Salas de estar  por norte.ARQ

Guia rápido: Como vencer o desafio de pintar suas paredes

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

O fim de semana está próximo e você relembra das coisas que vem prorrogando em fazer. Ao levantar da cama para ver o clima pela janela da sala, você esquece de colocar os chinelos e isto faz com pise em algo fino e liso que grudou em seu pé. São pequenas cascas. Muitas delas. 

Olhando para a parede do corredor, você percebe um espaço enorme que vai aos poucos dando uma mancha feia e sem cor. Com um leve toque, você percebe que as cascas saem cada vez mais fácil. Próximo ao teto, a situação é também feia: uma mancha amarelada começa a tomar conta do espaço que antes era vazio. 

Com tudo isto antes de começar o dia, não tem jeito, sua primeira meta no fim de semana será pintar as paredes. E, como a falta de prática é seu principal medo, resolvemos trazer um guia rápido para você passar por cima deste receio com facilidade. 

Confira as dicas abaixo para pintar a sua casa e deixe seu lar novo e inspirador novamente!

1. Escolhendo as cores

Gabinete  por Interiores DECO
Interiores DECO

Diseño de interiores: imagen corporativa, interiorismo y arquitectura comercial. Especialidad: COLORES. Identidad visual corporativa

Interiores DECO

A escolha de cor é o ponto de partida. Definindo esta opção, você poderá reforçar o tema decorativo do seu lar ou, ainda, transformá-lo completamente. O ideal é se basear em referências das quais você tenha gostado anteriormente. Lembre-se de que cores claras são ideais para espaços pequenos, já que proporcionam sensação de maior espaço, enquanto cores mais fortes podem ser aplicadas em ambientes bem iluminados. 

Ao definir o tom de cor escolhido, leve em conta o tamanho do espaço a ser pintado e as demãos necessárias para finalizar o trabalho, assim você terá controle total de seu orçamento.

2. Proteja os móveis

Se vai pintar um espaço mobiliado, é essencial que os móveis sejam protegidos contra a poeira das lixas e respingos de tintas. O ideal é levá-los para outro cômodo que ainda não será trabalhado. Se isto não for possível, protegê-los com tecidos velhos ou lonas de plásticos poderá ser suficiente. Deixe-os o mais longe possível das paredes que serão pintadas para que não ocorra qualquer transtorno durante a pintura.

3. Preparando o espaço

Após isolar os móveis, forre o chão com jornais de maneira que nenhum respingo atinja o piso. Isto será fundamental também para facilitar a limpeza após o processo. 

É muito importante que as paredes estejam limpas e lisas. Portanto, remova possíveis pregos e lixe os espaços que precisarem ser corrigidos antes de aplicar a tinta.

4. Começando!

Casa  por Bubi collage
Bubi collage

Soft table

Bubi collage

Após tudo preparado, é hora de começar! Separe pequenas quantidades de tinta em um recipiente que seja fácil de ser encaixado no topo da escada. Comece na parte superior da parede e deixe o espaço inferior para o final. Com o pincel, você poderá fazer pequenos recortes e retoques nos cantos e locais, como vigas no teto. Utilize os rolos para pintar espaços mais amplos.

Após aplicar a primeira demão, espere um intervalo de 5 horas para que a tinta seque completamente. Se o local a ser pintado for úmido, aguarde até que a primeira demão seque completamente antes de aplicar novamente a tinta.

5. Retocando

Não se preocupe se após finalizar a primeira demão, você encontrar falhas. É normal. Principalmente se a parede for com acabamento em texturas. Após a segunda demão, procure por pequenos espaços onde a tinta não preencheu os espaços em branco e, com um pequeno pincel, pinte cada detalhe necessário.

6. Uma parede pode ser suficiente

Se não há necessidade de pintar toda a casa, mas o desejo de mudar o cenário é maior, defina uma parede de fundo no ambiente e aplique uma cor que contraste com as demais paredes. O efeito será muito agradável e, certamente, mudará completamente a decoração.

7. Efeitos com cores fortes e vibrantes

Se os tons mais fortes e vibrantes seduzem suas preferências, opte por um ambiente em seu lar e aplique a cor. Dê preferência a um espaço com ótima iluminação e faça acabamentos no rodapé e teto com cores claras. O resultado poderá ser especialmente interessante.

8. Cores claras

Hotéis  por Inuk Home Studio
Inuk Home Studio

Apartamento Pastel

Inuk Home Studio

Se a ideia é trazer profundidade e sensação de amplitude a ambientes pequenos, as cores claras serão perfeitas para compor as paredes. Aplique tinta branca ou tons semelhantes e valorize a iluminação natural. A sensação de aconchego será plena!

9. O que falta?

Quarto  por CABINET Schranksysteme AG
CABINET Schranksysteme AG

Einbauschrank Pastel Dreams

CABINET Schranksysteme AG

Com um pouco mais de coragem e boas escolhas, você poderá ir além das paredes. Com tinta acrílica, por exemplo, seus móveis poderão ser renovados e dar outra cara completamente diferente à sua decoração.

10. Combinando cores

Quarto infantil  por Kinderkamervintage
Kinderkamervintage

Gestylde meisjeskamer pastel door kinderkamervintage

Kinderkamervintage

A combinação de cores poderá ser também uma excelente maneira de valorizar os ambientes. Nos quartos, por exemplo, a presença de tons pastéis deixará o espaço mais acolhedor e confortável.

11. Tinta lousa

Uma opção bastante interessante para dar mais criatividade às paredes é a tinta lousa. Com ela, o quarto das crianças ficará ainda mais interativo, a parede da cozinha ganhará um novo espaço para anotações e muitas outras possibilidades poderão ser incrementadas no seu lar.

12. Elegendo o preto

Salas de estar  por Diff.Studio
Diff.Studio

Paris apartment

Diff.Studio

Elegante e atemporal, a cor preta será uma excelente opção para criar efeitos mais sóbrios. Com ela, o teto ficará mais baixo e os acessórios decorativos terão ainda mais atenção. É uma ótima escolha para lares com pé-direito alto.

13. Branco, cor e desenhos

Cozinhas  por Barcelona Pintores.es
Barcelona Pintores.es

Pintura decorativa

Barcelona Pintores.es

Por fim, se a intenção de renovar o espaço não necessariamente demandar toda uma reforma utilizando pintura, recorra aos adesivos de parede feitos em vinil. Eles serão ótimos para deixar sua decoração ainda mais interessante com toques coloridos e divertidos. 

Quer incluir alguma dica neste guia? Deixe seu comentário!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!