Casas campestres por Arcadi Pla i Masmiquel Arquitecte

10 casas rústicas para provar que são os melhores refúgios

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Poucos estilos arquitetônicos tem tamanha capacidade para despertar os sentidos como as casas rústicas. Graças a certas decisões implementadas, como o uso de matéria prima local e materiais aparentes, estas casas são definitivamente perfeitas para ficarmos em contato com a natureza, seja no campo ou na cidade.

Hoje faremos um tour por 15 projetos neste estilo para provar que os melhores refúgios são feitos em estilo rústico. Veremos casas tanto por dentro quanto por fora para entender quais elementos permitem chegar a tal efeito.

Continue no homify e não perca estes inspiradores projetos de nossos arquitetos!

1. Uma casa na montanha

Esta casa é linda por sua simplicidade e perfeita combinação entre elementos naturais como pedra e madeira. Além disso, a paisagem na qual está inserida é bucólica e transmite total sensação de paz e tranquilidade. Apesar do estilo rústico, notamos soluções modernas que tornam o projeto interessante, por exemplo o bloco em madeira que se sobressai da fachada para conformar a varanda.

2. Muita madeira!

Quando optamos por tal estilo, a madeira não pode faltar. E quanto mais bruta, melhor! Os degraus desta escada são feitos com os troncos naturais, que foram apenas cortados ao meio. Mesmo que o material seja vistoso, o efeito é leve e a escada parece flutuar graças a sua estrutura discreta.

3. Cozinha que dá gosto

Esta cozinha é um ótimo exemplo do que é um espaço acolhedor. O pé direito alto e os ambientes integrados permitem total permeabilidade, tornando a área de estar convidativa e atraente. As soluções que foram adotadas aqui facilitam a sociabilidade de quem cozinha com quem exerce outra atividade pela casa, sendo assim ideal para passar tempo com amigos e familiares.

4. Fachada harmônica

Casa Simples e Confortável: Casas rústicas por RAC ARQUITETURA
RAC ARQUITETURA

Casa Simples e Confortável

RAC ARQUITETURA

Se estamos falando em refúgios e arquitetura que remete ao conforto, não podemos deixar de lado o equilíbrio. Esta casa já traz este principio desde sua fachada frontal, graças a simetria. Além disso, as cores aplicadas estabelecem harmonia e transmitem o sentimento de calmaria que buscamos.

5. Vista para o paraíso

Fachada Oeste: Casas rústicas por Cabana Arquitetos
Cabana Arquitetos

Fachada Oeste

Cabana Arquitetos

Se o seu terreno permite, valorize ao máximo a vista para a natureza. Tendo uma vista como esta, não precisamos de muito mais para nos sentirmos bem, assim a casa pode ser projetada da forma mais simples possível. Toda em madeira, desde a estrutura até o revestimento, esta casa é acolhedora e calorosa. 

6. Mobiliário confortável

Você também pode trazer o estilo rústico em uma casa moderna a partir do mobiliário. Em varandas ou terraços esta é sempre uma opção interessante, já que o conforto nas áreas de estar é prioridade. Os bancos em madeira implementam charme ao ambiente e o amplo pufe torna esta área super aconchegante.

7. Fachada em pedra

Como alternativa à madeira, a pedra pode ser utilizada para compor a fachada de sua casa. Por ser natural, o elemento tem o mesmo efeito e permite que a arquitetura fique em total harmonia com o entorno, sem agredir a paisagem. Para dar um toque mais gracioso, um azul vibrante foi usado nas esquadrias – veja como o resultado é ainda mais incrível com um céu azul!

8. Acabamento cru

Casa ReFit: Casas rústicas por Ferraro Habitat

Os acabamentos crus tornam a arquitetura mais viva e tem um efeito surpreendente no que diz respeito à sensação de aconchego. As tábuas de madeira de diferentes tipos, tonalidades e tamanhos tornaram esta fachada versátil, agregando um toque de modernidade ao estilo rústico.

9. Telhado duas águas e estrutura visível

Se você usar uma estrutura em madeira, é claro que vale a pena exibi-la, afinal de contas um material tão nobre jamais deve ser escondido. Agora caso seu projeto não seja completamente feito em madeira, pode-se combinar com alvenaria e ter um resultado igualmente maravilhoso.

10. Terraço com pergolado

O pergolado é um elemento capaz de transformar as áreas externas em espaços únicos. Isso porque a estrutura dá uma sensação de proteção e neste caso dá continuidade visual ao telhado que protege o terraço.

Gostou da ideia? Confira toldos e pergolados para aproveitar melhor o lado de fora!

Em qual destes espaços você quer se esconder? Deixe um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!