Terraços  por Cannata&Partners Lighting Design

Como preparar a casa para as festas de fim de ano!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Já é hora de começar a se pensar no Natal e Ano Novo. Isso, sem dúvidas incluir começar a planejar a decoração do ambiente, bem como a disposição de elementos da casa para a festa. As celebrações de fim ano de ano são ótimas oportunidades de rever os amigos e familiares. Este é um momento no qual se comemora conquistas e se lembra das memórias do passado. É também a hora onde todos relaxam e descansam após o ano todo regado a trabalho e estudos. 

Pode se preparar para as confraternizações e, claro, para a noite de réveillon. Para incrementar suas festas de final de ano é muito importante levar em consideração a música, o menu e uma boa decoração. Desta forma, temos a receita perfeita para celebrações incríveis e inesquecíveis. Assim, não há convidado que vá querer perder estes momentos. 

Todo fim de ano é contagiado por uma atmosfera festiva que é natural. Não podem faltar árvore, velas, enfeites e flores. Desta maneira, a casa se torna um espaço agradável e confortável para que os convidados se sintam bem. Apenas preste atenção quanto ao excesso de informações para não ficar carregado. 

Aqui, você ficará por dentro de algumas dicas e sugestões para preparar a casa para as festas de fim de ano. Confira! 

Circulação

Setorização da sala de estar e jantar: Sala de estar  por msaviarquitetura
msaviarquitetura

Setorização da sala de estar e jantar

msaviarquitetura

Nas celebrações de fim de ano e em festas em geral onde se recebe um grande número de convidados, é importante deixar a circulação do ambiente favorável. Deixar os corredores e passagens livres faz toda a diferença para um bom clima e descontração. Nesta sala integrada projetada pelo escritório Msaviarquitetura, encontramos um ambiente bem distribuído, onde as passagens e corredores estão livres para os convidados ficarem bem acomodados. Fazer uma boa limpeza, lavar as cortinas e os tapetes também pode ajudar a deixar a sala mais aconchegante. 

Mesa de jantar adequada

O Natal e o Réveillon são sinônimos de festas e desta forma a decoração da casa tem de combinar com esse clima de disposição, glamour e alegria. Para transformar o ambiente, pense em uma mesa de jantar acolhedora e festiva para receber os convidados. O tamanho deve ser adequado para a quantidade de pessoas presentes na festa. Ela deve ficar em um local de fácil acesso, onde seja calmo e sem pessoas passando o tempo todo. As cadeiras ou bancos que ficam a sua volta devem ser confortáveis da mesma maneira, para que as pessoas possam passar horas neste local. Para a composição geral da mesa, opte por uma paleta de cores em tons neutros com dourado. O vermelho usado no natal é bem característico, mas depende de como será o restante da decoração do ambiente. Pequenos espelhos no centro da mesa sobre os quais pode apoiar flores ou velas podem ser adicionados. Desta forma, a mesa fica mais divertida e com jogo de brilhos.

Taças

O champanhe é o rei da festa e a verdade é que os seus convidados normalmente adoram esta parte da noite, por isso, não se esquece de pensar em belas taças de champanhe. Elas podem seguir estilos e tamanhos diferentes, criando ritmo e um clima despojado no local. Pode-se adicionar detalhes personalizados nos temas de Natal ou Ano novo. As taças de cristal oferecem um ar requintado à mesa posta, porém, copos modernos de materiais menos nobres não deixam de garantir um ar charmoso e belo.

Aliás, é simples e prático brincar com as cores e estilos dos copos. Podem ser todos de uma mesma cor forte ou podem seguir uma paleta cromática que combine entre si. Também pode-se pensar em tons diferentes de um mesmo matiz, principalmente se o resto do jogo de jantar for neutro.

A árvore

Salas de estar campestres por Farrow & Ball
Farrow & Ball

Christmas '14

Farrow & Ball

Na região onde fica a árvore de natal, vale equilibrar o ambiente com outros detalhes decorativos como quadros, flores, presentes e demais artefatos. Além de ser interessante pensar nos elementos do Feng Shui para trazer um clima leve. A árvore representa o elemento madeira, que é um dos pontos fortes. As velas podem ser direcionadas ao elemento fogo com a forma triangular e com cor vermelha da maioria dos enfeites. O metal aparece através de sinos e enfeites dourados ou prateados. A água pode ser representada por enfeites transparentes e a terra pelos amarelos ou frutas.

Velas

Em uma festa de Natal e no Revéillon não podem faltar as velas e quanto delas mais melhor! A decoração ficará mais agradável e o clima intimo. Elas podem ficar dispostas na mesa de jantar ou em pequenas mesas de centro ou de lado. Se elas seguirem designs divertidos, é ainda melhor. Outra opção para colocá-las é com o uso dos castiçais tradicionais de vidro ou de cristal. Castiçais de metal também podem ser utilizados também. Evite utilizar velas aromáticas, porque os cheiros podem se misturar aos aromas dos pratos oferecidos na mesa de jantar.

Louça

Sala de jantar  por Angelika Moroz interior design
Angelika Moroz interior design

Апартаменты в ЖК Маяк г.Минск

Angelika Moroz interior design

Paras as festas, as louças brancas são as mais recomendadas, porque são fáceis de combinar com outros itens. No entanto, você pode ousar adicionando louças em outras cores, como na mesa ao lado, em marrom. Combinada com um guardanapo em linho e detalhes em bege, ela funciona muito bem e traz calor ao ambiente. Um jogo de louça pode ajudar a compor a mesa e trazer um clima elegante para a festa. Para uma festa moderna, as louças podem ser em cores diferentes e com grafismos. Isso trará cores para a mesa e deixará o ambiente mais divertido.

Enfeites temáticos

Os enfeites temáticos com estrelas e outras luminárias podem contribuir com a decoração, trazendo movimento e charme para o ambiente. Para mais dicas de enfeites e artigos decorativos para as festas de fim de ano, confira Decorações para a mesa de Natal.

Toalha de mesa

Sala de jantar  por gabel

A mesa da sala de jantar das festas de fim de ano devem estar sempre repletas de flores ou frutas para representar a energia e também por uma questão decorativa. As uvas e cerejas representam prosperidade. Os elementos dourados e prateados e espelhos simbolizam riqueza. Incluir estes itens na decoração de fim de ano pode trazer um clima de leveza e paz. As toalhas ou os jogos americanos brancos são clássicos e ficam bem sempre nas ceias. No entanto, no Natal, o uso de uma toalha vermelha, combinada a guardanapos vermelhos ou brancos pode ser o combo para criar um clima perfeito.

Você usaria estas dicas para a decoração da sua festa de fim de ano?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!