos e estabelece estilos com mais precisão. Outros revestimentos podem proporcionar um ar mais sofisticado, como pedra, ou rústico, como madeira, tijolo à vista e concreto. Corredores mais longos podem ganhar muita elegância com ripas de madeira colocadas a intervalos regulares ou então com uma parede vazada. Tetos de madeira ou vigas de madeira no teto podem, por sua vez, criar um efeito aconchegante em um corredor. Já o piso dessas áreas ganham aconchego com madeira, especialmente a clara, como marfim. Mas também podem esbanjar estilo com mármore, granito e piso hidráulico decorado (se for um hall amplo) ou, ainda, cimento queimado.

Portas

Corredores e halls de entrada  por info8258
info8258

Progetti

info8258

No caso de halls de entrada, as portas são um elemento essencial. Se a área for grande, uma porta de madeira arredondada com detalhes em ferro pode criar um clima romântico e aconchegante para quem chega. Entradas mais modernas podem usar portas de madeira duplas, que dão um toque de sofisticação. Mas mesmo em apartamentos pequenos, a porta pode compor a decoração do hall de entrada, como na imagem acima, onde a porta de entrada e outra porta interna são pintadas de vermelho e contrastam com a parede verde-escura, onde um aparador de madeira de linhas retas delimita o espaço.

Tapetes

Corredores e halls de entrada  por Perfect Stays
Perfect Stays

The Downes, Instow | North Devon

Perfect Stays

Por fim, mas não menos importantes, os tapetes são elementos importantes para conferir conforto, aconchego e estilo a corredores e halls de entrada. Sobre pisos de madeira ou outro revestimento, eles proporcionam calor e beleza. No caso de corredores longos, opte por tapetes compridos, pois ajudam a visualizar o final do caminho. Um tapete estampado com cor vibrante, como o da imagem acima, torna o ambiente mais estimulante e atrai a atenção. Só não utilize tapetes muito macios e de fios longos, que ficam melhores na sala de estar. Para outras dicas sobre corredores e halls de entrada, leia este artigo

Como você aproveita os corredores e hall de entrada da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!