6 dicas para ter um quarto mais romântico

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Seja para apimentar a relação ou apenas criar um ambiente mais aconchegante, há pequenas mudanças que podem ser feitas no quarto para deixa-lo ainda mais romântico. Seja pela escolha dos móveis, cores ou até mesmo iluminação, há sempre um componente a mais que pode fazer a grande diferença.

Cores quentes, móveis suaves, cortinas em tecidos fluídos, tudo ajuda a compor a identidade que se precisa em quartos românticos. A iluminação também é parte importante para garantir além do romantismo, a privacidade necessária para os momentos a dois.

Nesse livro de Ideias reunimos diversos aspectos que podem ajudar a criar um clima mais romântico e aconchegante para o quarto do casal. Afinal, tornar o ambiente do quarto em um lugar de cumplicidade e aconchego pode ser decisivo para muitos casais. Com escolhas certas, é possível transformar ambientes e também proporcionar momentos mais agradáveis ao lado de quem se ama.

Cama luxuosa

A escolha da cama é um dos principais fatores para mudar o clima do quarto. Se a cama já não está tão bonita e confortável, vai ficar ainda mais difícil acontecer momentos românticos por ali. Os critérios que devem ser levados em consideração na hora da escolha da cama são o conforto, como o principal, e também a beleza, afinal, ela é o móvel mais importante de todo o quarto do casal. Há diversos modelos, para variados estilos, como podemos ver nesse artigo. A escolha deve ser feita por ambos e devem levar em consideração que dormirão por várias noites ali. Na hora de comprar o colchão, vale deitar e experimentar bastante, afinal, além dos momentos românticos, uma boa noite de sono é garantia de boa saúde.

Depois de tudo isso considerado, é bom planejar onde a cama irá ficar. Há opções com a cama em diagonal e outras maneiras. Muito mais que o romantismo, nessa hora é melhor considerar também como o casal vai circular pelo ambiente.

Dosséis e cabriolés

Usados desde a antiguidade em quartos de princesas e rainhas, os dosséis estão presentes ainda hoje na decoração. Em madeira ou ferro, as estruturas que se prolongam da cama ao teto ganharam releituras modernas e podem se adequar a diversos ambientes, criando um clima bem romântico. Na hora da escolha dos tecidos para enfeitar o dossel, prefira sempre os fluídos, bem leves e cores que combinem com o propósito do quarto. Pensados de uma maneira a alongar o pé direito do quarto do casal, os dosséis devem ser bem projetados se o quarto onde deve ser instalado for muito pequeno ou apertado, pois pode criar uma atmosfera pesada ao ambiente.

Levando isso em consideração, o dossel em parceria com os cabriolés, que são criados mudos antigos, de estilo clássico, formam a dupla perfeita para um quarto romântico e ao mesmo sofisticado.

Bonita penteadeira

Um dos móveis mais versáteis já inventados, a penteadeira fica bem em qualquer estilo de quarto. Surgida no século XV, ela pode se adequar em qualquer tamanho de quarto, basta saber escolher. A penteadeira é sugerida para o quarto romântico para criar um cantinho especial para a mulher, que gosta de se arrumar e cuidar da beleza para ficar ainda mais atraente para o companheiro. O móvel em si pode ser daqueles bem antigos, herdados pela família, ou até mesmo adaptado. Há diversos projetos de quartos que utilizam a penteadeira e deixam o ambiente com um charme a mais.

A meia luz, a dois

A história de que a meia luz os detalhes se revelam, pode ser bem verdade. Em um ambiente sem luz direta, é criada uma atmosfera de conforto e aconchego, beneficiando os momentos a dois. Há diversos artifícios para criar essa luz indireta, como cortinas leve, que deixem a luz entrar mas não permitam que nada do ambiente fique exposto, afinal, privacidade é fundamental. O uso de abajures e lustres que permitam controlar a incidência de luz também são opções. O grande segredo é fazer com que os dois se sintam confortáveis e seguros dentro do quarto do casal. Para escolher os tecidos das cortinas, vale lembrar que, novamente, os tecidos fluídos são as melhores opções. Os tons devem combinar com o restante da proposta do ambiente. 

Cores que apaixonam

As cores quentes aquecem o ambiente e propiciam os momentos a dois. Não é de hoje que as cores quentes estão presentes em projetos para quartos de casais. As opções são diversas, como tons de rosa, vermelho e laranja e os tons terrosos são os mais indicados para um quarto que tem como objetivo ser um ninho de amor. Mas também não é bom exagerar. Cores quentes em demasia no ambiente também podem estressar o casal, gerando até brigas ou discussões. Segundo especialistas, as cores influenciam e muito no humor das pessoas, por isso é sempre bom tomar certos cuidados. A dica para usar cores quentes no quarto do casal deve obedecer algumas regras, como investir também em cores claras, e reservar para as cores quentes os detalhes, como molduras, pequenas estampas nas cortinas ou nas paredes, almofadas ou até pequenos objetos. Se a intenção não é trocar as cores das paredes, pode-se utilizar cores quentes nas roupas de cama, por exemplo. Equilibrando a escolha das cores para o quarto, as chances de passar mais tempo ali curtindo o parceiro aumentam ainda mais.

​Móveis suaves

Para arrematar com elegância a decoração do quarto romântico, é bom optar por móveis que ajudem a compor o estilo. Com linhas suaves, pendendo ao estilo minimalista, o mobiliário ajuda a conferir ao quarto mais aconchego e conforto. Na ideia de Gabriela Herde Arquitetura & Design, o quarto do casal ganhou flores e criados mudos com puxadores decorados. Tudo para combinar ainda mais com a atmosfera romântica que se espera no quarto de casal.

Porta-retratos ou grandes quadros com fotografias de momentos especiais do casal também podem auxiliar na decoração. Deixe as fotos de família para a sala e priorize a história dos pombinhos, com muitas fotos de diferentes épocas da relação ou uma foto única e majestosa, como a do dia do casamento ou alguma que simbolize a união e a felicidade dos dois.

Gostou das dicas para deixar seu quarto mais romântico? Mande-nos sua sugestão. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!