10 cozinhas para copiar se o apartamento é pequeno

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 cozinhas para copiar se o apartamento é pequeno

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Cozinhas  por A.workshop
Loading admin actions …

Ao decorar, muitos são os aspectos que precisam ser levados em consideração, mas o espaço é, com certeza, o mais determinante. A dimensão do lugar é um elemento-chave, já que, a partir dela, são determinadas coisas como o tamanho do mobiliário, as cores das paredes, os materiais a serem usados, entre outras. Quando se trata de um espaço pequeno, pode ser difícil conciliar aquilo que se tem em mente com a realidade, mas não é impossível. Por exemplo, uma cozinha de poucos metros quadrados pode muito bem ser decorada com bom gosto e muito estilo. Assim, se você tem uma cozinha pequena, não desanime! Temos 10 ideias fantásticas para você deixá-la maravilhosa! 

1. Inclua uma ilha para deixar o espaço mais dinâmico

Dessa forma, você poderá separar a cozinha de outros ambientes, como a sala de estar ou a sala de jantar, além de ampliar a área para a preparação de alimentos e contar com uma área de refeições. Enfim, um pequeno espaço multifuncional!

2. Delimite espaços com cores

Os pequenos espaços obrigam a se ter áreas integradas. Em um mesmo espaço, pode-se ter, por exemplo, a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. Uma maneira muito prática de se delimitar os ambientes é usar cores tanto no mobiliário quanto nas paredes. Na imagem acima, a decoração moderna lança mão do contraste entre branco e preto, tendo a cozinha em cinza.

3. Adapte a cozinha a qualquer espaço

Esta imagem comprova que não há lugar pequeno que não se possa adaptar às nossas necessidades. Este apartamento conta com o básico para dormir, lavar e comer. Assim, não subestime nenhum lugar por menor que ele seja. No que se refere à cozinha da imagem acima, ela fica contígua à entrada e integrada à sala, que compreende o estar e a sala de jantar. Ela conta com prateleiras superiores e armários inferiores que acondicionam os utensílios. A madeira clara e a cor branca a tornam leve e aconchegante. 

4. Utilize mobiliário em T

O mobiliário para espaços pequenos deve ser prático e funcional. Nesse sentido, este mobiliário em T é perfeito, pois permite a circulação tanto na área da pia quanto na área de cocção dos alimentos, tendo ainda uma bancada central que serve para duas coisas: auxiliar na hora de cozinhar e como mesa de refeições. Repare nas banquetas sob a bancada: quando fora de uso, elas se encaixam perfeitamente no vão. 

5. Aproveite cada cantinho

As quinas e os cantos podem ser muito úteis se o mobiliário adequado é adaptado a eles. Neste móvel em L, encontram,-se instalados o fogão, a máquina de lavar roupa e a pia, com a coifa na parte superior, entre os armários. O espaço foi tão bem otimizado que é possível até manter uma mesinha e uma cadeira no centro do espaço. Sempre com cores claras para dar a impressão de amplidão. 

6. Confie no poder do branço

Agora que já tocamos no assunto, vamos falar mais dele. Cores claras, em especial o branco, têm o dom de ampliar os espaços e de aumentar a luminosidade dos ambientes. Para espaços pequenos, o branco faz milagres. Na sua cozinha pequena, use branco em todo o mobiliário e até nos eletrodomésticos. Ela vai parecer clara, clean e muito moderna.

7. Use a verticalidade

Outra forma de aproveitar bem o espaço da cozinha é dispor o mobiliário ao longo da parede, em especial na parte superior. Com isso, tira-se partido da verticalidade, podendo-se inclusive instalar um forno de micro-ondas junto aos armários.

8. Unifique a cor para um efeito mágico

Cozinha  por Studio Duggan
Studio Duggan

Westbourne Gardens

Studio Duggan

Esta cozinha se vê e não se vê. Ao se unificar a cor do mobiliário e das paredes, consegue-se mimetizá-la de tal maneira que parece que ela não está ali. É uma opção prática quando não se quer sobrecarregar o ambiente, especialmente naqueles de tamanho reduzido. 

9. Use as paredes para o armazenamento

Toda cozinha precisa ter onde guardar coisas. Mas, as vezes, gabinetes e estantes podem poluir o ambiente. Neste caso, utilize a profundidade das paredes para criar espaço para o armazenamento. Com portas de correr, ele pode ficar escondido na maior parte do tempo.  

10. Oculte a cozinha ultracompacta

Uma solução ideal para apartamentos bem pequenos é ter uma cozinha ultracompacta que se pode ocultar atrás de portas desdobráveis. Além de se ganhar espaço, tem-se a vantagem de se poder desfrutar de uma refeição sem olhar para a bagunça que restou ao prepará-la. Para outras dicas sobre cozinhas pequenas, leia este artigo

Qual é a dica que mais vai valorizar a sua cozinha?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!