Ideias para iluminar a sala de estar

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

O projeto luminotécnico da casa deve ser planejado de acordo com o tamanho do ambiente, com seu uso e os hábitos e rotinas dos moradores. Se sua intenção é reformular a iluminação de sua sala de estar, saiba que existem diversas opções que podem ficar muito bem em qualquer tamanho de espaço ou ambiente.

Basta conhecer algumas das principais soluções usadas nesses espaços para que sua sala fique com cara nova e ganhe mais charme.

Como a sala de estar muitas vezes desempenha múltiplos papéis na casa, como um espaço multiuso, porque serve como área de convívio familiar, sala de TV e local para recepcionar visitas e até sala de jantar, o ideal é desenvolver o projeto de modo a criar conforto para todos esses usos. Para isso, o uso de diferentes lâmpadas e artifícios devem ser considerados durante a composição do plano luminotécnico do ambiente. Colocar interruptores em locais estratégicos, fachos de luz e reguladores de intensidade devem fazer parte também das opções.

As cores das lâmpadas para todos esses “ambientes” que podem ser criados entre a sala de estar e de jantar também são mandatórias na decisão. Segundo especialistas apontam, as melhores escolhas para locais de relaxamento, por exemplo, são as lâmpadas amareladas, enquanto espaços de trabalho precisam de luz neutra ou azulada. Se a intenção é servir pratos e receber pessoas a luz deve iluminar o ambiente de um modo homogêneo e deve ser bastante clara. Não deixando que sombras atrapalhem tais atividades.

Usando a luz natural

Em alguns projetos arquitetônicos, as plantas são desenhadas de modo a privilegiar a entrada de luz natural. Quando isso acontece, a iluminação desse ambiente se torna uma atração a mais na casa. Se esse é o caso de sua casa, abuse desse fator e opte por lâmpadas que clareiem o ambiente e que serão usadas somente a noite. A dica é ter reguladores de intensidade nas lâmpadas para que a sala nunca fique na penumbra, aos menos que esse seja o seu desejo. Móveis claros e cortinas leves são boas pedidas também para ambientes como esse, intensificando ainda mais a claridade natural.

Tipos de lâmpadas

Salas de estar campestres por Parrado Arquitectura
Parrado Arquitectura

espacio integrado

Parrado Arquitectura

A escolha da lâmpada mais adequada para cada uso e ambiente influencia diretamente no conforto visual. Não parece que há lâmpadas que descansam mais os olhos e outras que os irritam com facilidade? Isso é o conforto visual. Atualmente, há quatro tipos de lâmpadas no mercado brasileiro em comercialização, as incandescentes comuns, que não tardam a deixar de serem vendidas, as halógenas, fluorescentes e de LED, que aparecem como a nova aposta para driblar o alto valor das contas de luz.
Todas as lâmpadas possuem propriedades diferentes e, consequentemente se adaptam melhor a certos tipos de ambientes. Antes de escolher qual lâmpada será usada, é bom consultar os prós e contras de cada uma delas, pois não é só a economia energética que conta nesse momento para a decisão.

Abajures

Queridos e democráticos, os abajures vão bem em qualquer ambiente! Usados para criar um ponto de luz bem definido e estratégico no espaço, eles podem ser uma alternativa às lâmpadas claras demais ou fortes demais. Usados para criar iluminação indireta, deixam o ambiente mais confortável e aconchegante. A sensação criada ainda permitem que a luz crie o jogo de luz e sombras tão necessários na sala de estar. Com diversos formatos, cores e materiais é possível escolher uma peça que combine com o estilo de sua sala. Podendo ser usado em qualquer local da sala, eles ficam melhores ainda se escolhidos para serem um objeto a mais para somar à decoração do ambiente.

Lâmpadas no assoalho

As lâmpadas no assoalho se apropriam do princípio de criar mais um ponto de luz no ambiente. Quando acessas apenas elas, deixam uma atmosfera aconchegante e sedutora no ambiente. Desenvolvidas de maneira a ocupar pontos específicos no piso, as luminárias de assoalho além de elegantes e sofisticados, podem se adequar a qualquer ambiente. Nesse projeto, elas privilegiam o pé direito alto e causam um lindo efeito nas janelas inteiriças. O contraste com o vidro deixa o ambiente com ares mais dinâmicos, privilegiando ainda mais as linhas e formas. Ideal para espaços mais amplos, as luzes de assoalho são bonitas e podem abrigar as econômicas luzes de LED.

Jogo de luz e sombra

Iluminação destaca projeto moderno de flat na capital paulista: Salas de estar modernas por Guido Iluminação e Design
Guido Iluminação e Design

Iluminação destaca projeto moderno de flat na capital paulista

Guido Iluminação e Design

Nesse projeto do escritório Guido Iluminação e Design, de Santos, no litoral de São Paulo, a ideia foi brincar com o jogo de luz e sombra criado no ambiente. As pequenas luminárias iluminam os locais da sala onde as sombras se fazem presentes. Casando perfeitamente com o restante da iluminação escolhida para o ambiente, as luzes na parede se tornam pontos de luz e de destaque na bonita sala. Com um projeto ousado, é possível criar uma atmosfera intimista e moderna em pequenos espaços. Ao mesmo tempo que serve de decoração, as luzes equilibram o ambiente, deixando a iluminação fluida e leve.

Luzes de leitura

Charmosos, os cantinhos para leitura ganham ainda destaque se harmonizados com o restante do ambiente. Com um bonito abajur ou lanterna flexível é possível criar a luminosidade correta para a leitura. Como o conselho dos especialistas é que espaços de trabalho precisam de luz neutra ou azulada, nada mais natural que utilizar uma dessas opções na escolha da lâmpada para o abajur. Optando também por móveis que façam com que o cantinho de leitura se torne ainda mais atrativo, é possível que ele se torne um dos locais mais disputados da casa.

Além dessas dicas, se você precisar de um planejamento ainda mais detalhados, é possível encontrar uma gama de profissionais que desenvolvem apenas o projeto luminotécnico. O escritório citado nesse artigo é apenas uma das opções de serviços profissionais que podem ser encontrados. Basta pesquisar e se informar sobre valores e prazos. Com o trabalho específico, é possível deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante.

Gostou das sugestões e das dicas? Conte-nos como ficou a sua sala! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!