Especial para crianças: o estilo montessori

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Espaços que valorizam e acentuam o conforto e a autonomia da criança estão em alta. Inspirados na pedagogia Montessoriana ou Método Montessori - nome da primeira mulher médica da Itália e educadora Maria Montessori - são ambientes adequados para o desenvolvimento e o aprendizado mais criativo das crianças.  Os ensinamentos de Montessori se baseiam nas seguintes diretrizes: respeitar e incentivar a criança, dar liberdade de movimento, incentivar a independência e a tomada de decisão, proporcionar oportunidades para aprendizado, enfatizar atividades sensoriais, dentre outros.

Ou seja, o principal intuito é que o bebê ou criança possa explorar o seu cômodo da forma que quiser sem que haja supervisão de um adulto, contribuindo assim para o seu desenvolvimento intelectual. A intenção é que sozinha, em um local dedicado exclusivamente à ela, a criança possa se desenvolver de maneira espontânea, criativa e saudável.

Acessibilidade e conveniência são palavras-chave! Assim, a área deve ter um balanço entre os objetos distribuídos e o espaço vazio. Nada de aglomerações e  que tenha um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar. Por último, a segurança, acaba por ser um item de grande necessidade. Tomadas elétricas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance dos baixinhos para evitar acidentes. Portanto, esse ambiente tem que ser pensado de forma que a criança fique segura e livre ao mesmo tempo.

O quarto basicamente é composto por ausência de berço e cama (substitui por cama baixa), um espelho da altura da criança, guarda-roupa com poucas roupas e também ao alcance da criança, um cantinho da leitura, rack para guardar os brinquedos e desenvolvimento do lado cognitivo.

Criatividade solta

Quarto de crianças  por Yupih
Yupih

Litera Cottage

Yupih

O estilo Montessori é o espaço ideal para a criança interagir e usar a sua imaginação.  O quarto deve ser minimalista e funcional, com poucos móveis. Nada de berço ou estruturas rígidas!  A cama infantil deve ser bem baixinha, apenas ter um colchão no chão ou futón. Deixar a criança desenhar nas paredes, de maneira apropriada, pode proporcionar o primeiro 'Picasso' da família. A decoração em forma de arte ou brincadeira estimula o aprendizado de forma construtiva.

Útil e agradável

Quarto de crianças  por Yupih
Yupih

Berlín

Yupih

Uma parte do quarto dedicada à mamãe, além da cama estilo Montessori para a criança ou o bebê é uma ideia interessante para quem deseja compartilhar o espaço com os pequenos. Ideal para quem trabalha em casa e precisa de um cantinho apropriado para guardar livros, acoplar o laptop ou mesmo atender ao telefone – num estilo home office.   

Autossuficiência

AP MP: Quarto infantil  por Mutabile

O objetivo do quarto montessoriano é que o bebê desenvolva a sua autonomia. Principalmente para andar, brincar, num local aonde tudo esteja ao alcance da vista e das mãos das crianças. Móveis coloridos e divertidos, com várias prateleiras, gavetas e compartimentos para guardar os pertences ajudam a organizar o ambiente e ensinam responsabilidade.

Acessórios e complementos

Ambientes acolhedores com cores vibrantes e tapeçaria fofinha ou pisos apropriados para brincar, completam o clima. Brinquedos espalhados também instigam a criação e a imaginação das crianças, desde que tenham um lugar para serem guardados depois da farra. Flores ou pequenas árvores são ferramentas que estimulam o aprendizado e dão um toque natural. Abuse das almofadas, travesseiros ou pufes, afinal, nada como o conforto!

Do tamanho certo

Estilo e detalhes com toques modernos podem sim fazer parte de um quarto educativo e funcional. Nem tudo em prol da estética e nem tudo a favor da educação. Quadros, fotos da família, desenhos, adesivos de parede e objetos decorativos devem ser colocados em uma altura que possa ser apreciado pelo bebê mas devem compor o ambiente de maneira harmoniosa. Um cantinho da leitura é importante para estimular a criança desde cedo ao hábito. 

Que tal aplicar técnicas de educação e pedagogia na hora de decorar o quarto do seu filho?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!