6 ideias para guardar organizar o quarto!

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Há diversos artifícios que podem ser usados para deixar tudo bem guardadinho dentro do espaço do quarto. Se sua intenção é diminuir a bagunça e deixar tudo organizado, saiba que há diversas opções de espaços que podem ser utilizados como aliados na hora de esconder tudo de vista.

Geralmente, é no quarto que tendemos a acumular a maioria das coisas do uso pessoal. Com casas e apartamentos cada vez menores, a solução é tentar evitar ao máximo guardar objetos que não tenham uso diário e caso eles sejam muito necessários, que sejam guardados bem longe do alcance dos olhos, mas não das mãos.

Seja em refúgios estratégicos desenhados para ocuparem a parte de baixo da cama, gavetas ou prateleiras, há soluções criativas para armazenagem que transformam qualquer quarto em um charmoso e arrumadíssimo refúgio.

Para começar a transformação do caos em mais perfeita ordem, é aconselhável que se faça uma separação de objetos. Jogar coisas que não tem mais utilidade ou roupas que não usam mais não faz mal a ninguém, pelo contrário, se hoje a tendência é o estilo minimalista, comece já a seguir seu lema: menos é mais!

Depois de separar tudo, doar algumas coisas, é hora de enxergar as possibilidades do seu quarto. Nada de ficar preso na ideia de que seu quarto não é espaçoso o suficiente. É possível operar grandes mudanças em espaços minúsculos.

Tire todas as medidas necessárias tanto dos móveis já existentes, bem como das paredes, janela e portas (caso exista mais de uma). Com todas essas informações em mãos é possível saber se há alguma maneira de mudar a disposição dos móveis para que o quarto ganhe mais espaço.

É possível também substituir móveis que não sejam tão funcionais por aqueles que ofereçam espaço para guardar tudo o que você precisa. Abaixo, listamos algumas opções que podem te ajudar a guardar tudo e mais um pouco no seu quarto.

Prateleiras multiuso

As prateleiras podem ser muito versáteis. Além de servirem para guardar objetos, organizar o ambiente, elas também podem fazer as vezes de objetos de decoração. Muitas se integram ao ambiente de maneira tão agradável e bonita que chegam a se tornar o destaque do ambiente. O que acontece no caso desse quarto, que privilegiou as prateleiras, e elas se tornaram o ponto principal da decoração do ambiente. Com a cor preta, que contrasta com o ambiente, que é todo em madeira. Com fotos, livros, e algumas ilustrações a mostra, a estante recebeu até iluminação especial, para ficar ainda mais destaque.

Embaixo da cama

Nem pensar que essa ideia de jogar tudo embaixo da cama é uma solução para esconder a bagunça. Fica muito feio e a dificuldade de encontrar alguma coisa por lá desanima qualquer um. Nesse projeto, apesar de o quarto já ser feito de maneira planejada, e tendo total aproveitamento de espaço, é possível ver que a ideia de se colocar gavetas independentes embaixo do espaço da cama resolveu com excelência o problema do espaço para guardar coisas no quarto.  A ideias também pode ser utilizada em quartos que não tenham esse degrau, e o único seja espaço realmente aquele embaixo da cama. Basta selecionar caixas fechadas e fáceis de manusear e colocar os objetos. Não as deixe muito pesadas, afinal, você terá que movê-las dali. Outro fator para levar em conta é que elas podem ser de plástico ou de material transparente para facilitar a visualização dos objetos que você procura em seu interior.

Roupeiros ou closets

Variando de acordo com o tamanho do quarto é possível optar por closets ou roupeiros. Nessa opção, o guarda-roupas se transformou em um closet, abrindo mão das portas, que ocupavam espaço na hora de abrir. Com mais possibilidades de locais para guardar as roupas e outros objetos, tudo ficou bem escondidinho. Nesse projeto desenvolvido pelo escritório paulistano AonzeArquitetura, os cantinhos ganharam prateleiras que acompanham o desenho da parede, dando assim mais fluidez ao projeto e fazendo com que o quarto tenha melhor aproveitamento dos espaços. As gavetas com chaves substituem as portas, dando mais segurança aos objetos como documentos ou joias, que exigem maior cuidado e atenção. As cores claras dão a sensação de amplitude ao ambiente.

Gavetas que salvam

Sejam em quartos de crianças ou de adultos, as gavetas são ótimas aliadas quando o assunto é organização. Cômodas ou gaveteiros podem armazenar objetos, roupas ou qualquer outra coisa que o dono do quarto quiser. De diversos tamanhos e modelos, é possível até encomendar uma sob medida para a sua necessidade e o tamanho do seu quarto. Tendo mais gavetas, é mais fácil manter o ambiente limpo e organizado por mais tempo. Só é preciso tomar cuidado para que a bagunça não mude de endereço e passe a habitar o gaveteiro. Manter a ordem também nos novos espaços para a arrumação é essencial.

Elegantes e funcionais

Sala de estar  por homify
homify

Puff Gioconda

homify

Os pufes também podem ser locais onde muita coisa pode ser escondida. Com móveis que escondem pequenas cavidades em seu interior, eles não servem apenas para sentar ou para decorar. Alguns até são bastante profundos, com interiores que permitem até que sejam guardados sapatos ou outros objetos maiores. Nos modelos menores, podem ser servir até de porta joias ou maquiagem. Basta tomar muito cuidado para o móvel não virar! Por não ocuparem muito espaço e serem tão funcionais, os pufes têm lugar garantido nos quartos que não tem muito espaço para armazenar muitas coisas.

Tudo organizado

Se você vai decorar o seu quarto inteirinho novamente, é bom pensar em ideias funcionais para o armazenamento. Móveis planejados, com diversas gavetas e armários são uma opção para a solução para a falta de espaço no ambiente. Caso sua casa ou apartamento permita algo parecido com o projeto, vale lembrar que a circular de ar não pode ser obstruída. Fique atento aos detalhes e dicas mencionadas no início desse artigo para que nada saia fora do planejamento. Espaço e organização são ótimos e tudo mundo gosta, mas não custa prestar atenção ao desenho de seu imóvel. Com um quarto parecido com esse ao lado, nada vai ficar fora de lugar na casa nova. É espaço e bom gosto para dar e vender!

Gostou das sugestões sobre como guardar tudo o que você precisa no seu quarto? Conte para nós se você adotou alguma dica. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!