Quartos especiais para adolescentes

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Sempre que pensamos sobre o nosso passado, é imprescindível recordarmos uma das épocas mais turbulentas na vida de todo ser humano: a adolescência. Uma descarga de hormônios invade o corpo dos jovens, em torno dos doze anos de idade, e é a primeira vez que nos confrontamos com conflitos sexuais e de quebra de paradigmas desenvolvidos durante a infância. 

Queremos passar muito tempo sozinhos, trancados em nosso templo pessoal. Hoje em dia, não mais tão sozinhos: os adolescentes encontram na internet, alívio e companhia para transitar entre a infância e a vida adulta. A música também se torna uma das maiores companhias, e grandes astros acabam se transformando em amigos íntimos. Para a construção desse espaço, devemos sempre ouvir as preferências dos jovens, para que eles possam ter o máximo de conforto e aconchego nessa famosa época da vida. Cobrir o quarto com referências que venham a ajudá-los a desenvolver bons valores é um dos recursos que mais possuem importância.

Resolvemos abordar esse tema mais uma vez, e aqui neste Livro de Ideias, você irá conferir algumas dicas sobre como planejar o quarto de transição do seu filho, para que essa seja uma fase que, apesar de difícil, traga boas memórias para o resto de suas vidas.

Referências

Como falamos na introdução, cobrir o quarto com referências é fundamental, e ajuda o pequeno a expressar parte de seus sentimentos através de pôsteres, placas, quadros e cores. Esse exemplo nos mostra um quarto que capricha na hora de agrupar estímulos visuais, seja nas paredes, ou através de objetos e artigos menores. Com estilo  jovem, curioso, criativo e detalhista o escritório RAFAELA DAL’MASO ARQUITETURA+DESIGN possui uma equipe especializada em projetos arquitetônicos e de interiores residenciais e corporativos , além de atuar na área de Design Estratégico e Arquitetura de Varejo. 

No mercado há 8 anos, o escritório atua na região sudeste do país, e possui um conceito de design exclusivo, buscando sempre a proximidade com o cliente, para a elaboração de projetos com forte base conceitual.

Conectividade

Disponibilizar acesso à Internet e ao universo dos eletrônicos, restrito ou não, é algo importante dentro desses espaços. É na Internet que muitos jovens da nova geração começam a se expressar, e isso muitas vezes abre caminho para seu futuro profissional. O projeto da foto também é de autoria do escritório RAFAELA DAL’MASO ARQUITETURA+DESIGN.

Instrumentos e cores

Apartamento Alto da Lapa II: Arte  por Andréa Gonzaga
Andréa Gonzaga

Apartamento Alto da Lapa II

Andréa Gonzaga

Quartos como esse podem ser o sonho de um filho ou filha que possuem aptidões artísticas. Os instrumentos na parede estimulam os jovens a desenvolverem sua criatividade e ajuda a libertarem-se dos fantasmas dessa fase conturbada.

Space Oddity

quarto do menino: Sala de estar  por Andréa Gonzaga
Andréa Gonzaga

quarto do menino

Andréa Gonzaga

papel de parede utilizado nesse quarto poderia muito bem fazer alusão ao clássico de David Bowie, Space Oddity, artista que ajuda muitos adolescentes a entenderem seus conflitos internos. Apesar do painel, o quarto é livre de excessos, o que também pode ser interessante de ser aplicado nos templos adolescentes. ANDRÉA GONZAGA é o nome responsável pelo projeto, e também pelo quarto da foto anterior. Nome bastante citado aqui no homify devido às suas criações de bom gosto, Andréa possui escritório no bairro Moema, em São Paulo.

Interativo

Esse quarto possui elementos bastante interativos, que talvez tenham sobrevivido do projeto anterior, quando o filho ainda possuía aspirações mais infantis. A temática dos navios é elegante e pode fazer uma alusão poética às viagens de cabeça comum entre os adolescentes.

Roxo

Se o seu filho ou filha possui atitudes mais delicadas, nada melhor do que seguir isso na decoração de seu espaço pessoal. Elementos que combinam e conversam entre si trazem harmonia e unidade ao quarto. 

Se você está buscando ainda mais inspirações, confira este outro Livro de Ideias, que aborda o mesmo tema: Ideias de quartos para adolescentes!

Você lembra de como era o seu quarto quando você era adolescente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!